TerranoII
Well-known member
Bom gostava só de comentar aqui o texto do Terrano II, uma vez que sou propietário de Y60 há cerca de 26 anos (se contar com o que foi do meu pai)
1º Da pouca experiência com Y61, o meu é o Y60, aquele pareceum-me mais submotorizado do que o Y60. A resposta ao acelerador não é imediata, e em baixas o Y60 parece mais reactivo. Quando ando no Y60 não sinto o carro assim tão submotorizado.
2º O Y60 não parece nada um camião a ser conduzido, e o Y61 tb não. São carros mais pesados em que vamos sentados mais levados do que o normal, mas, e repito, na minha opinião, o jipe conduz-se mutitíssimo bem, curva bem, pese embora o peso, mas talvez fruto das vias mais largas, sobretudo em seco, o carro transmite imensa segurança... em molhado, as transferêcnias de massa fazem a sua mossa!
3º Nas pickups que andei, Navarra incluida (de 2006), achei muito menos confortável (e não andei a trás) e com uma condução meia estranha. O Y60 é mais filtrado e confortável. prefiro o Jipe.
... tenho dito!
Se fores numa toada de ir ali dar um passeio tudo bem.
Contudo uma viagem em estrada com 100-150 kms seguidos, umas rotundas pelo meio, trânsito e afins e depois vês que não é bem assim.
É uma questão de construção inerente a qualquer eixo rígido na frente.
Por norma já os jipes com IFS têm uma grande diferença de condução para um normal ligeiro pelo sistema de recirculação de bolas vs pinhão e cremalheira, quanto mais um com SAS.
A expressão "camião" é para alertar a quem não está habituado a andar com estas máquinas para não apanhar nenhuma surpresa. Um normal carro deve ter cerca de 2 a 2,5 voltas de volante.
Um jipe destes deve chegar às 4 voltas sem problema.