Compra de carro a particular

PapaHet

New member
Boas pessoal,

Esta semana vou comprar um carro a um particular. Devo ir ver a máquina na terça ou quarta e caso esteja aprovado comprar quinta ou sexta. Podem ajudar-me com o procedimento a seguir? O que penso fazer é o seguinte:

1. Ver o(s) carro(s) desejado(s)
2. Escolher 1, pedir nas finanças(?) informação sobre penhoras
3. Fazer o seguro no dia anterior
4. Dirigir-me ao comprador com o formulário de registo, negociar o preço, assinar e recolher a papelada, pagar e registar o carro.
5. Pagar o seguro
6. Usufruir do veículo.

Algum passo que possa complementar o que descrevi aqui? Agradecido!

Nas finanças apenas te dizem as penhoras das finanças, pode haver muitas mais. Se fizeres a mudança de rgisto na conservatória dizem te na hora. Também pode pedir essa informação antes no site:
http://www.automovelonline.mj.pt/AutoOnline/

O seguro também podes fazer no momento, fazes a simulação antes e activas pagando por exemplo no multibanco.

Portanto ao registar posso ir a uma conservatória e fico logo precavido contra eventuais penhoras?

Last edited:
Portanto ao registar posso ir a uma conservatória e fico logo precavido contra eventuais penhoras?

Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk

Sim. Mas o ideal será verificar mesmo antes de assinar a papelada , uma penhora pode cair de um dia para o outro.

Sim. Mas o ideal será verificar mesmo antes de assinar a papelada , uma penhora pode cair de um dia para o outro.
Agradecido. Posso sempre combinar com o vendedor irmos à conservatória registar o carro juntos para prevenir esse problema. A certidão online demora muito? Se for ao registo sozinho com a matrícula é-me dada na hora?

Last edited:
Agradecido. Posso sempre combinar com o vendedor irmos à conservatória registar o carro juntos para prevenir esse problema. A certidão online demora muito? Se for ao registo sozinho com a matrícula é-me dada na hora?

Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk

A certidão online nunca usei.

Btw, esse telemóvel é uma boa maquina , mas tira a assinatura que não são permitidas por cá.[:p]

A certidão online nunca usei.

Btw, esse telemóvel é uma boa maquina , mas tira a assinatura que não são permitidas por cá.[:p]
Obrigado,o Tapatalk não me deixa tirar isto por defeito. Então vou combinar com o vendedor e ao ir ao registo vamos os dois para precaver essa situação. Quanto ao registo de IPO não sei se valerá muito a pena pedir, caso vá para a marca que quero acho que só fica 50€ meter lá o carro para diagnóstico pelo que o farei eu mesmo antes de comprar.

Back