Comportamento de Comerciais

um carro é um carro e uma carrinha é uma carrinha !! :)

lá por que um carro é comercial não passa a carrinha, então se a carroçaria e chassi são iguais, porque haveria de mudar de nome!?!?

Mas também noto que por vezes se referem a carros comerciais como carrinhas...não sei é porque

um carro é um carro e uma carrinha é uma carrinha !! :)

lá por que um carro é comercial não passa a carrinha, então se a carroçaria e chassi são iguais, porque haveria de mudar de nome!?!?

Mas também noto que por vezes se referem a carros comerciais como carrinhas...não sei é porque

Parece-me que o amigo BMCV já tinha respondido a isso! :confused:

BMVC said:
“Van” traduzido para português é “carrinha”

Os comerciais ligeiros são apelidados pelas marcas de "van", logo são carrinhas.
A mim não me causa confusão nenhuma, mas quem não estiver satisfeito com a designação "carrinha", não deveria tentar corrigir quem está certo, mas sim reclamar às marcas para alterar a designação destas viaturas comerciais de mercadorias derivadas de turismo.

Aproveitem também para críticar a designação "sport" antes do "van" que agora virou moda, pois parece-me uma designação muito mais enganadora do que a tão criticada "van" (carrinha), já que os comerciais de desportivos não têm absolutamente nada.
Mas enfim ... se as marcas acham que chamar "sport van" (carrinha desportiva):sh) ajuda a vender ... então siga.

Só fico com uma curiosidade! Se na cabeça das marcas generalistas, um simples comercial já passou a "desportivo", um Porche ou um Ferrari são o quê? [8b]

Last edited:
Se eu tenho um Astra Van, que deriva do modelo Astra Sport 1.7 DTI, tem o equipamento e as características do Astra Sport 1.7 DTI, porque carga de água é que a marca não lhe pode chamar Sport Van?

O carro chega cá como um Astra Sport, é cá alterado!

Havia também o Astra Van que derivava do Confort de 3 portas no estrangeiro, e esse nem logótipos tinha nos frisos, era mesmo o Van.

O Sport basicamente designa a versão.

No tempo do Astra F tinhas o Astra Van, Astra GL Van e Astra Sport Van. Isto à mais de 10 anos atrás!

O Van, não tinha nada, tinha volante e rodas, o GL já tinha airbag, uns bancos melhores, rádio, vidros eléctricos, antena eléctrica, e mais umas coisitas, o Sport eram os bancos desportivos, volante em pele, rádio de cassetes mas o topo de gama, espelhos eléctricos e aquecidos, etc.

Não entendo porque embirram tanto com os "Sport Van"... será que vos faz assim tanta confusão comprar um comercial com mais equipamento e melhores características que muitos de 5 lugares?

[;)]

Parece-me que o amigo BMCV já tinha respondido a isso! :confused:

Os comerciais ligeiros são apelidados pelas marcas de "van", logo são carrinhas.
A mim não me causa confusão nenhuma, mas quem não estiver satisfeito com a designação "carrinha", não deveria tentar corrigir quem está certo, mas sim reclamar às marcas para alterar a designação destas viaturas comerciais de mercadorias derivadas de turismo.

Aproveitem também para críticar a designação "sport" antes do "van" que agora virou moda, pois parece-me uma designação muito mais enganadora do que a tão criticada "van" (carrinha), já que os comerciais de desportivos não têm absolutamente nada.
Mas enfim ... se as marcas acham que chamar "sport van" (carrinha desportiva):sh) ajuda a vender ... então siga.

Só fico com uma curiosidade! Se na cabeça das marcas generalistas, um simples comercial já passou a "desportivo", um Porche ou um Ferrari são o quê? [8b]

Devem chamar sport pelo facto de só terem 2 lugares... e normalmente derivam de versões mais desportivas... como astra gtc ou focus sport... e como sabemos, os melhores desportivos só têm 2 lugares. Pode ser um argumento de vendas junto de um determinado cliente-alvo. A designação "van" aparece para facilitar, pois a palavra aplica-se para outro tipo de veículos. Todos sabemos que comerciais derivados do turismo só em portugal...
Acho que ninguém tenta comparar-se a essas marcas ou filosofia de produto... ( Ferrari, etc)

Devem chamar sport pelo facto de só terem 2 lugares... e normalmente derivam de versões mais desportivas... como astra gtc ou focus sport... e como sabemos, os melhores desportivos só têm 2 lugares. Pode ser um argumento de vendas junto de um determinado cliente-alvo. A designação "van" aparece para facilitar, pois a palavra aplica-se para outro tipo de veículos. Todos sabemos que comerciais derivados do turismo só em portugal...
Acho que ninguém tenta comparar-se a essas marcas ou filosofia de produto... ( Ferrari, etc)
Não tem nada a ver![:)] [:)] [:D] [:D] [:)] [:)]

Se eu tenho um Astra Van, que deriva do modelo Astra Sport 1.7 DTI, tem o equipamento e as características do Astra Sport 1.7 DTI, porque carga de água é que a marca não lhe pode chamar Sport Van?

