Compra de carro novo na UE

rodrigol

New member
Olá!

Vou iniciar em breve a participação num projecto profissional de pelo menos 1 ano na Alemanha e não só terei residência lá como farei todos os descontos de 2010 naquele país.

Como é óbvio, abre-se a perspectiva de compra de carro a preços muito atractivos (novo ou usado). No entanto, não quero ter surpresas e como tal gostaria que alguma alma caridosa deste fórum me indicasse quais as regras actuais (penso que me enquadraria nos emigrantes que regressam e trazem viatura) e, se possível, qual a legislação atinente em vigor que regulamenta a importação de automóveis.

Obrigado!

Penso que tens de estar a trabalhar na Alemanha (fazendo os respectivos descontos lá) para poderes adquirir viatura que terás de ter em teu nome pelo menos um ano (penso eu) aí na Alemanha e depois poderás voltar e trazer o carro.

Sim, em princípio será isso. Só que quero ter garantias e se alguém souber o decreto-lei e/ou portaria que regulamenta a importação de automóveis agradecia! [;)]

E se quando trouxeres o carro o quiseres vender logo de seguida, fica sujeito a algum tipo de tributação??
para usufruir da isenção, tem de respeitar algumas restrições, e uma delas será concerteza a impossibilidade de vender o carro durante X anos.

Passei pela mesma situação há uns aninhos, embora, por azar, tenha estado num país fora na UE.

Na UE na altura, o carro tinha de ser teu lá no país de origem durante 6 meses. Quando decidices voltar, fazias uma importação normal, mas mostravas os papeis referentes à entrada e saída, neste caso, da Alemanha. Assim pagavas apenas algumas taxas referentes à importação que, na altura, rondavam os 300€. Não sei se o processo hoje em dia ainda assim funciona.
Eu como estava fora da UE, teria de ser dono do carro durante 2 anos. Infelizmente não deu para trazer o automóvel.

O meu conselho é comprar um carro de gama alta com 1 ou 2 anos. Um novo de gama alta na Alemanha custa cerca de 1/3 menos que em Portugal. Como um carro de gama alta na Alemanha desvaloriza mais depressa que em Portugal, ao fim de 1 ou 2 anos, custa metade do que custaria o mesmo usado, com a mesma idade, em Portugal. É o melhor negócio possível.

Back