Compra de carro / Sou maçarico

Tajg21

New member
Olá, bom dia,

Tenho umas duvidas certamente me poderiam ajudar, ando à procura do meu 2º carro (como se fosse o 1º) porque o 1º confiei num amigo de longa data e acabei com o carro na oficina e a gastar 500€ que não os tinha e teve o carro que ficar parado até os ter, acabei por me desfazer dele mais tarde, o carro era um:
Peugeot 206 1.4 Gasolina LOOK II 75 CV (bebia que nem um louco, pior nas voltas que era onde usava mais para ir buscar os meus filhos à mãe [8b])

Esta sexta fui ver duas viaturas:
http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Renault/Clio/P8490301/
e este:
http://olx.pt/anuncio/opel-corsa-IDy1w2p.html#999c98356d

Clio tudo ok, ainda assim achei o preço um pouco puxado para o ano do carro (2002) apesar da pouca kilometragem, visto dizerem que o que impera nos carros para vender é o ano do carro, relativamente ao Corsa estava impecável tanto por dentro como por fora, mas faltava-lhe a sonda da combota (acho que é assim que se diz) logo ai fiquei de pé atrás, ambos não quiseram negociar o valor, baixaram ambos em 50/100€ respectivamente.

Acima de tudo procuro um carro minimamente económico, no valor até 3000€.

Depois entre pessoas gostam mais de isto, daquilo, na minha opinião todos podem dar problemas mas de qualquer das maneiras gostava de ter opiniões de quem está a mais anos nisto que eu [;)]

Cumprimentos a todos! apr:)

se o clio fosse o 1.2 de 75cv dizia que era uma boa aposta o de 60cv não sei como é de consumos nem de andamento, o corsa esses motores 1.2 não são muito rápidos mas são poupados e muito mais poupados em relação a um 206 1.4 de 75cv esse motor para além de andar pouco era super gastador o meu primo teve um citroen xsara com esse motor e era sofrivel de prestações e consumos

se o clio fosse o 1.2 de 75cv dizia que era uma boa aposta o de 60cv não sei como é de consumos nem de andamento, o corsa esses motores 1.2 não são muito rápidos mas são poupados e muito mais poupados em relação a um 206 1.4 de 75cv esse motor para além de andar pouco era super gastador o meu primo teve um citroen xsara com esse motor e era sofrivel de prestações e consumos
Obrigado, já começo a ficar com outro tipo de ideias, sei que ambos fazem bons consumos, o meu tio com o corsa e o meu pai sempre de clio desde novo aquilo faz boas médias, mas pergunto-me, 3 mil € por carros de 2002 justifica-se?
Portanto existem Clios 1.2 de 75cv? Corsa de 75 já vi, o que menciono tem os seus 75 mas o Clio não vi ainda, só de 60cv.

http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Renault/Clio/P8455309/ do genero? mas muda muito de 60 para 75 CV? desculpa a ignorância [8b]

O 1.4i 75cv da PSA nunca foi muito gastador. Até era dos 1.4i que tinha melhores consumos.

Ora vejam lá os 1.4 que havia nos anos 90 e comparem. Se consideram o 1.4i 75cv gastador e um 1.2i 16v 75cv ou 8v e 60cv económicos, estão enganados.

Ainda que haja diferenças de consumos, nunca serão muito expressivas. Depende é do estado dos motores, manutenções, histórico, etc.

O 1.4i 75cv da PSA nunca foi muito gastador. Até era dos 1.4i que tinha melhores consumos.

Ora vejam lá os 1.4 que havia nos anos 90 e comparem. Se consideram o 1.4i 75cv gastador e um 1.2i 16v 75cv ou 8v e 60cv económicos, estão enganados.

Ainda que haja diferenças de consumos, nunca serão muito expressivas. Depende é do estado dos motores, manutenções, histórico, etc.

O meu misto voltas/estrada aberta até ao trabalho à noite (ninguém na estrada) facilmente batia nos 9.5/10L, revisões sempre tratadas a tempo e horas, e a mim diziam-me o contrário, gastava imenso para o carrinho que era, o meu era um Peugeot 206 1.4 Gasolina Versão Look II de 75CV.

O meu misto voltas/estrada aberta até ao trabalho à noite (ninguém na estrada) facilmente batia nos 9.5/10L, revisões sempre tratadas a tempo e horas, e a mim diziam-me o contrário, gastava imenso para o carrinho que era, o meu era um Peugeot 206 1.4 Gasolina Versão Look II de 75CV.

Lá por ter manutenção a tempo e horas, não significa, infelizmente, que o motor esteja isento de eventuais problemas.

Se calhar alguma coisa não estaria bem , e podia não ser fácil detectar isso.

Mas supondo que estivesse tudo OK, e que andasse pelos 9.5L , nessa situação um Clio 1.2 60cv nunca iria consumir por exemplo 6L...

