Compra de um carro simples (usado)

Ricky5

New member
Antes de mais gostaria de dar os meus parabéns a este fantástico fórum (que só agora tive a oportunidade de me registar), que já me esclareceu inúmeras dúvidas relacionadas com carros.

A minha situação é a seguinte: Vou começar a trabalhar (em principio) daqui a +- 1 semana. Pretendo um carro simples, fiável e que não me dê muitas dores de cabeça em manutenção (que tenha pouco por onde avariar digamos assim).

Quero uma coisa mesmo muito simples e barata (500-1000€, 1200 no máximo dos máximos), visto que vou fazer um máximo de 2500 Km por ano (vai ser essencialmente para me desenrascar ao fim-de-semana, que é quando os transportes públicos são mesmo "manhosos"). De salientar que, como irei com um mecânico da minha confiança, a zona geográfica está limitada a Lisboa. Espero que me possam ajudar nisto, visto que não percebo nada de carros (daí solicitar ajuda aqui aos experts).

Desde já agradeço a todos os que já responderam. Tal como mencionei no primeiro post não percebo nada acerca deste assunto e como a carteira está muito curta neste momento queria mesmo um carro só para desenrascar este ano. Que me dizem do Nissan Micra? Sei que ultrapassa o meu orçamento, mas já me disseram que são carros simples e fiaveis. Por exemplo este ou este.

Last edited:
Não quero parecer mauzinho, mas esses Micras parecem "Dead On Arrival". Já viste a idade e Km's de cada? Só te vais meter em grandes dores de cabeça nesse orçamento, mas se mesmo assim insistires, aconselho a aumentares a zona de interesse...

Esse preço ia buscar um Honda Concerto 16i16 ou um Civic de 96 para a frente com o 1.4..

Por esse orçamento só tens uma solução: Um carro Italiano. São carros que desvalorizam muito e que por esses valores aparecem relativamente estimados.

Depois são carros com material barato e com manutenções simplificadas (motor FIRE).

Assim sendo procura:

- Fiat Panda 750 ou o 1000
Fiat Panda 750 - Bakets do AX GT - Radio CD MP3 - Económico - Excelente Motor e Chapa - Lisboa - Cars - Benfica

- Fiat Uno 45S ou 60sx

Fiat uno 60sx - Lisboa - Cars

Todos este estão equipados como motores FIRE, pelo que são carros fáceis e baratos de manter.

Tens noutra onda, os FIAT Seicento 1,1 que também já aparecem por esses valores:

VENDO FIAT CINQUECENTO DE 1999 88MIL KM LISBOA 1100? - Lisboa - Cars

Ou os cinquecentos:

FIAT CINQUECENTO - Braga - Cars

Ou os Puntos 55s ou 55SX

VENDO FIAT PUNTO 55 SX ANO 1996 - Almada - Cars

Uns mais caros outros mais baratos.. não te esqueças que independentemente do carro que compres conta com uns 300€ para um revisão completa e mais qualquer coisa que apareça.

Obrigado a todos pelas opiniões. Se calhar é melhor mesmo juntar mais alguns €€ e ter alguma coisa mais decente. Podem fechar/eliminar este tópico!

Para te responder vou pegar num post meu num outro tópico:

"No entanto, tomando ponto de partida um português, independentemente do género, que tenha 1000€, e nem mais 1 cêntimo, para investir no seu 1º carro e com carta acabada de tirar dou as minhas sugestões para contribuir para a elaboração do top e sem ordem definida!

- Citroen Saxo 1.1i pela facilidade de utilização e dimensões contidas para facilitar as manobras.

- FIAT Punto ELX 1ª geração pelo espaço oferecido, manutenção barata e modernidade qb

- Peugeot 106 1.1 que é pequeno, gasta pouco, é leve e baixo pelo que agarra-se muito bem à estrada e guia-se "como um kart"!

- Opel Corsa B 1.2 Swing foi durante muito tempo um dos carros mais vendidos de Portugal, pelo que há bons negócios por aí. Um carro simpático, com um motor disponível em baixas e que se safa razoavelmente bem em AE e percursos maiores!

- Renault Clio 1.2 RT/Chipie/Oasis que é um carro bastante confortável, leve e baixo, muito fiável com pouco consumo mas algo molengão (óptimo!)

- Renault Twingo que, embora seja a pender para o feminino, oferece imenso espaço, interiores luminosos, é fiável, económico e é óptimo para se estar com a namorada devido aos encostos dos bancos da frente ficarem quase horizontais criando uma cama que juntamente com um tecto em lona...querem melhor para umas aventuras??

- VW Golf 3 que é espaçoso, resistente e um pouco mais confortável para longas tiradas desde a faculdade até às visitas de fim-de-semana a casa dos pais a centenas de Km's!

- Alfa Romeo 145 1.4 e porquê? Gasta muito e dá problemas, mas não será um excelente candidato a um automóvel de 5 lugares relativamente confortável, com espaço qb e com um belo gostinho desportivo do motor boxer de 1,4l e 90cv (ou 1.4 TS já com 103cv)?"