O carro chega cá como um Astra Sport, é cá alterado!

Havia também o Astra Van que derivava do Confort de 3 portas no estrangeiro, e esse nem logótipos tinha nos frisos, era mesmo o Van.

O Sport basicamente designa a versão.

No tempo do Astra F tinhas o Astra Van, Astra GL Van e Astra Sport Van. Isto à mais de 10 anos atrás!

O Van, não tinha nada, tinha volante e rodas, o GL já tinha airbag, uns bancos melhores, rádio, vidros eléctricos, antena eléctrica, e mais umas coisitas, o Sport eram os bancos desportivos, volante em pele, rádio de cassetes mas o topo de gama, espelhos eléctricos e aquecidos, etc.

Não entendo porque embirram tanto com os "Sport Van"... será que vos faz assim tanta confusão comprar um comercial com mais equipamento e melhores características que muitos de 5 lugares?

[;)]

Pelo menos eu não embirro!
Quem está a embirrar com as carrinhas comerciais não sou eu!
Eu apenas disse que em vez de embirrarem com a palavra "carrinha" (van), mais valia embirrar com a palavra "sport", mas se me dizes que o sport não quer dizer que o carro seja sport, mas sim do nome dado ao nível de equipamento, julgo que tem de se aceitar.

Têm 2 lugares para terem um grande espaço de carga e não para serem desportivos!
E desde quando o Astra gtc ou o Focus sport são desportivos?
O desportivo da gama Astra é o "Opel Astra OPC" e o da gama Focus é o "Ford Focus ST" e não conheço nenhum comercial que derive desses.

Acho a explicação do Tubular Bells muito mais aceitável ao dizer que o "sport" não passa do nome dado a um nível de equipamento (que por sinal nem é o nível de equipamento mais completo nem na Ford nem na Opel).

por vezes os comerciais, por o serem, trazem suspensões diferentes, de forma a suportar a carga que possa transportar...

Limitei-me a fazer suposições... não sou quem traça as políticas dos produtos das várias marcas... No entanto quando referi que os comerciais poderiam ter como base versões mais desportivas queria fazer menção ao tipo de carroçaria (normalmente 3 portas) e com um tipo de equipamento e acabamentos baseados em versões denominadas como "sport". Nunca quis dizer que um comercial derivado do turismo é um desportivo, limitei-me a tentar encontrar uma explicação para aquilo que aqui foi perguntado... 2 lugares como num desportivo(sport)... se é que me faço entender... Alguma dúvida sobre o que escrevi, estou à vossa disposição... Não se limitem a criticar.

Rui Silva, tens toda a razão.
Peço desculpa pela confusão.

Cumprimentos

Estamos aqui para trocar ideias, como tal tenho todo o gosto em tentar explicar o melhor possível o que vou escrevendo (se for caso disso).
Cumprimentos.

No meu Ibiza comercial também me acontece isso..especialmente em dias de muito vento na VDG..

Se n te importares de arejar um bocado..faz como eu..abre os 2 vidros.vais ver que o carro treme menos pois o ar passa pela janelas!

Ford Focus Hatchback 5 lugares: 1258kg a 1349kg
Ford Focus 2 lugares: 1323kg

(valores para focus 2001-2004)

o comportamento é o mesmo pois o peso é praticamente igual apenas diferindo basicamente pelo equipamento que poderá ter (ou não).
nup!:)

o comportamento e diferente. e que, apesar da diferenca de peso ser pequena, a diferenca na distribuicao de peso chega a ser grande
ja para nao falar que alguns comerciais veem com afinacao de suspensao diferente dos 5 lugares
ou ainda a qualidade dos pneus montados.

qualquer carro deste genero e sensivel aos ventos laterais. se ainda lhe tiras peso atras, fica ainda mais sensivel! e natural. ha que conduzir de forma a "contrabalancar" isso.

o comportamento e diferente. e que, apesar da diferenca de peso ser pequena, a diferenca na distribuicao de peso chega a ser grande
ja para nao falar que alguns comerciais veem com afinacao de suspensao diferente dos 5 lugares

qualquer carro deste genero e sensivel aos ventos laterais. se ainda lhe tiras peso atras, fica ainda mais sensivel! e natural. ha que conduzir de forma a "contrabalancar" isso.

