Compra carro usado máx. 15.000

hivsat

New member
  1. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
    B
  2. Que marcas e modelos gostas e equacionas?
    Gosto do look dos Fiesta, Seats, Corolla, mas a escolha não será feita dando primazia ao look
  3. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
    Nem por isso.
  4. Precisarás de levar carga com frequência?
    Não.
  5. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
    10.000 km
  6. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
    Não.
  7. Os consumos terão grande importância?
    Sim.
  8. A potência do motor terá grande importância?
    Não.
  9. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
    Não.
  10. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
    Máximo dos máximos, 15.000. Ideal até 10-12
  11. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
    Usado. Tenho procurado carros a partir de 2013 e com menos de 100.000km

Boa noite a todos.
O meu velhinho Clio morreu e preciso de comprar um novo carro rapidamente. Sou completamente leigo no que toca a carros e apesar de ter feito alguma pesquisa no autouncle e standvirtual pode-se dizer que equivale a um burro a olhar para um palácio. Aconselhei-me com um amigo mecânico que me guiou minimamente mas continuo muito indeciso.
Infelizmente, vou ter de recorrer à ajuda dos pais para pagar o carro nestes próximos tempos e como tal, acabo por ter de seguir um pouco os 'conselhos' que me dão, ou seja, compra de carro a gasolina, o que, verdade seja dita, fazendo 30km diários, repartidos em viagens de 5km penso que faça algum sentido que os carros a diesel não sejam o ideal + manutenção mais cara (pelo que me foi dito) e ainda optar pela compra de carro em stand.
Dou primazia à fiabilidade do carro (estou habituado a que os carros durem na família e para já, queria seguir esse ideal) e como tal, as recomendações que o meu amigo me deu foi ir para a toyota (yaris, tendo em conta o orçamento). Foi-me dito ainda, pela questão da fiabilidade de motores, para esquecer Renault, Peugeot, Citroen. Seats, Ford, VW (parece que os motores são os mesmos) também não me foi dado bom feedback.
Para já, em último caso, a escolha recairá para um Yaris a gasolina (aparecem-me alguns a 13k) mas se houver uma alternativa sou todo ouvidos.
Peço-vos que me ajudem, baralhando-me mais em ainda. Caso necessitem de mais algum input, disparem.
Obrigado.

Obrigado pelas dicas.

Fiquei com a ideia pelo que me foi dito, que os motores desses carros não chegariam aos calcanhares, em termos de fiabilidade, da Toyota. Conseguem elucidar-me?

Obrigado pelas dicas.

Fiquei com a ideia pelo que me foi dito, que os motores desses carros não chegariam aos calcanhares, em termos de fiabilidade, da Toyota. Conseguem elucidar-me?

Também considero o Seat Ibiza 1.0 TSI de 2018 para cima, se possível na versão de 110cv que já vem equipado com a caixa de 6 velocidades, uma ótima opção.

A Ford não pertence ao grupo VW. Dos relatos que se vai ouvindo, o motor 1.0 de 125cv deles está espetacular. Conheço uma pessoa que tem um num Focus e está super satisfeita. O mesmo se pode dizer do 1.0 Tsi da VW. Lido bastante de perto com um e é espetacular!

Nos dias que correm, é seguro dizer que quase todos os motores são bastante fiáveis. O que nem sempre o é são os periféricos. Nesse sentido, é sempre difícil recomendar uma marca. Além disso, existe sempre uma opinião pessoal na recomendação. A título de exemplo, eu posso dizer que os toyotas não prestam (ainda que possam ser fiáveis) e recomendar um modelo do grupo VW, mas o que para mim não presta para outros pode ser o ideal, ou seja, depende sempre do que cada um valoriza num carro - montagem dos plásticos, ruído de rolamento, ruído do motor, entre outros. Sei que pareço um pouco vago no que estou a dizer, mas o objetivo deste parágrafo é dizer lhe para não ligar muito ao que os mecânicos dizem, em especial, se forem da "velha guarda" onde os motores de 3 cilindros, os filtros de partículas e as injeções electrónicas são uma "novidade". Procure sim saber opiniões pessoais dos utilizadores de veículos que lhe demonstram interesse! ;)

Quanto ao Diesel vs Gasolina, para a quilometragem/tipo de utilização que vai fazer o melhor será sempre o motor a gasolina, não pelas manutenções que são ela por ela, mas pela questão do filtro de partículas diesel tornar-se "chato" nesse tipo de utilização. Além do mais, os motores a gasolina atuais fazem consumos muito semelhantes aos diesel. Falo por experiência própria.

Como nota final, escolha um carro que goste. Eu sei que é mais complicado quando temos terceiros envolvidos, mas a sensação de conduzir um carro que não era o que idealizava não é de todo agradável. ;)

Também considero o Seat Ibiza 1.0 TSI de 2018 para cima, se possível na versão de 110cv que já vem equipado com a caixa de 6 velocidades, uma ótima opção.

A Ford não pertence ao grupo VW. Dos relatos que se vai ouvindo, o motor 1.0 de 125cv deles está espetacular. Conheço uma pessoa que tem um num Focus e está super satisfeita. O mesmo se pode dizer do 1.0 Tsi da VW. Lido bastante de perto com um e é espetacular!

Nos dias que correm, é seguro dizer que quase todos os motores são bastante fiáveis. O que nem sempre o é são os periféricos. Nesse sentido, é sempre difícil recomendar uma marca. Além disso, existe sempre uma opinião pessoal na recomendação. A título de exemplo, eu posso dizer que os toyotas não prestam (ainda que possam ser fiáveis) e recomendar um modelo do grupo VW, mas o que para mim não presta para outros pode ser o ideal, ou seja, depende sempre do que cada um valoriza num carro - montagem dos plásticos, ruído de rolamento, ruído do motor, entre outros. Sei que pareço um pouco vago no que estou a dizer, mas o objetivo deste parágrafo é dizer lhe para não ligar muito ao que os mecânicos dizem, em especial, se forem da "velha guarda" onde os motores de 3 cilindros, os filtros de partículas e as injeções electrónicas são uma "novidade". Procure sim saber opiniões pessoais dos utilizadores de veículos que lhe demonstram interesse! ;)

Quanto ao Diesel vs Gasolina, para a quilometragem/tipo de utilização que vai fazer o melhor será sempre o motor a gasolina, não pelas manutenções que são ela por ela, mas pela questão do filtro de partículas diesel tornar-se "chato" nesse tipo de utilização. Além do mais, os motores a gasolina atuais fazem consumos muito semelhantes aos diesel. Falo por experiência própria.

Como nota final, escolha um carro que goste. Eu sei que é mais complicado quando temos terceiros envolvidos, mas a sensação de conduzir um carro que não era o que idealizava não é de todo agradável. ;)

Bom dia,

Obrigado pela ajuda.

Como distinguir um Tsi de um não-tsi? É um modelo ou serão todos os carros com o motor 1.0? Isto seria um exemplo de um? https://carmine.pt/carros-usados/se...autouncle&utm_medium=cpc&utm_source=autouncle

Eu tive um VW Up com o MPI de 75cv e não sendo mau, estava longe de ser um carro rápido.
O problema é falta de binário.
​​​​​​Num Ibiza ou Polo não aconselho esse motor. O TSI é o ideal

Esclarecido!

Outa questão, híbridos. Ao pesquisar pelos Yaris, deparei-me com a versão híbrida. Recomendam este tipo de motor e modelo? Sabem se existem problemas comuns e de manutenção/reparação cara?

Voltar
Superior