Bom dia,
Estou a pensar adquirir uma VW Passat Variant GTE. Como sabem é um 1.4 TSI de 156 CV com um motor elétrico 85 kW – o que correspondente a 116 CV.
Faço cerca de 20.000 km anuais e queria fugir dos FAP, acho que um carro a gasóleo não me compensa, e encontrei uma viatura de serviço que está dentro do que pretendia em termos de valores.
Queria saber, principalmente, o que acham do motor a combustão, nomeadamente fiabilidade, consumos, andamento, etc. ?
Agradeço desde já aos que venham para ajudar a esclarecer-me.
Boas,
Tenho neste forum um tópico sobre esse mesmo assunto:
http://forum.autohoje.com/forum-geral/150762-opcoes-para-um-plug-hybrid.html
Para 20.000 km anuais em que pelo menos 30% são feitos em AE ou fora de cidade penso que a opção gasóleo tem vantagens ... mas como disse depende da utilização.
Já fiz 5 test drives do GTE (quer no Golf quer no Passat) e em principio vou fechar negocio este sábado, mas aqui fica a minha opinião tendo em conta as tuas premissas de utilização:
- O carro tem 3 modos de funcionamento: GTE, Híbrido e totalmente EV
- Andamento em modo GTE: igual ao do Passat 2.0 de 190cv
- Consumos em modo GTE: Se é para andar depressa os consumos acabam por ser para esquecer, o carro anda mesmo muito mas os consumos podem ir para os 6 a 8 litros e por ai acima
- Andamento em modo Híbrido: Perfeitamente aceitável, o motor 1.4 funciona quando é necessário.
- Consumos em modo Híbrido: Com "cuidado" podes contar com médias entre 3 e 4 litros. Conheço quem consiga fazer 2.5 litros mas fora de cidades
- Andamento em modo EV: Para andar nas calmas, velocidade máxima limitada a 130km/h (ou 150km/h já não me lembro bem)
- Consumos em modo EV: Zero de gasolina como é óbvio, podes contar com 40/45 km de autonomia em modo EV com uma condução cuidada
Em termos de fiabilidade é a mesma que o 1.4 TSI normal, sendo que nos GTE tens as baterias que têm uma garantia de 8 anos ou 160.000 km
De notar que a VW em 2017 vai introduzir baterias de maior capacidade (mesmas dimensões) nos seus modelos e-Up e e-Golf mas não sei se o Golf GTE e o Passat GTE vão ser abrangidos.
A ideia e conhecimento que tenho do carro é que se trata de um Passat com o andamento do modelo com o motor 2.0 TDI SCR de 190cv com a caixa DSG de 6 que custa 46.000 euros, sendo que o Passat GTE custa mais 1000 euros mas vem com MUITO mais equipamento e com muito mais tecnologia, vem de série com por exemplo a Suspensão adaptativa DCC que só por si vale bem a diferença dos 1000 euros.
O GTE é uma boa opção para quem conduza até 40km em cidade pois é no para-arranca de cidade que os consumos são maiores para os carros "normais", com o GTE em modo EV dentro da cidade os consumos são ZERO, e depois em modo Híbrido para as outras deslocações é possível fazer 100km por dia com um consumo abaixo de 3 litros de gasolina (a contar com os tais 40km em modo EV claro). Para quem tenha garagem então é uma maravilha, para quem não tiver garagem ou não possa recarregar o carro em casa ao no trabalho já a coisa é mais complicada.
O que eu mais gosto nos GTE é o facto de com um toque no botão que diz "GTE" o carro mudar radicalmente de atitude e comportamento, pois em modo GTE quer a suspensão quer a direcção ficam com ajuste mais ao nível de um GTI ou GTD (é ainda possível personalizar a suspensão e a direcção no setup do carro)
O maior "defeito" dos GTE (e em especial o Golf GTE) é que tendem a atrair aquelas "melgas" que se gostam de colar na nossa traseira para fazer pressão psicológica, muitos deles nem sabem bem o que é um "GTE" e tive várias dessas experiências quando andava a testar o Golf ... muitos devem pensar que é um e-Golf totalmente EV ... e depois ficam a comer pó [

]
Em conclusão, depende de como esses 20.000 por ano vão ser feitos, pois como disse no inicio a opção diesel pode ser melhor.
Abraços