Compra segmento B novo

Bom dia,

Decidi avançar para a compra de um automovel novo a gasolina até 17 500€. Será para fazer o trajecto casa-emprego-casa de cerca de 100 km dia (maioritariamnete em nacional com uns 20 km/dia em AE).

Do que andei a ver na internet, dentro desta gama de preços vi alguns com interesse: C3, C3 Aircross, Micra, Clio/Captur. Que aconselham? Valorizo muito conforto e equipamento (e consumos como é obvio).

Penso que do segmento C por estes valores não consigo nada...

Que tipo de carros gostas? Confortáveis e equipados
Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? B ou C
Que marcas e modelos gostas e equacionas? C3, C3 Aircross, C4, Clio, Polo
Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Sim, por vezes
Precisarás de levar carga com frequência? Não
Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 25 000km
Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Nacional e alguma AE
Os consumos terão grande importância? +-
A potência do motor terá grande importância? Sim
Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não
Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Maximo 17.500€
Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Novo

Com esses valores iria para o C3 versão 1.2 de 110cv´s já com os extras todos parece-me muito bom[;)]

Talvez equacionasse também o i20.
Parece-me esteticamente interessante,bom motor e provavelmente abaixo desse plafond.

IMG-20190312-121136.png

Não ponderas um diesel ou um híbrido semi-novo?

É que se bem percebi ainda fazes 2 viagens diárias de 50 kms, ao fim do ano ainda pode fazer uma boa diferença nas despesas.

Bom dia,

Decidi avançar para a compra de um automovel novo a gasolina até 17 500€. Será para fazer o trajecto casa-emprego-casa de cerca de 100 km dia (maioritariamnete em nacional com uns 20 km/dia em AE).

Do que andei a ver na internet, dentro desta gama de preços vi alguns com interesse: C3, C3 Aircross, Micra, Clio/Captur. Que aconselham? Valorizo muito conforto e equipamento (e consumos como é obvio).

Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? B ou C
Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Sim, por vezes
Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 25 000km
Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Nacional e alguma AE
Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não

Se quiseres transportar cavalos, os filhos da Angelina Jolie ou puxar um barco, vai pelo C3 Aircross [;)]

Tendo em conta os km's que vais fazer e o tipo de percursos, a escolha mais adequada do ponto de vista económico é o gasóleo.

Por muito que os consumos dum a gasolina sejam baixos, ao fim dum ano vais assustar-te com a conta a pagar.

Bom dia,

100km dia X 21 dias úteis X 11 meses - 23100km

GPL
Diesel
Hibrido!!! Menos aconselhável dado o percurso, não ganhará muito.

Facilmente se poupa mais de 500€ em combustível anualmente.

A escolha será pela gasolina, até porque há indefinição fiscal sobre o gasoleo. Além de que neste momento o plafond é mesmo limitado e uma versao diesel seria sempre mais cara e com manutenções mais caras também.

A escolha será pela gasolina, até porque há indefinição fiscal sobre o gasoleo. Além de que neste momento o plafond é mesmo limitado e uma versao diesel seria sempre mais cara e com manutenções mais caras também.

Tens a certeza disso?
Neste momento, dadas as circunstâncias do mercado podes conseguir bons negócios nos diesel.
Mesmo em termos de manutenção não te preocupes muito com isso, hoje em dia é igual ou quase, ainda para mais a fazer nacional e ae...

O GPL também não é mal pensado, mas vais passar a vida na bomba, além da oferta ser limitada.

Ok, cada um sabe de si.

Isto é são argumentos para 10.000kms, agora 25.000 e ainda por cima Nacional e AE é muito euro mandado janela fora, contudo cada um sabe de si

PS e por alto:
Gasóleo 5x1,3x250 = 1.662
Gasolina 6,5x1,45x250 = 2.356
São 700€/ano

Só te posso sugerir o que o @Redliner comprou, como já aqui disseram C3 1.2 110.
Possuo um ds3 1.2 110 e o g consumo está nos 5.7, tenho feito cerca de 80km por dia maioritariamente em AE.
Ando devagar com alguns apertos.
Tenho apanhado trânsito (15m para arranca por dia).

Contudo, fazes muitos km, procurava diesel ou gpl.

Tendo em conta os km's que vais fazer e o tipo de percursos, a escolha mais adequada do ponto de vista económico é o gasóleo.

Por muito que os consumos dum a gasolina sejam baixos, ao fim dum ano vais assustar-te com a conta a pagar.

