Compra de jipe

Bom gostava só de comentar aqui o texto do Terrano II, uma vez que sou propietário de Y60 há cerca de 26 anos (se contar com o que foi do meu pai)
1º Da pouca experiência com Y61, o meu é o Y60, aquele pareceum-me mais submotorizado do que o Y60. A resposta ao acelerador não é imediata, e em baixas o Y60 parece mais reactivo. Quando ando no Y60 não sinto o carro assim tão submotorizado.
2º O Y60 não parece nada um camião a ser conduzido, e o Y61 tb não. São carros mais pesados em que vamos sentados mais levados do que o normal, mas, e repito, na minha opinião, o jipe conduz-se mutitíssimo bem, curva bem, pese embora o peso, mas talvez fruto das vias mais largas, sobretudo em seco, o carro transmite imensa segurança... em molhado, as transferêcnias de massa fazem a sua mossa!
3º Nas pickups que andei, Navarra incluida (de 2006), achei muito menos confortável (e não andei a trás) e com uma condução meia estranha. O Y60 é mais filtrado e confortável. prefiro o Jipe.

... tenho dito!

Se fores numa toada de ir ali dar um passeio tudo bem.
Contudo uma viagem em estrada com 100-150 kms seguidos, umas rotundas pelo meio, trânsito e afins e depois vês que não é bem assim.
É uma questão de construção inerente a qualquer eixo rígido na frente.
Por norma já os jipes com IFS têm uma grande diferença de condução para um normal ligeiro pelo sistema de recirculação de bolas vs pinhão e cremalheira, quanto mais um com SAS.
A expressão "camião" é para alertar a quem não está habituado a andar com estas máquinas para não apanhar nenhuma surpresa. Um normal carro deve ter cerca de 2 a 2,5 voltas de volante.
Um jipe destes deve chegar às 4 voltas sem problema.

quer o Y60, quer o Y60 não são sub motorizados ... embora estejam longe do ideal quando comparado com o mais modernos.

mas isto é transversal a quase todos os carros da década de 90.

o ideal seria ter um GR com 200~250 cv e 500nm, mas isso é um sonho possível - haja dinheiro.

há por aí muitas alterações para GRs. Pessoalmente não tenho nem estilo n€m paciência para andar a inventar. Acho que o GR Y60 tem o seu interesse tal e qual a marca o fez vir ao mercado. Do pouqíssimo TT que fiz (apenas no meio de estradões e alguma areia, mas nada de mais) tive a sensação que o meu GR vai onde um rasteirinho nem sequer sonha entrar. Para mim está perfeito! Gosto dos bancos, do conforto, da embraiagem super-leve, da forma como as mudanças engrenam, da direcção com o volante grande e assistida, da posição de condução, do conforto... Até gosto da estética do meu, apesar de ser do século passado!

Apenas não gosto da pequena vibração na transmissão que ainda não consegui resolver... mas vai-se resolver!

quer o Y60, quer o Y60 não são sub motorizados ... embora estejam longe do ideal quando comparado com o mais modernos.
mas isto é transversal a quase todos os carros da década de 90.
o ideal seria ter um GR com 200~250 cv e 500nm, mas isso é um sonho possível - haja dinheiro.

Não falei em sub motorizado falei em fraco a baixas rotações até porque em altas o 6 cilindros respira e bem.

Bom gostava só de comentar aqui o texto do Terrano II, uma vez que sou propietário de Y60 há cerca de 26 anos (se contar com o que foi do meu pai)
1º Da pouca experiência com Y61, o meu é o Y60, aquele pareceum-me mais submotorizado do que o Y60. A resposta ao acelerador não é imediata, e em baixas o Y60 parece mais reactivo. Quando ando no Y60 não sinto o carro assim tão submotorizado.

... tenho dito!

