Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
pessoalmente tentaria sempre o esforço financeiro e optava pelo 1.6mjet, tal como referido por outros users.
nunca consegui atinar com o motor 1.3.
Devem andar por aqui alguns vendedores, mas penso que não seja este o propósito do fórum []
Visto que já tens o modelo está escolhido, só tens de pedir propostas aos vários concessionários da marca e optar pelo preço mais acessível.
Quando falas em "propostas melhores" referes-te a quê? Ao preço que te fizeram ou a propostas de outros modelos?
A minha opinião passa um pouco por aqui.
Por acaso temos falado bastante do 500X em tópicos recentes, e parece-me que para uso citadino o 1.3 deve ser uma excelente opção, mas para quem faz muito kms (imagino que sejam de AE ou de EN) o 1.6 deve ser mais agradável de utilizar (sem penalizar muito os consumos).
Claro que o 500X é mais engraçado que o Tipo (admito que possa haver quem não goste), mas o carro mais "rasteiro" vai ter melhor rendimento. Um dos meus "receios" em comprar um SUV com motor "entrada de gama" foi precisamente esse, acabar por gastar demasiado por ter pior aerodinâmica (a minha utilização é eminentemente em AE, apesar de também fazer cidade e aí o SUV ganha vantagem).
Para não ficar completamente fora do contexto, já experimentaste pedir proposta para o Tipo na nova versão Cross? Ou esses preços são mesmo para despachar os 500X?
O preço em si é bom, atenção. Duvido que se consiga arranjar algum dos concorrentes, novo, por tais valores.
Pelo que percebi os preços são mesmo para despachar os 500x.
A minha utilização é sempre em autoestrada ou nacional.
Experimenta pedir orçamento para o 1.6, ou então para o Tipo na versão anterior (sofreu agora um restyling), se o modelo te agradar.
Pode ser que as propostas sejam interessantes []
Ou é o 500X e "ponto final"?
Isso já está resolvido há vários anos e acontecia nos Opel, não nos Fiat.
1.3 JTDm – timing chain wear
The camshaft in this engine is driven by a single row timing chain not much bigger than a bicycle chain. In my opinion, it’s not a very robust design and it is an area to watch.
Generally, when a timing chain is used, the intention is for it to last the “lifetime” of the engine (very roughly 200k miles). Therefore, there is no replacement interval specified for the timing chain. As I see it, trying to reach 200k miles on the original chain and tensioner is very risky.
If the chain wears and elongates (stretches), or the tensioner stops working properly, the typical symptom that develops is a chain rattle that lasts for a couple seconds after a cold start. In severe cases, the chain noise may remain for longer after the engine has started. The “Check Engine” light may appear too.
Here’s what timing chain noise sounds like:
Any chain stretch symptoms should not be ignored in this engine, regardless of the mileage. If the timing chain jumps some teeth, you will be looking at valvetrain damage. You may choose to replace the timing chain preemptively like you would with a timing belt, or you can wait until symptoms develop.
In my opinion, most 1.3 JTDm engines that have done more than 100k miles will qualify for a full timing chain service (new timing chain, guides, tensioner and gears).
If you are looking to get one of these cars, make sure there is no chain rattle after starting the engine. This needs to be a cold start when the car has stood still for a couple hours (ideally overnight). If the chain rattle is persistent, it means the chain or the tensioner is on its last leg.
Fiat Multijet Diesel Timing Chain Failure - Reasonable Lifetime Expectancy
The timing chain has failed after approx 75000 miles, despite correct servicing. My garage who are currently undertaking repairs (they are in the Good Garage Scheme) contacted Fiat on my behalf but were told by Fiat that it is out of the warranty period (3 years) and so will not cover the repair bill of £2500. Is a claim worth pursuing? I understand the timing chain is non serviceable and is supposed to last the lifetime of the car/ engine and a relative has suggested that there may be a case as the component has not met its reasonable lifetime expectancy.
Isto de ser adepto de marcas de carros como de futebol pode ser traiçoeiro para quem pede informações e investe varios milhares num carro.
Portanto, os motores são feitos no mesmo local, mas só os opel é que dão problemas
Fica aqui alguma info retirada da net, em Portugal não sei, mas cá fora é mais que sabido.
Technical: Timing chain Fiat Doblo 1.3 multijet - The FIAT Forum
Fiat Linea 1.3L MJD - Timing Chain - Team-BHP (team-bhp.com)
Fiat Multijet Diesel Timing Chain Failure - Reasonable Lifetime Expectancy | Ask Honest John | Honest John
Estou aberto a outras alternativas. Obrigado![]()
Curiosamente, ao contrário do que muitos aqui disseram, o 1.3 por estranho que possa parecer, comporta-se melhor em estrada e AE que na cidade.
Pelo menos assim é no 500, no corsa anterior, no Punto, no Astra anterior, ...
Curiosamente, ao contrário do que muitos aqui disseram, o 1.3 por estranho que possa parecer, comporta-se melhor em estrada e AE que na cidade.
Pelo menos assim é no 500, no corsa anterior, no Punto, no Astra anterior, ...
Lembro-me de ter lido algures que a diferença podia estar no oleo, que no Opel é um C3 Dexos2 e na Fiat é um C2.Isto de ser adepto de marcas de carros como de futebol pode ser traiçoeiro para quem pede informações e investe varios milhares num carro.
Portanto, os motores são feitos no mesmo local, mas só os opel é que dão problemas
Fica aqui alguma info retirada da net, em Portugal não sei, mas cá fora é mais que sabido.
Technical: Timing chain Fiat Doblo 1.3 multijet - The FIAT Forum
Fiat Linea 1.3L MJD - Timing Chain - Team-BHP (team-bhp.com)
Fiat Multijet Diesel Timing Chain Failure - Reasonable Lifetime Expectancy | Ask Honest John | Honest John