Compra não autorizada Apple/iTunes

Ecoflex

Well-known member
Boas!

O título diz tudo. Recebi um email com uma factura itunes de uma compra que eu não autorizei, mas que foi efectivamente executada (o que me preocupa mais).

O episódio dá-se nas férias quando tenho o meu filho de 6 anos ao meu lado com o Ipad, e recebo um email com a compra. Ora, tenho nas definições que todas as compras terão que ser sempre validadas com a password, algo que é impossível de ter acontecido, já que além do meu filho não saber qual é a pass, não sabe escrever. Aliás, pede-se para pesquisar os jogos para ele.

Hoje chegou a factura (2.29€) e já contactei o suporte, que me respondeu de imediato dizendo que vão fazer os possíveis para me reembolsarem. Mas a questão não é essa, porque o valor é baixo, é mesmo o facto de se ter conseguido comprar algo sem a minha autorização/passaword.

Já alguém passou pelo mesmo, e qual foi o desfecho? Há alguma explicação para tal, para além de um bug do sistema?

Boas!

O título diz tudo. Recebi um email com uma factura itunes de uma compra que eu não autorizei, mas que foi efectivamente executada (o que me preocupa mais).

O episódio dá-se nas férias quando tenho o meu filho de 6 anos ao meu lado com o Ipad, e recebo um email com a compra. Ora, tenho nas definições que todas as compras terão que ser sempre validadas com a password, algo que é impossível de ter acontecido, já que além do meu filho não saber qual é a pass, não sabe escrever. Aliás, pede-se para pesquisar os jogos para ele.

Hoje chegou a factura (2.29€) e já contactei o suporte, que me respondeu de imediato dizendo que vão fazer os possíveis para me reembolsarem. Mas a questão não é essa, porque o valor é baixo, é mesmo o facto de se ter conseguido comprar algo sem a minha autorização/passaword.

Já alguém passou pelo mesmo, e qual foi o desfecho? Há alguma explicação para tal, para além de um bug do sistema?

Verifica bem as definições. Não terias comprado alguma coisa há pouco tempo, tendo a opção de não exigir password x tempo após a primeira compra?
O ipad tem touch ID?

Verifica bem as definições. Não terias comprado alguma coisa há pouco tempo, tendo a opção de não exigir password x tempo após a primeira compra?
O ipad tem touch ID?
Não, o Ipad é de 2012 e não tem touch ID, mas mesmo que tivesse seria a minha impressão digital, nunca a dele.

As definições foi a 1ª coisa que verifiquei, e está tudo como sempre esteve, a PEDIR SEMPRE a cada compra.

Isto é muito estranho.

Confirmaste que a compra foi mesmo feita (a app apareceu no ipad, ou a música, ou o que for)? Podiam ser mails de phishing.

A password é um PIN de 4 algarismos? A minha filha, com 1 ano, subscreveu a SportTV na box da NOS sem querer. Verdade que o PIN era o por defeito (5555) e portanto mais fácil de pressionar corretamente.

Tem ainda atenção que uma criança com 6 anos já será bastante capaz de memorizar a sequência de números que são carregados pelos pais para desbloquear um telemóvel. O PIN é o mesmo para desbloquear o telemóvel e para comprar aplicações?

A minha filha antes dos 4 anos aprendeu a desbloquear o Ipad. E o PIN não são 4 números repetidos, mas ela aprendeu a sequência de forma visual. E não fez nenhuma proeza, porque já ouvi histórias semelhantes.

Penso que a password para autorizar as compras não é o pin (4 números) é mesmo uma password

Last edited:
A password é um PIN de 4 algarismos? A minha filha, com 1 ano, subscreveu a SportTV na box da NOS sem querer. Verdade que o PIN era o por defeito (5555) e portanto mais fácil de pressionar corretamente.

Tem ainda atenção que uma criança com 6 anos já será bastante capaz de memorizar a sequência de números que são carregados pelos pais para desbloquear um telemóvel. O PIN é o mesmo para desbloquear o telemóvel e para comprar aplicações?

A pass tem 4 letras e 4 dígitos, e tem 1 letra maiúscula. Não digo que seja impossível para todas as crianças, mas o meu filho nem sequer vê quando introduzimos a pass, já por causa da memória visual. Aliás, isto nunca aconteceu antes e sempre que quer um jogo novo, mesmo gratuito, tenho que colocar a pass. A única coisa que me passa pela cabeça é um bug qualquer que permitiu essa compra sem pass, mas isso é algo de muito estranho, a meu ver.

A minha filha antes dos 4 anos aprendeu a desbloquear o Ipad. E o PIN não são 4 números repetidos, mas ela aprendeu a sequência de forma visual. E não fez nenhuma proeza, porque já ouvi histórias semelhantes.
Sim, isso sim, há muito que faz isso, mas nem sequer tentamos esconder o pin de desbloqueio. A pass é que não sabe.

O suporte enviou-me um email com vários artigos como proteger as compras, com pass e outras coisas. Tenho que ver. O caricato é que as definições estão correctas como sempre estiveram e isto nunca tinha acontecido.

Virose ou algo parecido?

No iOS? Era a primeira vez que tal acontecia. Aposto mais num bug, do lado do iOS ou do lado do itunes/app store...

O ipad está com o iOS 12 beta?
É uma compra de uma app ou é uma compra dentro de uma app (in app purchase)?

Bem, sempre podes perguntar ao help desk da Apple como é que isso pôde acontecer, a ver o que eles dizem.

Existe vírus e malware, são poucos mas fazem mossa.
Agora penso que para os apanhar deve ser com aplicações manhosas.

Existe vírus e malware, são poucos mas fazem mossa.
Agora penso que para os apanhar deve ser com aplicações manhosas.

Virus em iOS nunca ouvi falar. Malware, trojans e assim, já é outra coisa, mas geralmente ficam confinados ao Safari ou a apps que corram webkit. Que infectem o sistema de uma forma global, desconheço. Mas pode haver!

Virose ou algo parecido?

Pois, não sei...

No iOS? Era a primeira vez que tal acontecia. Aposto mais num bug, do lado do iOS ou do lado do itunes/app store...

O ipad está com o iOS 12 beta?
É uma compra de uma app ou é uma compra dentro de uma app (in app purchase)?

Bem, sempre podes perguntar ao help desk da Apple como é que isso pôde acontecer, a ver o que eles dizem.

O IOS do Ipad não sei de cor, mais logo posso dizer. E foi uma compra dentro do jogo. Estou em contacto com o suporte, mas não adiantam as possíveis causas para isto acontecer.

Ainda agora estava ao telefone com um amigo que me disse que já lhe aconteceu uma situação dessas alguns muitos anos. A forma que teve de contornar isso foi manter a sessão desligada, e só liga para instalar alguma coisa, desligando de seguida.

Pois, não sei...

O IOS do Ipad não sei de cor, mais logo posso dizer. E foi uma compra dentro do jogo. Estou em contacto com o suporte, mas não adiantam as possíveis causas para isto acontecer.

Ainda agora estava ao telefone com um amigo que me disse que já lhe aconteceu uma situação dessas alguns muitos anos. A forma que teve de contornar isso foi manter a sessão desligada, e só liga para instalar alguma coisa, desligando de seguida.

É um risco grande. Em caso de perda ou roubo do aparelho como o detectas no find my iphone?

Exacto, esse é o compromisso, mas neste caso sendo um Ipad de 2012 que raramente sai de casa, o risco é diminuto.

Se o teu filho for o único utilizador do iPad podes criar uma conta sem método de pagamento associado. Assim não dá mesmo chatices.

Back