Comportamento Mini Countryman

Penso ter lido em alguma revista ,talvez mesmo a Autohoje em um teste a este modelo em que o jornalista ter escrito que é preferível um conjunto de jantes de menor dimensão que as do carro de testes. Que o comportamento não era muito bom. Não me lembro se tinha as de 17 ou 18.
Se vieres a fazer um teste a outro countryman, experimenta um com jantes menores.

Fala-se aqui, que é estranho ter jante 18 comportar-se assim. Para mim não é nada estranho, a roda com pneu de muito baixo perfil torna-se mais rígida e com mais tendência a perder o contacto com o solo em pisos imperfeitos, isto aliado a uma suspensão mais branda como a do countryman. Tem de haver um equilíbrio

eu tenho alguma expa com o countryman com jante 18 e suspensão normal.

não o acho instável, mas adorna mais do que o desejável.

o perfil baixo (o facto de serem RFT[8b]) tornam o carro saltitante, seja em alta velocidade, seja em juntas de dilatação, por exemplo.

é uma sensação meio estranha, mas é uma questão de hábito até porque os pneus agarram bem. o carro deita-se mas n foge[:D]
(aliás num cooper D nem tens motor para lhe quebrar a tracção)

eu tentava 2 coisas: dar mais algum hábito ao carro ou trocar as jantes por umas mais pequenas ou tirar os RFT.

eu tenho alguma expa com o countryman com jante 18 e suspensão normal.

não o acho instável, mas adorna mais do que o desejável.

o perfil baixo (o facto de serem RFT[8b]) tornam o carro saltitante, seja em alta velocidade, seja em juntas de dilatação, por exemplo.

é uma sensação meio estranha, mas é uma questão de hábito até porque os pneus agarram bem. o carro deita-se mas n foge[:D]
(aliás num cooper D nem tens motor para lhe quebrar a tracção)

eu tentava 2 coisas: dar mais algum hábito ao carro ou trocar as jantes por umas mais pequenas ou tirar os RFT.
Pois...
Já me lembrei que o problema poderia estar nesses pneus RFT... Acho que foi aqui no forum que li que prejudicam um bocado o comportamento do carro.
Quanto ao carro não fugir... Não me pareceu ser bem assim. Em travagens fortes em curva o carro foge mesmo. É preciso compensar com a direcção. E nem me parece que o problema esteja nos travões porque a sensação é igual às curvas, ou seja, aquele adornar em que o carro parece que vai fugir... Só que nas travagens foge mesmo.
Mas acho que vamos levar a questão à marca directamente... É a única solução plausível neste momento. Mas acho que já sei o que vão dizer... É normal, é uma questão de habituação, etc...
Obrigado a todos pela ajuda.

Pois...
Já me lembrei que o problema poderia estar nesses pneus RFT... Acho que foi aqui no forum que li que prejudicam um bocado o comportamento do carro.
Quanto ao carro não fugir... Não me pareceu ser bem assim. Em travagens fortes em curva o carro foge mesmo. É preciso compensar com a direcção. E nem me parece que o problema esteja nos travões porque a sensação é igual às curvas, ou seja, aquele adornar em que o carro parece que vai fugir... Só que nas travagens foge mesmo.
Mas acho que vamos levar a questão à marca directamente... É a única solução plausível neste momento. Mas acho que já sei o que vão dizer... É normal, é uma questão de habituação, etc...
Obrigado a todos pela ajuda.

Sinceramente, pelo que até agora foi referido acho que simplesmente tem a vêr com as especificidades de condução dum tipo de carro com centro de gravidade mais alto.

No S-MAX que tive e que não é exactamente o mesmo visto sêr um MV em vez de um SUV mas que tbm é um carro alto, em travagens de emergencia em curva tinha que se ter algum cuidado pq a traseira tinha tendencia a ganhar vida propria de uma forma bastante descontrolada, aconteceu-me duas vezes e não foi facil controlar aquilo.

Em fim, acho que simplesmente será questão de adaptação à condução para um tipo de carro diferente mas como referí é sempre possivel equipa-lo com susp.sport de forma a ter uma condução mais parecida com um carro " normal ".

Last edited:
Mas acho que já sei o que vão dizer... É normal, é uma questão de habituação, etc...

Na minha experiência com oficinas BMW eles até costumam ser muito prestáveis e compreensivos, não costumam ter aquela postura de que "a culpa é sempre do cliente" como já tive noutras marcas, antes pelo contrário.

ja viste se o alinhamento e pressao das rodas estao com os parametros de fabrica? Se sim, realmente conduzir um mini equivalente deve tirar as duvidas...

Back