Bem vindo e boa escolha!!!! Um samuca a mais nunca é demais.
Essa do motor a diesel dar muitos problemas ainda não entendi... o meu é a diesel e sinceramente já muitas coisas deram problemas menos o motor.
Os conselhos que tenho para te dar são na base da experiencia portanto convem confirma-los com quem perceba.
- Embraiagem: Depois de muda-la e ter-me deparado com o disco ainda a meio andei a fuçar e cheguei à conclusão que o cabo estava oxidado e o parafuso do pedal desapertado. O carro trepida bastante e tudo o que seja de aperto convem ser checkado de vez em quando. Tambem o facto do cabo ter uns 2 metros e passar mesmo por cima do motor e apanhar "entaladelas" tem interferencia.
- Motor / Turbo: Gosta de oleo bom e novo. Por norma só Castrol TXT (recomendado pela marca). O turbo tem tendencia para zunir quando o oleo começa a perder qualidades.
- Conforto: Esqueçe!!!!!!! Podes minimizar a situação com umas jantes mais largas e / ou tirando uma lamina à suspensão e / ou uns amortecedores regulaveis.
- Refrigeração: A ventoinha no Verão tá constantemente a disparar ... solução: Mete a chapa da matricula um pouco mais para baixo (é que onde ela está fixada existe uma entrada de ar para o radiador!!!!) e um corta corrente com interruptor no tablier.
- Pneus: compra dois conjuntos. Uns para Mato (Fedima Extreme ou Sirocco é o que recomendo, são 3 B's - bom, bonito e barato) e outros para estrada.
- Carroçaria: Cuidado com a chapa onde assentam os pontos de apoio dos bancos!!! Têm tendência a "rasgar" com o peso, saltos e etc.... Tambem as dobradiças são tipo m****!!!
- Transmissão: Lubrificar as cruzetas e veios, andar sempre em cima dos niveis e viscosidade das valvolinas dos diferenciais e caixas. A seguir a cada ida para o mato, lavar a parte de baixo muito bem - agua com fartura. A principal fonte de trepidações anormais (pois trepidar é normal [8)])são as cruzetas a dar o berro. São peças baratas e tão lá é para isso...para partirem, funcionam como fusiveis.
Quanto as mudanças, isso da primeira depende...se estiveres no meio de uma subida e não tiveres gaz...vais ver que passas de 3ª para 1ª tipo manteiga [}

]. Mas por norma é isso ...a primeira é sá para arrancar, e as vezes nem isso.
Os hardtops são um bom compromisso para o inverno ... podes encontra-los a partir de 400 / 450 eurois, até mais barato se procurares / regateares bem.
Antes de comprares convem veres se existem indicios de reparação recente (tinta onde não deveria haver, chassis com pontos de soldadura recentes, etc...) e veres a compressão do motor (carro a trabalhar tiras a vareta do oleo e se ele se espumar/fumar muito é pq tá na m****). Ou então agarras na matricula pedes o livro das inspecções (util para saber os Kms reais) e investigas.
Espero que os meus conselhos te sejam uteis, e boa sorte na procura.
Se disse alguma baboseira, corrijam-me que eu agradeço.
CumprimenTTos