Compra de Carro - Mas o quê e qual?

Bom, hoje já andei por alguns stands e já fui ver o dito Honda Civic. O dono do stand avisou-me logo que o carro tinha alguns problemas, nomeadamente o travão (ele diz que trava, mas o pedal do travão tem um problema qualquer ("trava muito em baixo") e a parte electrónica (os ecrãs) onde estão o conta-quilómetros e os do rádio estão com "flickering" (mau-contacto), mas ele disse que isso era crónico nestes modelos e que era tudo fácil de resolver. O preço de como o carro está sem reparações é de 4500€, mas com as reparações vai logo para os 6000 e 'garantia' :rolleyes: (mas já com revisão e inspecção feita; mudança de óleos, filtros, etc). De resto ele ligou o carro e não ouvi barulhos e não vi fumo branco a sair do escape, embora não tenha tido oportunidade de fazer test-drive (ver realmente o motor a trabalhar, testar embraiagem etc). Antes de me comprometer a fazer um test-drive para "sentir um pouco o carro", que acham disto? Sei que pelos preços actualmente não há grandes milagres, mas não tenho um grande feeling sobre isto (talvez esteja enganado?).

O carro em questão é https://www.oeirascar.pt/honda-civic-sport-2152cs]este[/url]. Ah, e a pintura tem alguns rapões, mas do que me apercebi não há batidas. Na capa do motor estava a designação idsi e disse-me que era motor de corrente e não correia de distribuição.

Última edição:
Bom, hoje já andei por alguns stands e já fui ver o dito Honda Civic. O dono do stand avisou-me logo que o carro tinha alguns problemas, nomeadamente o travão (ele diz que trava, mas o pedal do travão tem um problema qualquer ("trava muito em baixo") e a parte electrónica (os ecrãs) onde estão o conta-quilómetros e os do rádio estão com "flickering" (mau-contacto), mas ele disse que isso era crónico nestes modelos e que era tudo fácil de resolver. O preço de como o carro está sem reparações é de 4500€, mas com as reparações vai logo para os 6000 e 'garantia' :rolleyes: (mas já com revisão e inspecção feita; mudança de óleos, filtros, etc). De resto ele ligou o carro e não ouvi barulhos e não vi fumo branco a sair do escape, embora não tenha tido oportunidade de fazer test-drive (ver realmente o motor a trabalhar, testar embraiagem etc). Antes de me comprometer a fazer um test-drive para "sentir um pouco o carro", que acham disto? Sei que pelos preços actualmente não há grandes milagres, mas não tenho um grande feeling sobre isto (talvez esteja enganado?).

O carro em questão é https://www.oeirascar.pt/honda-civic-sport-2152cs]este[/url]. Ah, e a pintura tem alguns rapões, mas do que me apercebi não há batidas. Na capa do motor estava a designação idsi e disse-me que era motor de corrente e não correia de distribuição.

É o motor do jazz. É de guerra e é de corrente.

mais que o painel de instrumentos, ficaria de pé atrás com o travão. ou então pagar 4000€ e levar assim o carro e resolver eu esse problema, pelo menos. já agora, o carro ainda tem IUC antigo, certo? são já 15 anos de carro e num stand sem garantia... upa, upa! além do mais, para o bem e para o mal, tem apenas 83cv, não é o 1.8!

Assim sendo irei passar esse Civic (o mecânico da minha confiança confirmou basicamente o que disseram e até disse para fugir desse modelo em específico por outras razões [8b]). Ele aconselhou olhar os Yaris, mas para ser sincero só compro 1 mesmo se estiver em relativamente bom estado (são carros que não me seduzem minimamente, roça o contra-gosto mesmo, mas se racionalmente fizer sentido prontes lá terá que ser). De 6000€ para a frente nem vale a pena equacionar mais os usados, pois começa a roçar o esforço para mandar vir um novo.
Se calhar amanhã irei ver este (embora fique um bom bocado fora de mão para mim [8b])... https://www.sousacar.com/carros/Toyota/Yaris/934083

Última edição:
Acho que já o disse aqui....carro segmento C, usado, em 2008, do ano 2000 portanto com 8 anos, 3500 euros, 75 mil KM.

