Compra de Usado em Stand - DUA em nome do vendedor é normal?

Condutor9

New member
Boas. Deparei-me com esta situação recentemente. Automóvel à venda num stand de usados e, ao pedir para ver o DUA, o documento estava em nome exactamente do vendedor do stand. Isto é normal? Não deveria o DUA estar em nome do antigo proprietário ou do stand? Pergunto porque o vendedor nega que fosse ele o dono do carro, mas que como é dono do stand, o documento ficou com aquele nome. A verdade é que isto conta como mais um registo (no total tem 2 registos, o do dono original do carro, e este do dono do stand).

Para quem percebe melhor destas coisas de compras e vendas em stands de usados, agradeço que me esclareçam esta situação que considero bizarra. Obrigado.

Última edição:
Faz todo o sentido que esteja em nome dele ou em nome do stand.... Se o carro tivesse sido teu e entregasses a um stand deixavas o carro continuar em teu nome? Ficas responsável pelo IUC, se o stand nao o pagar, ou alguma situação legal, imagina que o carro é roubado do stand, o carro para todos os efeitos é teu...

Sinceramente não entendo o problema com os registos.... se tivesse 10 registos em 4 ou 5 anos entendia... mas nesse caso que diferença faz ter 1 registo a mais? Não valoriza nem desvaloriza mais o carro.

Ha uns anos vendi um carro a um stand, e a condição foi ser passado de nome na hora.

Já houve um caso na família em que apareceu uma multa de 180 km/h no túnel da CRIL. Felizmente resolveu-se a bem...

Eu não torcia o nariz... Até porque nem vem nos novos DUA o numero de proprietários, não é toda a gente que se lembra disso sequer.

os registos devem estar sempre no nome do stand, agora na grande maioria dos stands eles não fazem isso e muitos têm os carros à consignação. depois se venderem, como não é necessário o vendedor estar presente, vai o dono do stand fazer or egisto com o comprador e a maioria das pessoas nem sabe.

é mais um registo, é verdade, mas hoje em dia não vem nada nos DUA (aliás, já há algum tempo até). se uma pessoa acha estranho 1 carro ter 3 ou 4 registos em 8 anos, por exemplo, pode investigar mais e ver se se trata de algum stand ou profissional do ramo. não é por aí.

Hmmm, isso do registo em nome do stand depende.

O meu carro atual é importado e foi comprado a um stand relativamente ao qual tenho alguma confiança.

O carro apenas tem dois registos, o meu e o do dono anterior.

"Ganhou" o meu registo quando paguei o sinal e foi pedida a matrícula Portuguesa.

Confesso que não tenho conhecimento de muitas situações em que o carro esteja registado em nome do stand, e na qualidade de comprador, iria questionar esse facto.

Faz todo o sentido o carro estar no nome do stand e não do antigo proprietário, nem todos os carros se vendem no dia seguinte, alguns ficam lá bastante tempo, são experimentados por várias pessoas e inclusive não é de todo incomum serem utilizados pelos donos dos stands para deslocações.

Há uns anos um familiar trocou um carro num stand com oficina dando de retoma o anterior e o mesmo não foi trocado de nome. Acontece que esse carro chegou a ser utilizado como veículo de substituição para os clientes da oficina (meios pequenos, é fácil confirmar isto na 1a pessoa), e ao fim de uns tempos foi vendido a outra pessoa de outro concelho, não foi mudada a propriedade e o homem telefonava ao antigo proprietário porque lhe queria mandar o dinheiro para comprar o selo e enviar para ele :sh)
Não facilitem.

Boas. Deparei-me com esta situação recentemente. Automóvel à venda num stand de usados e, ao pedir para ver o DUA, o documento estava em nome exactamente do vendedor do stand. Isto é normal? Não deveria o DUA estar em nome do antigo proprietário? Pergunto porque o vendedor nega que fosse ele o dono do carro, mas que como é dono do stand, o documento ficou com aquele nome. A verdade é que isto conta como mais um registo (no total tem 2 registos, o do dono original do carro, e este do dono do stand).

Para quem percebe melhor destas coisas de compras e vendas em stands de usados, agradeço que me esclareçam esta situação que considero bizarra. Obrigado.

Em nome do Stand não via problema, em nome do dono do stand pode ter outro objectivo por trás, uma empresa (stand) é obrigado a dar um ano de garantia, um privado (vendedor) não, poderá ser por aqui que o carro esteja em nome do vendedor?

Boas. Deparei-me com esta situação recentemente. Automóvel à venda num stand de usados e, ao pedir para ver o DUA, o documento estava em nome exactamente do vendedor do stand. Isto é normal? Não deveria o DUA estar em nome do antigo proprietário? Pergunto porque o vendedor nega que fosse ele o dono do carro, mas que como é dono do stand, o documento ficou com aquele nome. A verdade é que isto conta como mais um registo (no total tem 2 registos, o do dono original do carro, e este do dono do stand).

Essa situação é perfeitamente normal e a mais correcta, o stand aceitar a viatura e ter as viaturas registadas em nome do stand para efeitos de impostos, embora muitos stand's optem por deixar no nome do antigo proprietário, o que muitas vezes acaba por dar galha quando surge IUC para pagar ou outras coisas e o carro ainda está registado no nome do dono anterior., quanto nº de registos isso hoje já não aparece no DUA e não é algo muito relevante.

Hmmm, isso do registo em nome do stand depende.

O meu carro atual é importado e foi comprado a um stand relativamente ao qual tenho alguma confiança.

O carro apenas tem dois registos, o meu e o do dono anterior.

"Ganhou" o meu registo quando paguei o sinal e foi pedida a matrícula Portuguesa.

Confesso que não tenho conhecimento de muitas situações em que o carro esteja registado em nome do stand, e na qualidade de comprador, iria questionar esse facto.

Essa situação apesar de normal é a errada e ilegal...

Essa situação apesar de normal é a errada e ilegal...

Mais ou menos, porque é importado.

O stand ao qual comprei carro, foi comprar o meu carro à Mercedes lá na Alemanha. Deve ter ficado com algum registo provisório eventualmente na C. R. Autómovel alemã, senão era venda de bens alheios e o stand não me podia vender o carro se ele continuasse em nome da Mercedes XXXX, GmbH.

Cá em Portugal assinei os papéis em como o stand me vendeu o carro a mim. Com a questão das inspecções, matrículas portuguesas, declarações de circulação e afins, não sei em nome de quem é que o carro estava durante todo esse processo.

O que interessa é que o stand te dê garantia da viatura... garantia essa que terá de ser no mínimo de 1 ano, sem causas de exclusão.

Quanto à questão de quem está registado no DUA... olha, desde que tenhas tudo direito... tanto te faz e esquece essa questão de ter não sei quantos registos.

Claro que interessa, se o carro está em nome do Zé e não do Stand do Zé a garantia é zero!

É isso que ele tem de "explorar" agora na possivel compra...

Se o stand dá garantia como sendo uma viatura do stand... ou se então, é como que uma venda "à consignação"/de particular... logo, sem garantia. [;)]

Voltar
Superior