Comportamento de Comerciais

Catalino

New member
Caros,

tenho um Ford Fiesta 1.4 TDCi comercial. Em autoestrada, o carro é muito sensível aos ventos. Sente-se mesmo o vento a puxar o carro para o lado, o que cria uma certa instabilidade. Ora, como sempre ouvi e ouço falar bem dos Fiesta neste aspecto (nos carros de 5 lugares), eu pergunto, será que isso acontece por o meu ser comercial?

Abraço

O facto de ser comercial em nada influencia o comportamento do carro. Só porque não tem o banco traseiro já muda o comportamento?

O facto de ser comercial em nada influencia o comportamento do carro. Só porque não tem o banco traseiro já muda o comportamento?
Pela minha experiência até acho a carrinha mais segura, eu tinha um corsa 1.2 (1150kg) e agora tenho uma corsa van 1.7 CDTI.(1200kg).

Pela minha experiência até acho a carrinha mais segura, eu tinha um corsa 1.2 (1150kg) e agora tenho uma corsa van 1.7 CDTI.(1200kg).
Acho que estamos a falar de coisas distintas, ou seja, comparar coisas que não são comparaveis. O motor diesel 1.7 é bem mais pesado que o 1.2 a gasolina... e já agora, que carrinha é essa? Desconhecia carrinhas corsa.

Não partilho dessa opinião. Não sou adepto dessa terminologia das "carrinhas". Os derivados do turismo são carros iguais aos de 5 lugares à excepção da respectiva transformação interior... por isso, no que me diz respeito, serão sempre carros...

A diferença de peso não é muita, mas penso que por ter menos peso atrás, o comportamento deve ser algo diferente.

A diferença entre uma carrinha e um carro é cerca de 35 kg.

Depende do comercial.

O Astra 5 portas do meu pai pesava 1210 Kg, o meu Astra Sport Van pesa 1320 Kg.

O facto de por vezes vir mais equipado que a versão base equivalente, toda a estrutura da divisória, o facto de trazer na mesma todos os paineis interiores, etc. pode mesmo aumentar o peso.

É mais pesado o conjunto todo da divisória que apenas os bancos.

Nota-se menor peso é naqueles cuja mala é totalmente ampla, sem paineis, sem nada.

Quanto ao comportamento, e conhecendo bem o meu, e o que o meu pai tinha, o meu é bem superior! O facto de ser o Sport e ter jante 16 colmata qualquer dúvida nesse campo.

Mesmo que o peso seja menor, não acredito que faça diferença significativa, senão punha-mos 2 ou 3 pessoas atrás, e o carro já tinha um comportamento totalmente diferente.

Last edited:
Ford Focus Hatchback 5 lugares: 1258kg a 1349kg
Ford Focus 2 lugares: 1323kg

(valores para focus 2001-2004)

o comportamento é o mesmo pois o peso é praticamente igual apenas diferindo basicamente pelo equipamento que poderá ter (ou não).

Last edited:
E diz-se muito bem, pois são viaturas de transporte de mercadorias.

Então os carros comerciais são mais pesados que os equivalentes de 5 lugares? [:)]
O único problema é que estais a comparar comerciais com motor diesel com os equivalentes de 5 lugares (mas) a gasolina de entrada de gama (lógicamente mais leves).

As diferenças de pesos não são muitas mas existem e os comerciais são sempre mais leves do que as versões equivalentes de turismo.

O problema geralmente não está nos 30 ou 50kg que os comerciais têm a menos, mas sim na distribuição de peso, uma vez que a maioria dos modelos já são desequilibrados por ter mais peso à frente do que atrás e na versão comercial esse desequilíbrio ainda se agrava mais.

Outro factor é a afinação das suspensões, uma vez que a suspensão do eixo traseiro é geralmente alterada de forma a estes carros poderem transportar carga mais pesada.

Mas são diferenças marginais e penso que não justificam grandes alterações dinâmicas, a não ser mesmo para os "pilotos" que gostam de levar os carros aos limites. [:D]

Last edited:
Outro factor é a taragem das suspenções que geralmente é alterada no eixo traseiro de forma a estes carros poderem transportar carga mais pesada.

[:D]

Os derivados do turismo não levam alterações mecânicas nem estruturais. A capacidade de carga (em peso) é a mesma dos de 5 lugares. A única diferença é a transformação interior do veículo.

E diz-se muito bem, pois são viaturas de transporte de mercadorias.

Então os carros comerciais são mais pesados que os equivalentes de 5 lugares? [:)]
O único problema é que estais a comparar comerciais com motor diesel com os equivalentes de 5 lugares (mas) a gasolina de entrada de gama (lógicamente mais leves).

As diferenças de pesos não são muitas mas existem e os comerciais são sempre mais leves do que as versões equivalentes de turismo.

O problema geralmente não está nos 30 ou 50kg que os comerciais têm a menos, mas sim na distribuição de peso, uma vez que a maioria dos modelos já são desequilibrados por ter mais peso à frente do que atrás e na versão comercial esse desequilíbrio ainda se agrava mais.

Outro factor é a afinação das suspensões, uma vez que a suspensão do eixo traseiro é geralmente alterada de forma a estes carros poderem transportar carga mais pesada.

