Compra de comercial para uso particular

ScRuMbLe

New member
Boas. Vou comprar um comercial para uso particular, mas tenho hipótese de fazer a dedução do IVA.

Já fiz test-drive ao Yaris e não gostei do interior (e do exterior), dos painéis digitais, apesar do motor puchar muito bem mesmo.

Reduzi a estas opcções:

Colt 1.5 DI-D Insport = 18150€ + 120€ sensores estacionamento, com despesas e pintura metalizada. A eventual versão ESP acresce 1000€. De série: faróis dianteiros e traseiros fumados, 205/45 R16, mp3, sensores chuva e luz, spoiler traseiro bem grande, bancos dianteiros aquecidos. Não tem CB, mas não importa assim tanto acho. Não tem A/C Auto, só manual.

O carro não é dos mais bonitos, mas em 3p, com uma uma boa jante e numa cor bem escolhida fica muito bom. O motor 3 cilindros será um grande problema? Outro problema é não dar para colocar ESP no van, o vendedor disse que ia ver o que se pode fazer.

+ performance; equipamento, desactivação do airbag do passageiro (pelo menos no 3p que eu vi).

- design, apesar da versão, tambores atrás (não sei se a eventual versão ESP terá também).

+/- Interior com boa construção e materiais, mas design menos apelativo da consola.

Corsa 1.3 Sport = 16700 + despesas c/ pintura metalizada. De série, ponteira desportiva, A/C e mp3. A comprar seria se possível com mais CC e CB (350), ESP (525) e sensores estacionamento (355), o que daria 18000. O Corsa parece barato, porque vem despido.

+ Design desportivo, robusto e másculo. Caixa de 6, desactivação do airbag do passageiro. Deve ter excelente comportamento também, a par do Clio, devem ser dos melhores do segmento.

- O vendedor, pelo menos aquele, disse que não era possível adicionar o pack CB + Cruise Control nem o ESP, quando ambos vêm no catálogo. Muito estranho quando 1 amigo meu até comprou 1 astra um astra sem cb e a pedido na marca actualizaram o software e ficou com CB, a custo 0€. Mas aquele vendedor, nickles. Os modelos base A/C devem ser os que se vendem até ao fim do ano, e ele deve conseguir maior margem nestes.
- Não inspira fiabilidade. E o motor acho que não é nenhuma bomba. Comparado com o clio e o colt até é lento
- Falta de equipamento e tambores atrás.

85 Dynamique normal = 18200. Por 750€ talvez não valha a pena a diferença para o modelo acima. Só se for pelas jantes. Bom, e há o A/C Auto.

Clio 1.5 85 Dynamique S = 19000 de base + despesas. Com AC Auto, mp3 e CC opcional incluído, jante 16 e faróis dianteiros escurecidos.

105 S igual = 20000.

+ relação comportamento/conforto excelente. interiores mt confortáveis. valorizado no mercado de usados. últimos motores dci renaut parecem fiáveis, falando dos 80 e 100. Excelente andamento e melhores consumos. Caixa mt bem escalonada, imaginem se o de 85 tivesse caixa de 6.

+ Muito bem equipado de série.

+/- Apesar de não ser feio, e de com uma boa jante e em preto ou azul marinho ser mt apelativo, tem um design menos másculo que o Corsa, pex. Já estive dentro do interior de um, mas era o 65 base, achei +/-, em comparação com o Corsa, só estive dentro de um Cosmo, claro que achei muito melhor.

Não tenho ainda proposta para o Clio, mas a comprar seria especialmente o 85 S, ou se possível o 105 S.

Ibiza 1.4 TDI 80: Seria o Stylance, que ronda os 19000€, sem as despesas.

+ motor com provas dadas, mas pelo que tenho lido no Fórum julgava que fosse mais económico. Carro amplamente fiável e é o mais barato de todos estes. Melhor relação preço/equipamento.

- Mais desactualizado e duro de suspensão; interiores pobres.

Polo 1.4 TDI 80: Não faço ideia.

+ Julgo que tem uma postura em estrada mais refinada que o Ibiza, e um interior também mais luxuoso. Apesar de ter postura menos desportiva em termos de estilo, é também bonito. Comportamento possívelmente já desactualizado, em relação a Corsa e Clio e até Colt.

- Deve ser bastante caro, e tendo em conta que também já leva uns anos de vida.

Irei ver só por ver.

E um gp sportvan 90cv,a\c....jll 16.....c.b muito mas muito completo motor muito bom ,caixa de 6v,algo amorfo abaixo das 1700rpm,mas com alguma rodagem,fica bom.....em performances é melhor que o dci 85cv,consome mais que o dci em cidade,mas muito menos em a.e ´ja testei com um colega"..comportamento muito bom,superior ao colt,ao nivel do corsa,plásticos não muito bons ,mas com exelente montagem..e .......................é lindo!!![br:)] [:D]
Exelente relacão preco\qualidade!!

