Compra de Carro Híbrido plug-in (Dúvida nos impostos)

mjm

New member
Estou a equacionar comprar carro novo, nomeadamente um híbrido plug-in, e tenho a seguinte dúvida sobre impostos e custos.

Numa das visitas a um stand e em conversa com o vendedor, estivemos a falar sobre as diferentes possibilidades de adquirir o carro.
A certa altura sou questionado se era coletado, ao que respondi que eu não era, mas o meu pai sim... mas sem contabilidade organizada.

Depois o vendedor falou-me na hipótese de o carro ser comprado em nome do meu pai e se ele passasse para contabilidade organizada poderia vir a deduzir o IVA da compra do carro. Situação que me cativou, pois o IVA é um valor significativo.

Questionei quais os custos dessa troca e o vendedor disse que o processo de troca era simples, mas teria de pagar a tributação autónoma e custos com a contabilidade.
Disse que a tributação autónoma eram 10%, mas não percebi bem a aplicação deste imposto... pois poderia ser pago em vários anos.

A compra do carro em nome do meu pai não será problema...

Para terem uma noção mais real.
O meu pai é reformado, com rendimento de anual inferior a 10000€ e está também coletado na categoria B, como vendedor de produtos agrícolas (código 1210) com uma faturação anual entre 1000€/2000€, sendo este um pequeno rendimento. Entrando estes valores no IRS no regime simplificado.

O hibrido plug-in custa 36 000€+IVA.

Assim, venho pedir a vossa ajuda no sentido de perceber quais os custos reais e se a troca para contabilizada organizada é de facto uma opção, tendo em conta a dedução do IVA e os custos associados.

Esquece isso, contabilidade organizada não compensa porque o volume de faturação é pouco, teriam que facturar acima dos 100 mil euros ou mais, mais vale comprar um carro normal e com esse orçamento já compras uma máquina jeitosa.

Cumps

Esquece isso, contabilidade organizada não compensa porque o volume de faturação é pouco, teriam que facturar acima dos 100 mil euros ou mais, mais vale comprar um carro normal e com esse orçamento já compras uma máquina jeitosa.

Cumps

Confesso que fiquei curioso sobre esses custos...
Podes explicar melhor essa situação da faturação e os custos associados.
Pois mesmo não comprando o carro, gostaria de saber os valores reais.

Também recordar que um dia mais tarde quando o venderes, tens que tirar 23% do valor da venda para entregar ao Estado.

Eu tive a mesma dúvida pois estou comprador de carro novo e considerei um híbrido. No meu caso estou coletado (actividade aberta já há mais de 10 anos) e como um rendimento anual entre 1/3 e 1/2 do valor que o 1975 aponta como margem em que já pode valer a pena a contabilidade organizada.

No meu caso, desisti da ideia. Se já tivesse contabilidade organizada e se residisse neste momento numa casa onde fosse acessível e fácil carregar o carro durante a noite, provavelmente tinha comprado um híbrido. Mas, como nem uma coisa, nem outra, vai ter que ficar para uma próxima.

-

Confesso que fiquei curioso sobre esses custos...
Podes explicar melhor essa situação da faturação e os custos associados.
Pois mesmo não comprando o carro, gostaria de saber os valores reais.

Não sou contabilista mas a contabilidade organizada não é para todos, tem que facturar um x por ano (como disse mais acima) em relação ao custos com o toc são 7 a 10 vezes mais nesse sistema do que o pagas agora ao contabilista.

Cumps

Acho que o melhor será falares com um contabilista, para não andares com informações cruzadas...

O problema é que as informações vêm mesmo de contabilistas com informações cruzadas... uns dizem uma coisa, outros dizem outra.
Nomeadamente, quanto à tributação autónoma.
Quanto ao passar para contabilidade organizada, não há mínimo de faturação.
Ainda não entendi o "só compensa acima de 100k..." atiram o post, sem justificação. É preferível não responder em vez de criar ainda mais dúvidas.

O Tuga a ser burro, como sempre.
Onde é que há fuga ao que puder?

Começo por dizer, que eu se tivesse oportunidade fazia o mesmo...

Mas entendo perfeitamente o post do "delta18", legalmente até podes estar 100% dentro da lei, mas moralmente,... estás a comprar um carro em que dizes às finanças que é para a empresa do teu pai e daí tens contrapartidas, quando na realidade o carro é para teu uso pessoal.

Mas eu, não estou aqui para julgar ninguém, daí ter dito que o melhor é falares com um contabilista, que saiba o que diz [;)]

O problema é que as informações vêm mesmo de contabilistas com informações cruzadas... uns dizem uma coisa, outros dizem outra.
Nomeadamente, quanto à tributação autónoma.
Quanto ao passar para contabilidade organizada, não há mínimo de faturação.
Ainda não entendi o "só compensa acima de 100k..." atiram o post, sem justificação. É preferível não responder em vez de criar ainda mais dúvidas.