Não falei em sub motorizado falei em fraco a baixas rotações até porque em altas o 6 cilindros respira e bem.

estava a comentar o post do carlegends,

o Y61 original com acelerador eletrônico tem uma reação mais lenta que o 60 que é por cabo direto.

andei no GR dele e senti isso muito bem.

já me custa um bocadinho dar 14k por um tractor com 20 anos [:)]

Isso vai de cada um... eu dei mais e a até é mais velho. [:D]

A questão é que se pesquisares por este carro especificamente tens a maior parte dos exemplares entre os 250.000 e os 3xx.xxx kms ... muitos com cx auto que, em carros com esta idade, evitaria SEMPRE... outros onde se nota que já houve ali invenções e toquezinhos.

Está efectivamente a preço abaixo do que o mercado anuncia... e acredito que até este ser vendido, tudo o que está à venda “encalhou”.

Duvido que vá durar muito... até porque o Vendedor em menos de 3 semanas, até já baixou o preço... da aqui umas luzes de qual é o seu mindset.

Mas olha que isto na tua casa “da margem sul” era castiço!

Isso vai de cada um... eu dei mais e a até é mais velho. [:D]

A questão é que se pesquisares por este carro especificamente tens a maior parte dos exemplares entre os 250.000 e os 3xx.xxx kms ... muitos com cx auto que, em carros com esta idade, evitaria SEMPRE... outros onde se nota que já houve ali invenções e toquezinhos.

Está efectivamente a preço abaixo do que o mercado anuncia... e acredito que até este ser vendido, tudo o que está à venda “encalhou”.

Duvido que vá durar muito... até porque o Vendedor em menos de 3 semanas, até já baixou o preço... da aqui umas luzes de qual é o seu mindset.

Mas olha que isto na tua casa “da margem sul” era castiço!
era, mas tinha de ter menos de 5 dígitos e mais "raw", seria para ficar lá, nem vinha a Lx
mas primeiro tem de haver casa, para já só há terra [:D]

este até fazia Lx - margem sul na boa [:)]
https://www.olx.pt/anuncio/vendo-ci...x4-7-lugares-IDFOBa9.html#71b4833ce1;promoted

Last edited:
era, mas tinha de ter menos de 5 dígitos e mais "raw", seria para ficar lá, nem vinha a Lx
mas primeiro tem de haver casa, para já só há terra [:D]

este até fazia Lx - margem sul na boa [:)]
https://www.olx.pt/anuncio/vendo-ci...x4-7-lugares-IDFOBa9.html#71b4833ce1;promoted

Atenção que isso do “raw” é muito giro nos filmes...

Mas depois de referires o “raw” deixares o link desse 4007... [:D]

Menos de 10k, tens o Pajero longo que está no link que o Terrano deixou mais acima... tb faz na boa esse percurso. Aliás, qq um faz...[:D][;)]

Atenção que isso do “raw” é muito giro nos filmes...

Mas depois de referires o “raw” deixares o link desse 4007... [:D]

Menos de 10k, tens o Pajero longo que está no link que o Terrano deixou mais acima... tb faz na boa esse percurso. Aliás, qq um faz...[:D][;)]

estava a ser irónico [;)]

novidades, ainda nada ?

Acredito que não :(

Tambem ando a procura de um, por valores mais baixos e o mercado parece que anda a bombar.
Os melhores exemplares desaparecem de um dia para o outro, e quando aparece algum tem sempre um ou outro mal.
Para mim e neste caso, morar numa ponta do Pais tambem nao ajuda nada [8b]

Tambem ando a procura de um, por valores mais baixos e o mercado parece que anda a bombar.
Os melhores exemplares desaparecem de um dia para o outro, e quando aparece algum tem sempre um ou outro mal.
Mas essa ponta do país tem locais espetaculares para andar de jipe.
Despacha-te

quando aparecer um bom exemplar faz os 300~400 kms que vale a pena.

eu nunca deixei de comprar um carro por estar longe, salvo se não tiver confiança no que vejo nas fotos é que não me faço á estrada.

Back