Preço,acho que consegues por 15.000€
Pelo menos foi o preço do meu!!!

Cump´s!!!

Last edited:
Eu não sei onde andas a ver os preços mas os carros são mais bara tos do que estão aí ditos........eu pessoalmente já verifiquei o corsa o polo e o ibiza e andam todos á volta dos 16.000 (ac-extra incluido).....mas de não tiveres problemas de dinheiro eu iria para o polo, ou para o corsa....[:D]

Alguns preços vi em sites, porque ainda não tenho proposta do Clio pex. São preços finais sem desconto.

Fiat não compro.
O swift acho pouco potente.
Já conduzi 1 clio dCi 85 de uma pessoa amiga e a direcção simplesmente não transmite nada, mas nada mesmo. Não se sente o carro. Para quem conduz frequentemente um Focus foi simplesmente chocante :X

Já tenho também preços do Polo 80cv e do 207 90cv, são muito equivalentes, e o Polo vem mais bem equipado.
Ah, e o 307 1.6 90 fica quase pelo mesmo preço que o 207. Tentador não, carro do segmento acima quase pelo mesmo preço? Diferença para o 307 é so o rádio mp3, jante à mesma opcional e AC também.

O test-drive ao Colt/Corsa, modelos para o quais tou mais inclinado, deverão estar para breve.

O ibiza ainda não vi preços, mas não me atrai assim muito. Acho desactualizado.

daqui a 2 meses vais ter o kia ceed 3 portas comercial... parece-me uma excelente proposta. preços (supostamente) a partir dos 18500 euros.

Esse corsa esta muito caro...

Tive agora uma guerra para um cliente meu onde estava a concorrer com o Corsa na versão Sport e ficava-lhe por 15 500...

Mas ganhei e ele ficou com um 207 xa 1.4 hdi [:p]

Esse corsa esta muito caro...

Tive agora uma guerra para um cliente meu onde estava a concorrer com o Corsa na versão Sport e ficava-lhe por 15 500...

Mas ganhei e ele ficou com um 207 xa 1.4 hdi [:p]

Está caro tendo em conta que a cilindrada é 1.2. No entanto julgo que a Peugeot Portugal faz um esforço enorme para manter a competitividade do 207, devido a ser 1.6. Pode-se dizer que com todos estes modelos 1.2, a Opel tem ganho muito dinheiro mesmo, especialmente nos Astras.

É que entre um 1.2 de 90 e um 1.6 de 90 há com certeza diferenças de prestações. Aliás, o 1.6 90 é até mais elástico em baixas que o 110.

O defeito do 207 XA (mesmo o de 90cv) é vir algo mal equipado, jantes opcionais, frisos pretos...

É assim quanto ao 1.4 vs Corsa 75cv, devem ser equivalentes.

dai iria para Clio /207 ou G.Punto.

sao os mues 3 favoritos [;)]

os mancos..epa.. nao te metas nisso [:vm)]

O Corsa não me inspira muita fiabilidade, ou nenhuma para ser sincero. E o motor 1.6 HDi do 207 não tem sido assim problemático.

Mas o Colt destes todos não é muito mais caro, e é o único pocket-rocket :) 9.9s dos 0-100 :D E muito económico, segundo dizem.

Alguns preços vi em sites, porque ainda não tenho proposta do Clio pex. São preços finais sem desconto.

Fiat não compro.
O swift acho pouco potente.
Já conduzi 1 clio dCi 85 de uma pessoa amiga e a direcção simplesmente não transmite nada, mas nada mesmo. Não se sente o carro. Para quem conduz frequentemente um Focus foi simplesmente chocante :X

Já tenho também preços do Polo 80cv e do 207 90cv, são muito equivalentes, e o Polo vem mais bem equipado.
Ah, e o 307 1.6 90 fica quase pelo mesmo preço que o 207. Tentador não, carro do segmento acima quase pelo mesmo preço? Diferença para o 307 é so o rádio mp3, jante à mesma opcional e AC também.

O test-drive ao Colt/Corsa, modelos para o quais tou mais inclinado, deverão estar para breve.

O ibiza ainda não vi preços, mas não me atrai assim muito. Acho desactualizado.

Não compras fiat e tás inclinado para o corsa que usa a
plataforma fiat,motor fiat.....e mais é mais problemático que o fiat!!!!:confused: :confused:

Boas. Vou comprar um comercial para uso particular (...)