Mas são diferenças marginais e penso que não justificam grandes alterações dinâmicas, a não ser mesmo para os "pilotos" que gostam de levar os carros aos limites. [:D]

Isto não é verdade.

O meu pai tinha um Astra Club 1.7, com alguns extras e o peso do carro era 1210 Kg.

Eu tenho um Astra Sport Van 1.7, e o peso do carro é 1320 Kg.

Porquê mais pesado?

Simples, na parte de trás tem tudo o que tem o outro, menos os bancos e os cintos, e em vez dos bancos (que são leves), tem uma divisória em que metade é ferro bem grosso e é pesadíssima, a parte de cima é uma estrutura de ferro e acrílico, e depois tem vários apoios para trás. (Isto para além do superior equipamento.)

Se calhar só a parte de ferro maciço já pesa mais que os "bocados de esponja".

Agora se falarmos em comerciais de baixo segmento, em que no compartimento de carga não existe nada, e a própria divisória é chapa fina, ou fibra, aí concordo contigo.

Só que os comerciais não são todos iguais.

A suspensão traseira é alterada em alguns. Do que sei, no caso do Astra, seja o G ou o H (são os que eu sei como funciona), a afinação é igual à dos outros – o Van tem a afinação do Club, o Sport Van tem a afinação do Sport. São alterados cá e a alteração é apenas a desmontagem dos bancos e montagem da divisória.

Uma coisa é um comercial só com chapa dentro, outra coisa é assim:

01mw0.jpg

Isto é o material que leva em vez dos bancos:

02zo2.jpg

Isto é o interior apenas sem os bancos...

04hj9.jpg

Será assim tão absurdo ser mais pesado que um Astra Club de 5 lugares?

Quanto a carro ou carrinha, a mim tanto me faz, sou do norte, e para mim isto é uma carrinha:

opel-astra-van-bianco-front.jpg

Isto é um carro:

00un0.jpg

Assim como isto é uma carrinha:

t21117118390-autobazar.jpg

E isto um carro:

2226-astra2004-8.jpg

[;)]

Last edited:
O exemplo de uma carrinha derivar para uma carrinha está bem... Em relação a alguns comerciais, o caso dessa geração astra é um exemplo de que alguns contrutores até dedicam uma versão destinada a esse uso ( não tem vidros laterias traseiros nem portas). No entanto acho que hoje em dia não me lembro de derivados do turismo com alterações de suspensão ou seja o que for aquando da transformação em comercial.
Talvez haja quem olhe para um comercial como uma pedra no sapato, por mim é uma boa forma de comprar um carro de um segmento médio por um preço inferior, se não houver necessidade dos 5 lugares(95% do tempo ando sozinho) e beneficiando de um amplo espaço de carga. No meu caso é carro de trabalho pois como sabem, os de 5 lugares não apresentam tantas vantagens fiscais.

Last edited:
Chama-se carro comercial a uma van particular!? Não é de comércio.
“Van” traduzido para português é “carrinha”
Acho a minha actual van mais segura que o meu antigo de 5 lugares.
Pela lógica o material usado no espaço de carga de uma van deveria ser mais pesado que o material do de 5 lugares.

Isto não é verdade.

O meu pai tinha um Astra Club 1.7, com alguns extras e o peso do carro era 1210 Kg.

Eu tenho um Astra Sport Van 1.7, e o peso do carro é 1320 Kg.

Porquê mais pesado?

Simples, na parte de trás tem tudo o que tem o outro, menos os bancos e os cintos, e em vez dos bancos (que são leves), tem uma divisória em que metade é ferro bem grosso e é pesadíssima, a parte de cima é uma estrutura de ferro e acrílico, e depois tem vários apoios para trás. (Isto para além do superior equipamento.)

Se calhar só a parte de ferro maciço já pesa mais que os "bocados de esponja".

Agora se falarmos em comerciais de baixo segmento, em que no compartimento de carga não existe nada, e a própria divisória é chapa fina, ou fibra, aí concordo contigo.

Só que os comerciais não são todos iguais.

A suspensão traseira é alterada em alguns. Do que sei, no caso do Astra, seja o G ou o H (são os que eu sei como funciona), a afinação é igual à dos outros – o Van tem a afinação do Club, o Sport Van tem a afinação do Sport. São alterados cá e a alteração é apenas a desmontagem dos bancos e montagem da divisória.

Uma coisa é um comercial só com chapa dentro, outra coisa é assim:

Isto é o material que leva em vez dos bancos:

Isto é o interior apenas sem os bancos...

Será assim tão absurdo ser mais pesado que um Astra Club de 5 lugares?

Quanto a carro ou carrinha, a mim tanto me faz, sou do norte, e para mim isto é uma carrinha:

Isto é um carro:

Assim como isto é uma carrinha:

E isto um carro:

[;)]
Esse Astra é muito porreiro, já experimentei uma carrinha de 5 lugares 1.4 nunca pensei que andasse tanto, foi muito dinâmica.[;)]

Eu tenho um .xtrend e não sinto nada disso em A.E. pelo contrario é muito seguro!!!!se calhar é dos pneus.suspencão....não sei!!!:confused:

Back