O paradigma está a mudar e o preço do diesel tem vindo a aumentar a aproximar se da gasolina. Se é para ser novo, a gasolina será melhor escolha que o diesel

Como o @felyzardo disse, tenho um C3 1.2 110 Puretech e até agora, com + de 12 mil Km´s feitos só tenho a dizer bem dele[;)]

O carro faz cerca de 60 Km´s dia, com médias a rondar os 5.5L/100 (raramente de aproxima dos 6.0), mas maioritáriamente em AE e por vezes faço algumas viagens de + de 700 Km´s, dado que se revela ser muito confortável e um bom estradista em AE, com consumos comedidos.

Pontos Fortes:

Motor raçudo
Conforto
Consumos
Design diferenciador

Pontos fracos:

Caixa de 5 vaga e algo imprecisa
Comportamento
Adornar excessivo em curva
Pouco apoio lateral de bancos

PS: Também acho que deverias reconsiderar por esses Km´s o carro a Gasolina, se bem que por outro lado ficas mais bem servido com o pequeno 1.2 Turbo [:D]

Tendo de ser a gasolina:

- a comprar novo, Nissan Micra

- preferia antes uma viatura de serviço, Toyota Yaris híbrido (em estradas nacionais, é onde faz bons consumos)

- por último, também ia ver a GPL (Fiat, Chevrolet, Dacia...), a poupança será considerável

Isto é são argumentos para 10.000kms, agora 25.000 e ainda por cima Nacional e AE é muito euro mandado janela fora, contudo cada um sabe de si

PS e por alto:
Gasóleo 5x1,3x250 = 1.662
Gasolina 6,5x1,45x250 = 2.356
São 700€/ano

A diferença de preço entre o litro de gasolina e gasóleo não são esses 0,15€/l que usaste nas tuas contas, neste momento são 7-8 cêntimos e para ser sincero duvido que a diferença volte a subir para valores dessa ordem de grandeza que usaste nas tuas contas, mas a verdade é que não faço "futurolgia" [:D]
E também duvido que um utilitário a gasolina gaste 6,5 l/100 na utilização descrita, o Redliner deu o exemplo do dele que não costuma sequer aproximar-se dos 6,0 l/100, eu apostava em 1 l/100 a mais no consumo do carro a gasolina face ao diesel.

Mas para tantos km por dia eu ia para algo a GPL.
É pena os Yaris híbridos serem tão caros pois como o percuso é maioritariamente nacional, quase que aposto que sairia ainda mais barato do que o diesel mesmo com a gasolina a custar mais do que o gasóleo. A chatice destes Yaris á que fazem revisões a cada 15.000km e para quem anda muito ainda faz mossa.

Eu percebo a vontade de não ter um diesel em casa, neste momento não tenho nenhum e não tenho vontade de voltar a ter mas não faço tantos km por ano em cada carro.
No meu MX-5 também vou começar a fazer 60km por dia no mínimo, com um percurso semelhante a esse e acabei foi por fazer um upgrade à scooter 125 que tinha para uma 300, mas nem foi tanto pelos custos de utilização mas sim para não meter tantos km no MX-5 e "estimar" o carrito, até porque primeiro que em termos monetários consiga poupar em combustível os custos de comprar a nova scooter...até acho que não vai acontecer [:D]

Last edited:
e um focus de serviço a gasolina, não se arranjará, agora que o focus novo anda aí? ou então numa carplus, matrizauto ou algo do género, aí com cerca de 1 ano, ano e pico? seria um compromisso muito interessante: segmento , mais espaçoso e confortável, motor com provas dadas, já não é novo, mas tem todas as caraterísticas de um, levou já alguuma desvalorização...

quem diz um focus, diz outra marca e modelo qualquer.

Tendo de ser a gasolina:

- a comprar novo, Nissan Micra

- preferia antes uma viatura de serviço, Toyota Yaris híbrido (em estradas nacionais, é onde faz bons consumos)

- por último, também ia ver a GPL (Fiat, Chevrolet, Dacia...), a poupança será considerável

Pensando em carros a GPL de fábrica, acho o Fiat Panda bem engraçado, não sei é quanto custa.
O Dacia a GPL cabe dentro do orçamento e ainda sobram uns cobres valentes para meter GPL, o meu "problema" é que não vou muito à bola com os interiores e acabamentos mais low-cost da Dacia, mas para quem viva bem com isso, acaba por ser uma proposta do melhor.

Back