Cumprimentos

Obrigado a todos pelas opiniões. Se calhar é melhor mesmo juntar mais alguns €€ e ter alguma coisa mais decente. Podem fechar/eliminar este tópico![/QUOTE

Olha que esse Punto 55SX de 1996 por 950€ está com um preço inflaccionado! Com 1000/1200€ arranjar um bote decente a gasolina de finais dos anos 90 inícios dos anos 2000! Conta sempre com uma descida no preço de venda de um usado, especialmente se for um particular! Lei da oferta e da procura!

Por esse orçamento só tens uma solução: Um carro Italiano. São carros que desvalorizam muito e que por esses valores aparecem relativamente estimados.

Depois são carros com material barato e com manutenções simplificadas (motor FIRE).

Assim sendo procura:

- Fiat Panda 750 ou o 1000
Fiat Panda 750 - Bakets do AX GT - Radio CD MP3 - Económico - Excelente Motor e Chapa - Lisboa - Cars - Benfica

- Fiat Uno 45S ou 60sx

Fiat uno 60sx - Lisboa - Cars

Todos este estão equipados como motores FIRE, pelo que são carros fáceis e baratos de manter.

Tens noutra onda, os FIAT Seicento 1,1 que também já aparecem por esses valores:

VENDO FIAT CINQUECENTO DE 1999 88MIL KM LISBOA 1100? - Lisboa - Cars

Ou os cinquecentos:

FIAT CINQUECENTO - Braga - Cars

Ou os Puntos 55s ou 55SX

VENDO FIAT PUNTO 55 SX ANO 1996 - Almada - Cars

Uns mais caros outros mais baratos.. não te esqueças que independentemente do carro que compres conta com uns 300€ para um revisão completa e mais qualquer coisa que apareça.

gostei do 1º panda, é o carro ideal para as voltas em cidade [;)]

Obrigado a todos pelas opiniões. Se calhar é melhor mesmo juntar mais alguns €€ e ter alguma coisa mais decente. Podem fechar/eliminar este tópico!

Olha que esse Punto 55SX de 1996 por 950€ está com um preço inflaccionado! Com 1000/1200€ arranjar um bote decente a gasolina de finais dos anos 90 inícios dos anos 2000 com alguma sorte e negociando bem por exemplo um a ser vendido por 1500€ e que dê para fechar por 1200€! Conta sempre com uma descida no preço de venda de um usado, especialmente se for um particular! Lei da oferta e da procura!

Vais ao standvirtual e fazes o seguinte: defines na pesquisa valor entre 850€ e 1200€, defines um ano mínimo de fabrico (1998 por exemplo) e um limite de Km's (talvez 150000Km's no máximo) e fazes pesquisar!

Deverão surgir-te cerca de 50 carros no resultado da procura e entre estes alguns belíssimos negócios!

Last edited:
Por esse preço recomendo sempre: Clio ou Punto. É escolher o que estiver em melhor estado.

Como vai ser para utilizar pouco, o Punto é capaz de ser melhor opção. Anda bem em cidade (mesmo o 1.1), relativamente fácil de conduzir, e em principio andando pouco também não deverá dar problemas. Mesmo que dê, o material é acessivel.

Se tens mecânico de confiança compra aquele que ele achar que está em melhor estado. Carros de 1000€ têm normalmente muita peça de desgaste para trocar.

Obrigado a todos pelas opiniões. Se calhar é melhor mesmo juntar mais alguns €€ e ter alguma coisa mais decente. Podem fechar/eliminar este tópico![/QUOTE

Olha que esse Punto 55SX de 1996 por 950€ está com um preço inflaccionado! Com 1000/1200€ arranjar um bote decente a gasolina de finais dos anos 90 inícios dos anos 2000! Conta sempre com uma descida no preço de venda de um usado, especialmente se for um particular! Lei da oferta e da procura!

Realmemte está caro... confesso que só vi Punto até 1000€ e nem reparei no ano. Como disseste, se for para comprar é procurar como deve ser que eles aparecem.

Por esse valor e verificando os KLM estes:

Fiat Seicento , 1.280 EUR, Massamá-norte - Standvirtual

Nissan Micra , 1.500 EUR, Alges - Standvirtual

Seat Ibiza 1.0 SE 58.000 KM, 1.500 EUR, Odivelas - Standvirtual

Esquecendo segurança passiva o Seicento é o melhor, pois acaba por ser o que tem menos para avariar e é dos mais económicos e recentes.

Esse seicento está muito catita e negociado é bem capaz de ficar em cima dos 1000€. OS seicentos são carros bastante fiáveis.

O fiat panda parece-me bem, visto que para a zona de lisboa onde vou levá-lo um carro pequeno dá imenso jeito para estacionar. Vou falar com mais algumas pessoas para tentar ver o que se consegue arranjar. Mais uma vez, o meu obrigado a todos os que contribuiram. [;)]

Back