Já agora vais pagar o Imposto na totalidade? Já que vens a público dizer que é para uso particular...

E que tal a opção GPL? Se o objectivo for gastar pouco, anualmente o gasto em combustíveis seria centenas de euros menor!

Pergunta a qualquer um com carro a GPL...

Já agora vais pagar o Imposto na totalidade? Já que vens a público dizer que é para uso particular...

E que tal a opção GPL? Se o objectivo for gastar pouco, anualmente o gasto em combustíveis seria centenas de euros menor!

Pergunta a qualquer um com carro a GPL...

Exacto, só que GPL só para carros usados com alguns anos, senão vai-se a garantia. Já existem alguns novos com GPL de origem mas há pouca escolha. Além de ter o problema de não poder estacionar em parques fechados.

E depois vender um carro GPL ao fim de uns anos? Quem o quer?

É tudo muito bonito mas...

Exacto, só que GPL só para carros usados com alguns anos, senão vai-se a garantia. Já existem alguns novos com GPL de origem mas há pouca escolha. Além de ter o problema de não poder estacionar em parques fechados.

Desculpa, mas o Comercial ligeiro também tem muitas desvantagens...

- tem apenas 2 lugares
- tem a divisória interior que impede o transporte de objectos compridos
- qualquer dia és obrigado a usar o dístico atrás assim que for regulamentado pelo Ministério da Administração Interna
- tens que ir a IPO mais vezes
- limite de velocidade permitida de 80 km/h nas nacionais, 90 km/h nas Vias Reservadas e apenas 110 km/h nas auto-estradas
- valor de retoma mais baixo em relação ao seu equivalente de 5 lugares, porque os comerciais têm fama de "uso intensivo"

... como vês, nem tudo são rosas quando se anda de Comercial para uso particular.

Portanto penso que convém aqui citar-te: "É tudo muito bonito mas..."

Se ainda pensares na excelente opção GPL, que te permite ter um carro a sério, com performances a sério, e combustível a 0,60 euros por litro, visita o seguinte link:

http://www.gostomaisdecarrosdoquechocolates.com/as-10-desculpas-mais-esfarrapadas-para-nao-usar-gpl/
"As 10 desculpas mais esfarrapadas para não usar GPL"

Last edited:
- limite de velocidade permitida de 80 km/h nas nacionais, 90 km/h nas Vias Reservadas e apenas 110 km/h nas auto-estradas

Não querendo desviar o assunto do tópico (até porque também eu tenho um comercial e pondero a compra de um carro a gasolina para posteriormente fazer a adaptação para GPL.

(Limites de velocidade - Dentro das localidades / Auto-estradas / Vias reservadas / restantes vias públicas)
Automóveis ligeiros de passageiros e mistos:
Sem reboque: 50 120 100 90
Com reboque: 50 100 80 70
Automóveis ligeiros de mercadorias:
Sem reboque 50 110 90 80
Com reboque 50 90 80 70​

Penso que p. ex. um clio comercial se engloba no ligeiro misto.

Olha que já não é tanto assim.

Progressivamente as pessoas começam a aderir ao GPL e a procurá-los.

É que não sei se já fizeste contas ultimamente, mas a equivalência de preços de gasóleo vs GPL ao dia de hoje está assim:

5 litros de gasóleo = 5,95 € = 9,92 litros de GPL

6 litros de gasóleo = 7.14 € = 11.90 litros de GPL

7 litros de gasóleo = 8,33 € = 13,88 litros de GPL.

Posto de outra forma, se tiveres um carro que a gasóleo faça 6 litros aos 100, é o mesmo que consumires práticamente 10 litros de GPL aos 100 km.

Na prática, podes comprar um comercial onde só andam 2 pessoas, onde tens montes de ruído vindo da caixa traseira vazia + o separador, sendo um carro do segmento mais baixo, ou podes optar por um bom carro de 5 lugares com mais segurança, melhor motor, melhor em tudo - gastando o mesmo ou mesmo menos em combustível.

Isto acrescido ao facto de existirem excelentes negócios em carros a gasolina usados, com poucos anos e poucos kms, mas alvo de uma desvalorização enorme.

Se queres mesmo andar a passear uma gaiola atrás do carro, não há nada a dizer.

Mas não tenho dúvidas que podes fazer negócios muito vantajosos.

Se pensas que os comerciais não desvalorizam muito, deixa-me só dizer-te que em 2004 dei 12.xxx euros por um C3 HDI (2 lugares).
Um ano e 12.000 kms depois, davam-me 7500 euros por ele.
Com sorte, consegui vendê-lo a particular por 9.000 euros, mas apenas porque tinha muito poucos kms e garantia de fábrica.

Faz as tuas contas [;)]

Back