Compra de casa e hipoteca de outra

GyGu

New member
Boas!

É o seguinte eu e a minha namorada queremos comprar uma casa cerca de 140.000 no entanto temos um fiador que é o pai dela que tem uma propriedade com terrenos que vale uns 130/120.000 segundo um avalista da Remax. E essa propriedade é a que vai ser hipotecada.

Queremos pedir 120.000 ao banco.

Mas por infelicidade não a conseguiremos pagar o que acontece? Eles vêm buscar as duas casas? Sendo que o pai dela pode fazer uma doação da propriedade pode fazer uma doação à filha dela.

Ouvi falar em reinvestimento mas não percebi muito bem do que se trata.

Obrigado

Quanto ao reinvestimento, estarás a referir-te á venda de um imovel, e o reinvestimento da mais valia, para reduzires o valor de irs a pagar.

Quanto á garantia é facil de explicar.

Compras um imovel, que ficará hipotecado a favor do banco, servindo como garantia ao pagamento.

Como segunda garantia, estao-te a pedir um outro imovel, de modo que o capital que serve como garantia seja bastante superior ao valor pedido, de modo a reduzir o risco para o banco.

Se nao pagares, primeiro irao penhorar os salarios de quem pediu o emprestimo, e so depois, penhoram a casa hipotecada. E neste caso, a segunda pois existirão duas garantias reais.

@DrSmart obrigado pela resposta, normalmente eu coloco todos os cenários falas em penhorar os salários mas e se a pessoa ter sido despedida? Vão logo então á outra casa suponho eu.
Por outras palavras se a hipoteca não chegar para pagar o valor emprestado eles vão á nova casa buscar o resto e se faltar uns 5.000€ ou assim não fazem depois outras prestações mais baixas?

Claro que se nao houverem salarios ou rendimentos, quando se aperceberem disso, irao aos imoveis. Quando os imoveis com hipotecas que deixaram de ser pagos vao a asta publica, e caso a venda nao pague a divida, pode acontecer perderem o imovel, e ainda assim, ficarem a dever ao banco a diferença que nao foi paga.

Precisamente por isso pedem mais garantias. Caso o imovel seja vendido por mais dinheiro, a diferença deverá ser entregue aos ex-proprietarios, se bem que nunca conheçi nenhuma sitiaçao em que tal acontecesse.

Deixa ver se percebi bem: vocês vão pedir 120000€ ao banco, e vão dar como garantia bens no valor de 240000€?

Não basta ter alguém designado como fiador para ter uma garantia extra, o fiador tem que "dar" também um bem dele de valor suficientemente confortável para a hipoteca em caso de algo correr mal?

Por acaso quando comprei a minha casa tive um problema não muito parecido, mas cá vai: o lugar de garagem é fração autonoma, como tal o banco na hora de emprestar não queria fazer as mesmas condições do credito para a habitação. Como tinha capital, decidi pagar o lugar de garagem do meu bolso. Na hora de fazer a escritura queriam incluir a garagem na hipoteca, ai mandei-os chuchar no dedo (se era eu que tinha pago o lugar e no meu caso a avaliação da habitação pelo banco era superior ao valor que dei por ela porque razão haveria de dar um bem que tinha pago do meu bolso como garantia).

Se é para haver coresponsabilidade mete a nova casa também em nome do pai da tua namorada. Se há deveres, que haja também direitos. Assim todos ganham.

se o banco acha que a hipoteca da casa que queres comprar não basta... se calhar é porque está sobrevalorizada.
Eu acharia isso...

Back