É aí que quero chegar.

Lá por ter manutenção a tempo e horas, não significa, infelizmente, que o motor esteja isento de eventuais problemas.

Se calhar alguma coisa não estaria bem , e podia não ser fácil detectar isso.

Mas supondo que estivesse tudo OK, e que andasse pelos 9.5L , nessa situação um Clio 1.2 60cv nunca iria consumir por exemplo 6L...

É aí que quero chegar.
Talvez tivesse, e várias vezes fui questionado se o carro não estaria com problemas, gastava imenso!
eu queria até ao plafont que tenho um carro minimamente económico, gosto tanto do clio como do corsa mas não sei, estou confuso, e hoje em dia para vender liga-se tanto ao ano do carro que dar 3000 por um de 2002 algo.. pronto.. cada vez mais confuso [8b] [:D]

Ah pois não...

Esse motor 1.4 da PSA do tempo da minha avó, sempre foi gastador. Nem fui ver pesos, mas a vantagem até deve ser do 206 nesse aspeto.
Motor simplesmente horrível, esse 1.4 da PSA...

http://www.spritmonitor.de/en/overv...ml?fueltype=2&exactmodel=clio 1.2&powerunit=2

6.66 L/100 Km para o Clio

http://www.spritmonitor.de/en/overv...tml?fueltype=2&exactmodel=206 1.4&powerunit=2

7,43 L/100 Km para o 206

Coisa pouca!

esse motor de 75cv eu conheço e o carro até se arrasta tendo em conta que é um 1.2 sem turbo e é poupado o de 60cv não conheço porque nunca conduzi nenhum mas acredito que seja mais lento e gastador que o de 75cv o de 75cv com condução tranquila consegues consumos de 5.5 6l/100
Obrigado pela dica, vou pesquisar! Entendi que o de 75CV não precisa de se arrastar tanto pelo que vai gastar menos, vou entendendo [kiss]

Ah pois não...

Esse motor 1.4 da PSA do tempo da minha avó, sempre foi gastador. Nem fui ver pesos, mas a vantagem até deve ser do 206 nesse aspeto.

http://www.spritmonitor.de/en/overview/41-Renault/368-Clio.html?fueltype=2&exactmodel=clio%201.2&powerunit=2

6.66 L/100 Km para o Clio

http://www.spritmonitor.de/en/overv...tml?fueltype=2&exactmodel=206 1.4&powerunit=2

7,43 L/100 Km para o 206

Coisa pouca!

Do tempo da tua avó ? não me vais dizer que é do tempo do citroen Visa pois não ? É porque não é. Ainda assim é um motor muito antigo mas com mas devidas alterações, tal como acontece em muitas marcas. Do motor original sobra talvez apenas o bloco em si ou pouco mais, até porque começou por ser a carburador.

Esquece o sprintmonitor, ou vocês agora acham que isso revela tudo? Em que motores costuma estar o 1.4 ? Por norma é segmento C. E o 1.2 ? Pois, por norma é segmento B, que ainda é suficiente para alterar os consumos.

Mas vá, compara lá com os outros 1.4 europeus que havia nos anos 90 e diz-me lá se esse 1.4 era gastador....vê lá tu que até gastava menos que alguns 1.2

Mas já vi que preferes continuar com a ideia errada.....

Ah pois não...

Coisa pouca!

Mete o 1.4 na carcaça do 106 e verás se é horrivel[;)]

Todo o segmento C , da Citroen/Peugeot estão equipados com o 1.4(isto nas versões base), se a própria PSA continua apostar no 1.4 é porque assim tem boas referencias do mesmo. E o visa, no tempo do visa era carburador(deverás saber que a carburador mama tudo que aparece á frente) já para não falar em pesos, suponho que o visa fosse todo em chapa.

Gosto imenso dos GOLF de 02/03, mas só há versão 1.4 para cima certo? Consomem tanto como o Peugeot que tinha provavelmente.. mas gosto imenso dos carros [s)]

Do tempo da tua avó ? não me vais dizer que é do tempo do citroen Visa pois não ? É porque não é. Ainda assim é um motor muito antigo mas com mas devidas alterações, tal como acontece em muitas marcas. Do motor original sobra talvez apenas o bloco em si ou pouco mais, até porque começou por ser a carburador.

Esquece o sprintmonitor, ou vocês agora acham que isso revela tudo? Em que motores costuma estar o 1.4 ? Por norma é segmento C. E o 1.2 ? Pois, por norma é segmento B, que ainda é suficiente para alterar os consumos.

Mas vá, compara lá com os outros 1.4 europeus que havia nos anos 90 e diz-me lá se esse 1.4 era gastador....vê lá tu que até gastava menos que alguns 1.2

Mas já vi que preferes continuar com a ideia errada.....

