Compra de segundo carro

Ridler

New member
  1. Que tipo de carros gostas? tudo menos SUV
  2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? A ou B
  3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Fiat, opel, hyundai
  4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? muito raramente.
  5. Precisarás de levar carga com frequência? Não. No máximo as compras do supermercado
  6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Será uma 2ª viatura, realizará no máximo uns 5000 km ano.
  7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Não
  8. Os consumos terão grande importância? Dada a reduzida quilometragem nem por isso
  9. A potência do motor terá grande importância? Nem por isso.
  10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não
  11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? 2000€
  12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado.

Boas noites. A Maria está a tirar carta de condução e como tal pretendo adquirir uma segunda viatura cá para casa, pretendo algo simples e relativamente pequeno, no fundo vai ser nesse carro que ela vai aprender a conduzir, por isso não pretendo nada muito dispendioso nem muitos gadjets, equipamento a única coisa que não abdico é de direção assistida.

É uma viatura secundária, vai servir para pequenas deslocações, realizadas nos arredores de Lisboa, dificilmente terá de transportar carga e possivelmente o mais parecido que verá com uma Auto-Estrada será o IC19, a maria queria um diesel, mas com esta quilometragem não consigo justificar essa opção, pretendo um motor que acima de tudo seja agradável de utilizar e sem grande complexidade mecânica, não preciso de muita potência ou velocidade.

Daquilo que gostamos julgo que o Fiat Panda será a melhor opção, pelo menos é o mais fácil de arranjar, outras opções hyundai Getz ou um Opel Corsa B.

Exclusões apenas viaturas do grupo VAG, a pior experiência que tive com uma viatura foi com eles e fiquei de tal forma traumatizado que prometi a mim mesmo nunca mais dar dinheiro a esse grupo/marca.

Do que já pesquisei selecionei estes, mas são apenas prospeção de mercado, não tenho muita urgência na compra.

https://www.standvirtual.com/anuncio/opel-corsa-1-2-16v-sport-ID8OR19e.html

https://www.standvirtual.com/anuncio/fiat-panda-1-2-dynamic-ID8P2HQA.html

https://www.standvirtual.com/anuncio/hyundai-getz-1-1-active-ID8P31AI.html

https://www.standvirtual.com/anuncio/renault-modus-1-2-confort-clim-ID8P3mx3.html

Aceitam-se outras sugestões bem alertas para problemas crónicos de alguns dos veículos que estou a ponderar.

o tópico está no lugar errado. pede a um moderador para o mover.

em relação ao panda, pode ser uma boa aposta. ou então um C3, fiesta ou punto. opel corsa C consegues um facilmente por 1500, 1700€, não precisas de ir para projetos de 1993. já agora, direção assistida todos têm! [:)]

Também acho o Panda excelente opção, talvez até arranjes melhores carros mas acho que chegue e sobre para o que é pretendido, ainda é relativamente recente e tem um motor super fiável e equilibrado para o carro em questão.

o tópico está no lugar errado. pede a um moderador para o mover.

em relação ao panda, pode ser uma boa aposta. ou então um C3, fiesta ou punto. opel corsa C consegues um facilmente por 1500, 1700€, não precisas de ir para projetos de 1993. já agora, direção assistida todos têm! [:)]

Se escolher dos primeiros Corsa B (antes do restyling)... pode encontrar unidades de facto sem direcção assistida.

Mas sim, das amostras que ele colocou, todos tem.

sem especificar modelos, eu queria dizer que hoje em dia, carros do ano 2000 para cima, todos têm direção assistida. deverá haver 1 ou outro caso pontual depois disso, nada mais. e sim, a minha esposa teve um corsa B sem direção assistida. era o corsa Eco de 1999 (final desse modelo). despachou-o, mas primeiro que ficassem com ele foram meses, pois interessados havia, descobriam que não tinha direção assistida e rejeitavam. que pandeireta! [:D]

sem especificar modelos, eu queria dizer que hoje em dia, carros do ano 2000 para cima, todos têm direção assistida. deverá haver 1 ou outro caso pontual depois disso, nada mais. e sim, a minha esposa teve um corsa B sem direção assistida. era o corsa Eco de 1999 (final desse modelo). despachou-o, mas primeiro que ficassem com ele foram meses, pois interessados havia, descobriam que não tinha direção assistida e rejeitavam. que pandeireta! [:D]

Sim, será raro de facto. [;)]

Quanto ao Corsa... não falta quem tenha "convertido"... era coisa que arranjando em sucatas o material necessário, ficava em 300/400€... já a contar com material e mão-de-obra.

Last edited:
aquele conseguimos "despachar", baixando o preço umas centenas na altura, para uma colega de trabalho da minha mulher, cujo filho estava a tirar a carta. o carro tinha 9 anos e esteve uns meses à venda mesmo assim, com cerca de 10/12 mil kms anuais. durou uns meses nas mãos dele, que depressa compraram um merc A daqueles de 2004 ou 2005 e um tipo da mesma cidade comprou-o, até ter aparecido há pouco tempo à venda novamente por esse dono. de vez em quando ainda via o carro estacionado à porta do trabalho do rapaz e lembrava-me sempre do filme que foi para o conseguirmos despachar. até a minha mulher, que quando o via ficava com nostalgia disse que não o queria de volta quando o viu à venda no OLX! [:D]

Back