Compra de Carro

nicolas

New member
Recentemente por motivos de saude foi dado por uma junta medica 60% de invalidez para ajuda de carro com caixa automatica, pois é apenas o que necessito para me deslocar.
A minha duvida é que só tenho a carta do delegado a atribuir os 60% e não sem muito bem como proceder para avançar para a compra do carro, devo me deslocar a um stand ou tenho que ir a outro sitio qualquer??
Uma das coisas que estou ja a tratar é mudança da carta para caixa automatica.
Alem disso recebi tambem beneficios fiscais mas ainda não tenho nenhum documento.
Sera que alguem me pode ajudar????

Desde ja um abraço

Nicolas

Olá!

Em 1º lugar, estamos no mesmo "barco".
Quando falas na carta do delegado, n queres dizer certificado multiusos? Se é isso, tens direito a uma série de coisas na tributação automóvel. De momento n me recordo exactamente, mas se fizeres alguma pesquisa chegas lá. De qualquer forma, costuma ser o stand a tratar de tudo, embora por vezes n estejam muito a par da legislação, sobretudo os vendedores.
Quanto ao IRS, avisas a tua entidade patronal e passas a fazer menos descontos. Se ainda n meteste o IRS deste ano, penso q já o podes meter como deficiente. Se o fizeres numa repartição, apresentas o documento e comprovas a tua situação no momento; caso o faças pela net, serás chamado p o fazer.
Se tiveres crédito à habitação, poderás ter a taxa bonificada em 80% do valor do crédito ou do valor da avaliação, creio eu. Será o menor dos dois. O melhor é ires ao banco, porque há uma série de coisas a ver. De qualquer forma, terás direito a esta taxa independentemente do facto do documento q te deram ser "para sempre" ou de ter uma validade digamos q de 5 anos. Aqui tens q ter atenção, porque os bancos gostam de dizer q se a atribuição dos tais 60% tiver q ser revalidada, nada feito. Isto é ilegal; o q terás q fazer é, uma vez passado o tempo, voltares a comprovar a tua situação no banco c novo certificado.
Aconselho tb o "selo" p estacionamentos reservados. Pede-se na ex-DGV.
Também estás isento do pagamento do "selo" do carro. Podes tratar disso no portal das Finanças ou na tua repartição.

obrigado amigo hifi pelos teus esclarecimentos.
Sim o que eu recebi é um certificado de incapacidade multiusos, tenho que apresenta-lo na empresa onde trabalho?? que beneficios tenho??
Recebi o decreto lei 22-A/2007 60% incapacidade motora.
Se tiveres mais alguns conselhos agradeço porque eu estou conpletamente as escuras.

Mais uma vez obridado

1 Abraço

Nicolas

Voltar
Superior