Vem do Visa?! [:cool:] Afinal então é da minha bisavó! [:D]
Tu é que disseste que ainda vem do tempo do carburador... Eu nem tinha ido tão longe. O 1149 cm3 da Renault estreou em 97, ou 98 no Clio. No início com 60 CV, depois levou a cabeça de 16 válvulas e ainda, mais tarde, o turbo. Tudo o mesmo motor com as devidas atualizações. Agora se o 1360 cm3 vem do Visa, olha não sabia... Então é mesmo da minha bisavó.

Comparei o 1.4 da PSA aplicado num segmento B. Talvez não tenhas reparado, ou não saibas que o 206 e o Clio eram o mesmo segmento. Vens para aí falar do segmento C... Não sei para quê... Dois casos idênticos, o motor PSA gasta mais. Muito mais. Comparar o 1.4 PSA com o 1.2 do Clio é incomparável em termos de tecnologia e muito mais em termos de consumos.

Se eu esqueço o sprintmotor, vou-me fiar em quê? No que tu dizes? Porque o dizes?
Volto a repetir comparei o comparável. Clio e 206. Querias que eu comparasse o quê? O Clio 1.2 com o Visa 1.4? Ou com o BX 14 TRE? [:D]

Está bem pode ser: [:D]
Não te esqueças 7,43 L/100 Km no 206! [:D] (isto é bater em mortos, mas pronto....)

Com o Astra:
http://www.spritmonitor.de/en/overv...4&constyear_e=2002&exactmodel=1.4&powerunit=2

7,21 L/100 Km (não queres comparar o Astra, ao 206? O motor de 90 CV do Astra, aquele horror de motor do 206?)

Com o Megane:
http://www.spritmonitor.de/en/overv...4&constyear_e=2002&exactmodel=1.4&powerunit=2
(Pimba, mais um...)

E finalmente PSA vs PSA, com o BX:
http://www.spritmonitor.de/en/overview/12-Citroen/81-BX.html?fueltype=2&exactmodel=14&powerunit=2

E a vitória vai para o BX! Da PSA! [:)]
Seguido pelo 206... Da PSA! [:D]

Vem do Visa?! [:cool:] Afinal então é da minha bisavó! [:D]
Tu é que disseste que ainda vem do tempo do carburador... Eu nem tinha ido tão longe. O 1149 cm3 da Renault estreou em 97, ou 98 no Clio. No início com 60 CV, depois levou a cabeça de 16 válvulas e ainda, mais tarde, o turbo. Tudo o mesmo motor com as devidas atualizações. Agora se o 1360 cm3 vem do Visa, olha não sabia... Então é mesmo da minha bisavó.

Comparei o 1.4 da PSA aplicado num segmento B. Talvez não tenhas reparado, ou não saibas que o 206 e o Clio eram o mesmo segmento. Vens para aí falar do segmento C... Não sei para quê... Dois casos idênticos, o motor PSA gasta mais. Muito mais. Comparar o 1.4 PSA com o 1.2 do Clio é incomparável em termos de tecnologia e muito mais em termos de consumos.

Se eu esqueço o sprintmotor, vou-me fiar em quê? No que tu dizes? Porque o dizes?
Volto a repetir comparei o comparável. Clio e 206. Querias que eu comparasse o quê? O Clio 1.2 com o Visa 1.4? Ou com o BX 14 TRE? [:D]

Está bem pode ser: [:D]
Não te esqueças 7,43 L/100 Km no 206! [:D] (isto é bater em mortos, mas pronto....)

Com o Astra:

7,21 L/100 Km (não queres comparar o Astra, ao 206? O motor de 90 CV do Astra, aquele horror de motor do 206?)

Com o Megane:
(Pimba, mais um...)

E finalmente PSA vs PSA, com o BX:
http://www.spritmonitor.de/en/overview/12-Citroen/81-BX.html?fueltype=2&exactmodel=14&powerunit=2

E a vitória vai para o BX! Da PSA! [:)]
Seguido pelo 206... Da PSA! [:D]

Eu disse que NÃO vinha do tempo do VISA ! Onde é que leste que vinha do VISA ?

Já tiveste algum 1.4 da PSA ? Já viste relatos de quem realmente o tem ? Obviamente que não é económico quanto mais não seja para os dias de hoje.

Até te podia dizer quais as alterações que o 1.4i levou desde o seu início, indo de carburador, para injecção monoponto, depois multiponto, entre outras.

Achas que o facto do bloco em si ser o mesmo quer dizer algo relativamente à sua tecnologia ?

Até te podia colocar aqui vários exemplos 1.2 e 1.4 mais gastadores que o 1.4 PSA, todos da mesma época. Mas não vale a pena porque preferes ficar com essa ideia de que não é um motor competente.

Voltar
Superior