Creio que deves falar com o contabilista do teu pai, se tiver. No entanto, em contabilidade organizada tens obrigatoriamente que ter Contabilista Certificado, que poderá orçar, sendo meigo,1800 euros anuais, mais IVA.

A tributação autónoma é calculada no final de cada exercício, no caso no valor de 10% das despesas com o veículo (amortizações, combustíveis, seguros...). Em cada ano, mesmo que não tenha lucro, esse valor tem que pagar; se tiver prejuízo, agrava em 10% o valor da tributação.

Na venda tens que liquidar IVA e entregar ao Estado.

Sinceramente, só vais dar dores de cabeça ao teu pai, mas isto sou eu que digo.

Last edited:
Há algo que me está a escapar...como é que o teu pai, que nem sequer está em regime de IVA e tem uma faturação anual tão baixa, vai recuperar 8k de IVA?

Hipotéticamente, se o IVA do carro fosse dedutível, em condições normais seria recuperado pela dedução ao IVA liquidado (IVA cobrado pelo teu pai aos clientes), ora para recuperar 8k quanto teria de vender?

A alternativa era o reembolso de IVA, que é possível mas o mais provável é haver uma inspeção, e aí facilmente surgiria a questão: a viatura é usada para o exercício da atividade?

Isto e mais a tributação autónoma, o custo do contabilista,...

Há algo que me está a escapar...como é que o teu pai, que nem sequer está em regime de IVA e tem uma faturação anual tão baixa, vai recuperar 8k de IVA?

Hipotéticamente, se o IVA do carro fosse dedutível, em condições normais seria recuperado pela dedução ao IVA liquidado (IVA cobrado pelo teu pai aos clientes), ora para recuperar 8k quanto teria de vender?

A alternativa era o reembolso de IVA, que é possível mas o mais provável é haver uma inspeção, e aí facilmente surgiria a questão: a viatura é usada para o exercício da atividade?

Isto e mais a tributação autónoma, o custo do contabilista,...

Pode aderir ao regime trimestral de IVA. Imagino que queira ir buscar o IVA através de pedido de reembolso, mas vai ter os gajos em cima dele durante uns largos anos.

Não me meteria nessa alhada, mas há muita "boa" gente que leva a vida com esses malabarismos, abre e fecha empresas, muda de moradas, compra carros vai buscar IVA,etc. Contam com a lentidão dos nossos serviços públicos. Eu gosto de dormir descansado, teso mas não temo.

Se o teu problema é em relação a tributação autônoma, compra um eléctrico, problema resolvido.

Cumps

Creio que deves falar com o contabilista do teu pai, se tiver. No entanto, em contabilidade organizada tens obrigatoriamente que ter Contabilista Certificado, que poderá orçar, sendo meigo,1800 euros anuais, mais IVA.

A tributação autónoma é calculada no final de cada exercício, no caso no valor de 10% das despesas com o veículo (amortizações, combustíveis, seguros...). Em cada ano, mesmo que não tenha lucro, esse valor tem que pagar; se tiver prejuízo, agrava em 10% o valor da tributação.

Na venda tens que liquidar IVA e entregar ao Estado.

Sinceramente, só vais dar dores de cabeça ao teu pai, mas isto sou eu que digo.

A questão que coloco é meramente hipotética... tudo o que referes esta na minha equação.

São esses 10% que ainda não percebi muito bem... ou seja, eles incidem também sobre o valor da compra?
Isto é, neste exemplo teria de pagar 3600€ só pela compra?

Pode aderir ao regime trimestral de IVA. Imagino que queira ir buscar o IVA através de pedido de reembolso, mas vai ter os gajos em cima dele durante uns largos anos.

Não me meteria nessa alhada, mas há muita "boa" gente que leva a vida com esses malabarismos, abre e fecha empresas, muda de moradas, compra carros vai buscar IVA,etc. Contam com a lentidão dos nossos serviços públicos. Eu gosto de dormir descansado, teso mas não temo.

É precisamente por não querer estar a ter problemas que ando a recolher todas as informações para não ser surpreendido.
Desde que falei com o vendedor, a hipótese de compra nesse regime de contabilidade organizada reduziu bastante, sendo agora praticamente zero.

No entanto, não deixo de pretender esclarecer todas as questões, já perguntei a pessoas da contabilidade e não me convenceram, pois obtive respostas diferentes.

Já agora qual é o carro em questão?

Cumps

Era o A250e...
e digo era, não só por esta questão da compra, mas fundamentalmente, porque fiz um testdrive e não fiquei assim tão impressionado... pelo que as hipóteses de compra são bastante remotas.
No entanto, terei de esclarecer muito bem esta questão que estou a colocar, pois ainda não encontrei as respostas...

Back