Respeito a opinião, mas não concordo. E não acho que a distribuição de peso seja assim tão influente pois não estamos a falar de diferenças grandes. Nunca perguntei qual o peso da estrutura traseira e divisória vs peso do banco traseiro mas não creio que o peso do mesmo mude o comportamento do carro. Estamos a falar de um item leve em cima do eixo traseiro... De qualquer forma já tive contacto próximo com ford focus com a mesma carrocaria e motorização (5 lugares) e não notei diferença absolutamente nenhuma. Em relação às taragens de suspenões, por serem derivados do turismo, não são alterados. A capacidade de carga (peso) é excactamente a mesma do de 5 lugares, como tal não se altera nada. Se falarmos em comerciais feitos e pensados para o efeito (kangoo, transit, etc) aí sim, todo o veículo é orientado para outro tipo de capacidade.

Altamente relativo!

90% dos casos os carros comerciais é retirar os bancos e os cintos, e colocar a divisória e os apetrechos paras colocar a chapeleira gigante.

Raramente ou nunca (eu pessoalmente acho que é mito) se alteram as suspensões traseiras!

E por regra geral, os carros comerciais são até mais pesados que os carros equivalentes de 5!

Agora, que pode haver uma pequena redistribuição de pesos ainda aceito, pois a divisória, (pelo menos a minha) não é nada leve mesmo!

Altamente relativo!

90% dos casos os carros comerciais é retirar os bancos e os cintos, e colocar a divisória e os apetrechos paras colocar a chapeleira gigante.

Raramente ou nunca (eu pessoalmente acho que é mito) se alteram as suspensões traseiras!

E por regra geral, os carros comerciais são até mais pesados que os carros equivalentes de 5!

Agora, que pode haver uma pequena redistribuição de pesos ainda aceito, pois a divisória, (pelo menos a minha) não é nada leve mesmo!
Acredito que alguns comerciais possam ter afinações diferentes nas suspensões, pois são feitos para usar carga. As versão Sport dos comerciais (tão na moda actualmente), não devem ter nenhuma alyeração.

As divisórias, são pesadas, sim, mas estão colocadas atrás dos bancos da frente e não no locla dos bancos traseiros, logo a redestribuição do peso foi alterada. Muito ou pouco, foi alterada...

Seria interessante ver a sua resposta...
Porque chamar sport van!?
A minha mãezinha já ma explicou isso com acções, quando vai comprar pão e pega no carro dela (Mercedes C220), veste um fato clássico pinta a cara toda arranja o cabelo. Quando o Mercedes C220 não tem gota, pega na minha Corsa Sport Van, e veste um fato de treino, sapatilhas e põe uma fita na cabeça, logo a corsa Sport van é um automóvel desportivo ….[:)] [:)] [:D] [:)] [:)] [:p]

Last edited:
Acredito que alguns comerciais possam ter afinações diferentes nas suspensões, pois são feitos para usar carga. As versão Sport dos comerciais (tão na moda actualmente), não devem ter nenhuma alyeração.

As divisórias, são pesadas, sim, mas estão colocadas atrás dos bancos da frente e não no locla dos bancos traseiros, logo a redestribuição do peso foi alterada. Muito ou pouco, foi alterada...
Boas Braz, tenho uma Corsa 1.7 CDTI tem chassis rebaixado e reforçado com jante de 5 furos , algo que os corsa de 5 lugares 1.0,1.2,.14 e1.3CDTI não tem. A suspensão traseira é mais baixa que um de 5 lugares.[;)]

Porque chamar sport van!?
A minha mãezinha já ma explicou isso com acções, quando vai comprar pão e pega no carro dela (Mercedes C220), veste um fato clássico pinta a cara toda arranja o cabelo. Quando o Mercedes C220 não tem gota, pega na minha Corsa Sport Van, e veste um fato de treino, sapatilhas e põe uma fita na cabeça, logo a corsa Sport van é um automóvel desportivo ….[:)] [:)] [:D] [:)] [:)] [:p]
[:D] [:D] [:)] [:)]

Back