Compra 308 hdi

Coquus

New member
Tenho um negócio em vista para um peugeot 308 1.6hdi 90cv.
O carro é de um familiar meu. Tem 92000kms e é de 12/2010.
Sei que o carro teve bom trato para além de ter as revisões todas na marca.
Não sei se esse modelo tem Fap, mas a minha dúvida é sobre a sua manutenção.
Será que com essa kilometragem virão muitas despesas pela frente?

Com 92.000kms?

Isso já está em fim de vida e quase pronto para abate (o abate está previsto aos 120k no livro de revisões)[:D]

Nota 1: 92.000kms para qualquer carro é ainda bastante pouco
Nota 2: todas as despesas virão pela frente, isto é, pelo futuro, já que as do passado pertencem ao actual dono
Nota 3: se as despesas do futuro serão maiores ou menores que no passado, ninguém sabe, mas naturalmente as avarias acontecem e alguma manutenção de maior envergadura acabará por chegar (correia de distribuição, etc)

Bem sei que 92000kms não é nada de especial, muito menos num motor a diesel!
A minha questão era no sentido de me esclarecerem sobre possíveis reparações ou manutenções, fora das "programadas" nesse motor 16.hdi 90cv.
Algum pontos crítico a ser verificado nesse motor após os 100 000kms?

Quanto ao FAP não sei se tem... Como ver isso?

Fica tranquilo com o carro e motor. É um bom motor e fiável. Mas seria interessante perceber a sua utilização, é que pode não ser o mais indicado para ti, ou até pode[:D]

A utilização será maioritariamente citadina.
Deslocações casa-trabalho, trajetos de 20km (duas vezes por dia) com 15km em AE.
A ideia é ter um carro maior com algum espaço para deslocações nas férias e andar com as tralhas da minha filha diariamente.

A utilização será maioritariamente citadina.
Deslocações casa-trabalho, trajetos de 20km (duas vezes por dia) com 15km em AE.
A ideia é ter um carro maior com algum espaço para deslocações nas férias e andar com as tralhas da minha filha diariamente.
Não sendo o ideal ter um carro com FAP, parece-me aceitável. Se fosse um bom preço, era capaz de fazer esse negócio.

Esses motores? Chegam aos 200.000 kms estão arrumados

200k? 100.000km e a muito custo, quando passam dos 99.999km, sofrem de combustão instantâneo, uma chatice... mas se um gajo levar umas chouriças na mala ainda aproveita ali um petisco à maneira.

Não tenho certeza se o carro tem FAP ou não. Não sei se existe essa informação por aí... Já andei a pesquisar no google mas ainda não encontrei nada.
No caso de ter FAP, tenho a noção que pode não ser o ideal, mas optar por um segmento C a gasolina também não me parece muito interessante devido aos consumos.

Ou seja daqui 8000kms tenho uma churrasqueira em 4 rodas? Quem sabe se daí não surge um belo negócio...

Tenho um negócio em vista para um peugeot 308 1.6hdi 90cv.
O carro é de um familiar meu. Tem 92000kms e é de 12/2010.
Sei que o carro teve bom trato para além de ter as revisões todas na marca.
Não sei se esse modelo tem Fap, mas a minha dúvida é sobre a sua manutenção.
Será que com essa kilometragem virão muitas despesas pela frente?

Se conheces o trato que a viatura levou, não vejo porque não.

Tanto que por exemplo a nível de correais ainda falta muito... em condições normais, troca aos 240.000km ou 10 anos... sendo que em condições mais severas aos 180.000km ou 10 anos.

Mas já agora:

Não tenho certeza se o carro tem FAP ou não. Não sei se existe essa informação por aí... Já andei a pesquisar no google mas ainda não encontrei nada.
No caso de ter FAP, tenho a noção que pode não ser o ideal, mas optar por um segmento C a gasolina também não me parece muito interessante devido aos consumos.

Sendo um de 2010 certamente tem FAP. Se levares o carro a uma oficina, eles conseguem ver se ha FAP ou nao.

Tanto medo por causa do FAP… Eu tenho um 407 com FAP, faço 4 viagens por dia de 10km cada, o motor mal chega a aquecer, durante 120 mil km nunca tive uma queixa sequer do FAP, e se algum dia tiver olha o preço http://www.mister-auto.pt/pt/filtro-de-particulas/peugeot-407-6d-2-0-hdi-135-136cv_v17852_g1256.html

A Peugeot usa um sistema diferente da maior parte das marcas, não necessita de temperaturas tão altas e pode-se interromper o ciclo sem problemas, a única coisa mais chata é a reposição de cerina que é um bocado cara, mas mesmo assim algo à volta de 150/200 euros em cada 100 mil km, depende da condução de cada um.

WildChild sorte, tens sorte. 125k km no meu e o FAP chateia se não fizer a volta mensal.

Eu mensalmente também vou aqui ou ali, mas já tive o caso de não fazer e nunca tive problemas, o teu carro é igual ao meu? Conheço quem tenha um 407 com o mesmo motor e também nunca teve problemas, esse tem mais de 180 mil já

Sim 2.0 HDi! Mas o erro só aperece se não fizer duas ou três regenerações.

Mas o erro (deve ser algo tipo defeito no sistema anti poluição) desaparece ao fim de algum tempo, isso já me apareceu, eu não considero isso um problema, apenas um aviso

O aviso q apareceu no meu 407 1.6, das duas ou três vezes q o fez, foi quando estava em zonas mais húmidas ou de ar mais "pesado" (moro numa zona de ar seco). De todas as vezes o aviso de saturação desapareceu por si próprio, o carro actualmente quando sai da garagem é sempre para fazer percusos de 40/50kms em AE e em quase 170 mil kms ainda não deu nenhum problema nem precisou de substituição. Também nunca compreendi o medo q se gerou por causa do FAP, é uma peça como qualquer outra e tenho prazer de dizer q com esta quilometragem o carro não deita fumo praticamente nenhum em acelerações e andamento normal.

Certo q ultimamente têm aparecido alguns casos um pouco assustadores por causa do FAP, mas não é questão para pânico.

Engraçado ver no site q deste, WildChild, o FAP do 407 1.6 custa mais 100€ q o do 2.0 e ainda diz q está em promoção de 50% :eek:

Last edited:
Back