Bom, fui ver um Clio hoje. 2019, 111.000 kms.
Mixed feelings. O carro já estava a aguardar para eu o testar. Pegou bem, sem barulhos de maior, a primeira ilação que tive foi que a embraiagem é extremamente leve e pegar algo a meio/cima. No entanto, toda a vida conduzi diesel, pode ser disso. Fui para a estrada, não notei barulhos parasitas, nada de muito anormal a nível de suspensão, tudo parecia estar a funcionar perfeitamente. Por dentro, algum desgaste na parte das portas de trás, penso que terão sido crianças.
Travar tudo bem, aceleração também me pareceu boa. O posto de condução é... diferente, do 307 e do Megane, mais vertical, "a direito" e mais alto, mas confortável qb.
Agora, deram-me umas folhas com o histórico a mostrar o carro com a matrícula original (não sei se França ou outro, o quadrante tinha as indicações em Francês, a matrícula começava por FK, salvo erro. Estranhei em cima dizer Renault/Clio/2016/0.9TCe.... entre outras coisas. Quando o carro é de 2019, sendo que em baixo surgia a data de setembro 2019. O carro também tinha fotos com outras jantes do que as que estavam no carro, bem como na mala estava lá um pneu suplente com jante em "furos", enquanto a que estava agora na mala era suplente, mas jante com raios. Perguntei e disseram que o 2016 se referia ao modelo, que as jantes tinham trocado para as atuais (mais bonitas sem dúvida), quanto ao pneu suplente, que não costuma ter, quem tinha deve ter tirado e depois meteu-se outro.... foi uma desculpa um pouco estranha.
Que mais me preocupou? Depois do motor aquecido, ou não está no ponto, ou está com algum problema. Um vibrar algo exagerado (pareceu-me) mesmo para um 3 cilindros.
A nível exterior tinha uma raspadela do lado direito traseiro. Os encaixes do parachoques frontais, fiquei muito duvidoso, ou a Renault anda a falhar muito, ou o carro bateu de frente. As opticas não mostravam qualquer marca Renault nem outra. Uma delas tinha um muito pequeno ponto de solda de plástico, quase imperceptível.