Cá em casa há uma de 2009 (penso que será das últimas "fornadas"). Motor BLS (código do motor).
Entrou cá em casa com menos de 120 000 km. Neste momento, está quase com 230 000 km. Parte da vida fez revisões long life.
Apesar de conhecer os problemas mencionados acima com estes motores, ainda não os tive (e espero não vir a ter). Diga-se que só uns bons tempos depois de ter sido comprada é que soube dos ditos.
Tem levado manutenção normal e material de desgaste (discos levou uma vez desde que está cá, pastilhas também e entretanto deve precisar outra vez) e uma ou outra lâmpada. Uma bateria (na verdade, duas, Mas uma foi garantia da anterior).
Ainda não houve problemas com DPF (filtro de partículas), mas nota-se claramente que o intervalo entre regenerações é menor do que já foi. 90% dos percursos são em nacional. (9.5% em AE e 0.5% citadino [

])
Já teve que levar bimassa. Foi substituído na última revisão (200 e qualquer coisa mil), mas já dava sinal há uns bons km. A embraiagem também foi substituída, mas ainda tinha alguma vida pela frente.
Atenção ao IUC. O meu, sendo de 2009, paga cerca de 250 € (algo que me dói bastante, diga-se, mas é o que é..). Esse sendo de 2008, deve pagar um pouco menos (ainda assim, acima dos 200 €, deve ser uns 220 €).
De vez em quando, o AC liga-se sozinho, mas ainda não me chateou o suficiente para gastar dinheiro a resolver isso. [

]
Consumos, é possível fazer médias abaixo de 5l/100 km em nacional, sem enc*nar. Dependendo dos percursos e da paciência, até já consegui abaixo dos 4, mas... naaaa. No geral, devo ter média de 5l. Os meus depósitos variam entre os 4.5l e os 5.5l / 100 km.
A nível de conforto, sempre achei a suspensão bastante rija (demasiado para o tipo de carro). Não sei se é defeito ou feitio, mas a minha tem um ruído aerodinâmico na porta do condutor (e penso que do passageiro também), que se torna audível a partir dos 90-100 km/h. Na verdade, não considero a insonorização nada de especial.
O barulho do motor é muito feio e vibra um pouco mais que os 1.6 HDi desta vida e outros.
De resto, conduz-se bem. A embraiagem não é a mais leve do mundo, mas há pior. Dependendo do teu termo de comparação, a direção pode ser considerada um pouco pesada, em manobras.
Ah, é verdade. O botão da bagageira já foi à vida, era um fio partido, foi soldado.
A fechadura do depósito também já avariou, ficou trancada (por acaso, fomos por combustível antes de começar a viagem, que ia ser grande).
E a fechadura de uma porta também decidiu não trancar de tempos a tempos.
A conclusão que eu tiro é que a eletrónica das fechaduras é uma bosta. [

]