Actualidade: carro segmento B , com 12 anos, 6000 euros.

De malucos.

Já agora 1 conselho: se queres um carro fiável e em conta, esquece isso do gosto pessoal.

Acho que já o disse aqui....carro segmento C, usado, em 2008, do ano 2000 portanto com 8 anos, 3500 euros, 75 mil KM.

Actualidade: carro segmento B , com 12 anos, 6000 euros.

De malucos.

Já agora 1 conselho: se queres um carro fiável e em conta, esquece isso do gosto pessoal.

Escusavas de ir buscar 2 exemplos extremos, ou seja, que não são de todo a regra, para dares a entender que é essa a situação real do mercado. [;)]

Escusavas de ir buscar 2 exemplos extremos, ou seja, que não são de todo a regra, para dares a entender que é essa a situação real do mercado. [;)]
Não são exemplos extremos, são infelizmente muito comuns.
Sim é verdade que um é de 1 marca que desvaloriza mt e outro é de uma que todos adoram mas acaba por reflectir um pouco aquilo em que o mercado se transformou, e em certa parte até se compreende.

Mas a questão aqui é se faz sentido com um orçamento tão baixo, procurar o que se gosta e o que não se gosta.

É legítimo claro, mas boa sorte, porque vai precisar.

com 800 ou 900 concordo contigo, é quase que aparecer de melhorzito, agora com 3 mil dá para escolher à vontade. pode é aparecer um modelo específico com muitos kms ou um modelo que ele goste e que esteja a precisar de uns quantos arranjos, mas isso é não comprar o primeiro que aparece...

com 800 ou 900 concordo contigo, é quase que aparecer de melhorzito, agora com 3 mil dá para escolher à vontade. pode é aparecer um modelo específico com muitos kms ou um modelo que ele goste e que esteja a precisar de uns quantos arranjos, mas isso é não comprar o primeiro que aparece...
hmmm, eu tenho mais a óptica de que com 3 / 5 mil paus....deve-se olhar sempre para o melhor negócio, gostos de lado.
Mas pronto são opinioes :P

o tópico não dá para encerrar.

quanto ao carro, depois pões à venda quando estiveres perto da data de ida e compras algo com esse dinheiro e o que podias dar agora, se possível juntando mais qualquer coisa e legalizando lá o carro ou vendendo quando vieres a portugal. não sei se para o país onde vais será fácil legalizar, mas disseste lá atrás que sim. alemanha? suíça?

o tópico não dá para encerrar.

quanto ao carro, depois pões à venda quando estiveres perto da data de ida e compras algo com esse dinheiro e o que podias dar agora, se possível juntando mais qualquer coisa e legalizando lá o carro ou vendendo quando vieres a portugal. não sei se para o país onde vais será fácil legalizar, mas disseste lá atrás que sim. alemanha? suíça?

Vou andar entre França e Luxemburgo e Bélgica (nesse trio).

Talvez acabe por mandar o carro para abate, pois no dia que for não vai ser muito provavelmente para voltar (vai ser mesmo uma grande mudança estrutural na minha vida, que já vai com um grande atraso diga-se de passagem), não me sinto muito confortável a vender carros usados a desconhecidos (para evitar dores de cabeça). Quase de certeza que conseguirei juntar mais algum, mesmo pensando no pior cenário (estou efectivo no meu trabalho actual, mas mesmo se for para o desemprego devo ter direito a prestações suficientes para me manter minimamente confortável financeiramente até lá).

Pequeno update a este post. O meu charuto avariou de vez e vai para abate e o meu pai ficou novamente sem carro (nem tempo tive para mudar o registo [:D]). Como o budget não abunda (até porque eu comprei um para mim à pouco tempo), ele precisa de algo relativamente fiável e com manutenção em conta. KMs anuais nem chegam aos 10 000. Lembrei-me logo dos FIATs (ele não se importa com marcas, desde que esteja minimamente direito), mais concretamente dum que postei aqui em tempos: Usados Fiat Grande Punto - 3 250 EUR, 160 000 km, 2009 | Standvirtual

Problemas crónicos deste modelo em particular?

Voltar
Superior