Comprar carro a Stand usados

Carro Usado

Carro Usado

Vamos a ver se eu sei responder a este caso pelo que li e entendi.

Existem stands que quando faltam poucas mensalidades para serem pagas conseguem - não sei como - ficar com esse carro e dar outro em troca ao cliente. Em qualquer caso, conforme já um vendedor me informou, eu podia deixar o meu carro no stand e levar outro já que só me faltam as últimas 3 mensalidades.

Mas eu ai não sei se pelo financiamento vou ter que acabar por pagar na mesma as 3 mensalidades acrescidas aindas das outras que terei que pagar pelo novo carro, ou se é o cliente que comprará o meu carro que vai ser o responsável por acabar as 3 mensalidades em falta.

Dúvidas sobre estes negócios não faltam, mas já vi uma carrinha da marca Mercedes, com dois anos de uso, que tinha os documentos todos com a indicação de que esse carro pertencia a uma locadora financeira. Que podia comprar lá isso podia dizia-me o vendedor.

Veio ainda o vendedor explicar que esse carro tinha sido apreendido ao seu dono por falta de pagamento e colocado de novo à venda. Fiquei na dúvida de que iria ter que pagar as mensalidades em atraso do outro dono e ainda por cima pagar as minhas mensalidades de compra. O vendedor não soube explicar e eu dei à sola.

Curiosamente, um empréstimo para compra de carro é logo aprovado, mas se eu quiser crédito para uma casa ai a coisa muda toda de figura mesmo que eu tenha a mesma mensalidade para pagar.

Última edição:
um ligeiro offtopic, não compreendo como há stands que não colocam os carros no seu nome.
Além de ser "obrigatório" por lei, senão acresce multa e o antigo proprietário pode cancelar os documentos, fica sujeito a que o carro seja penhorado.

O automovelonline não é nenhum bicho de 7 cabeças, o certificado custa uns 200€ por 3 anos, mas poupa-se muito mais do que isso pois os registos tem 50% desconto e as assinaturas deixam de precisar de ser reconhecidas, ou seja, uma compra com extinção de reserva custa 66€ e depois a venda ao cliente final custa 13€.

Ora, perde 13€ neste caso, mas se deixar passar 60 dias do mod. unico paga a multa, enquanto no online paga só 50% da multa, uma transferência simples paga a custar 46€, enfim, vai em 3 anos recuperar o dinheiro e tem o problema resolvido das penhoras e da confiança com os clientes.

Não acredito que haja stands a arriscar desse modo e a passar a "bola" (risco) para os seus clientes!!!

Nem acredito em clientes que arrisquem dessa maneira.

hoje em dia é tão facil estar legal neste assunto de registos e notariado sem pagar mais por isso!

como é que o stand pede o certificado digital? Eu perguntei na CRA do porto e informaram que temos que estar inscritos numa associação automóvel (género ACAP, ARAN, etc), pois são essas associações que atribuem os certificados, e eu acho isso um absurdo!!! também questionei acerca do registo provisório e não me sabiam dar informação concreta...
se me souber dar informaçao concreta eu agradeço!

como é que o stand pede o certificado digital? Eu perguntei na CRA do porto e informaram que temos que estar inscritos numa associação automóvel (género ACAP, ARAN, etc), pois são essas associações que atribuem os certificados, e eu acho isso um absurdo!!! também questionei acerca do registo provisório e não me sabiam dar informação concreta...
se me souber dar informaçao concreta eu agradeço!

ligue, por exemplo, para a anecra, têm preço para sócio e não sócios.

Anecra

salvo erro são 180€ ou 250€ por 3 anos, vale a pena fazer por 3 anos, pois 1 ano passa depressa.

ao principio parece complicado de instalar, de usar etc, mas se não formos resistentes à mudança e perdermos um bocadinho de tempo com aquilo, dormimos muito mais descansados com o problema das penhoras, das multas, dos selos, da responsabilidade em circular com os carros e podemos vender com a confiança que está tudo legal...

LOL... A partir do momento em que ele me dizia que a garantia só cobria motor e caixa eu dizia-lhe: XAU E ADEUS...

Escumalha desta há muito por aí em stands de esquina... 99% deles não são pessoas com escrupulos ou de boa índole...
Com esse dinheiro, vai a um stand e compra novo, mesmo que não sendo o carro dos teus sonhos.

Obrigatório??? Desde quando? Nunca o foi!

por acaso viste as aspas???

pelo artigo 42º do RRA o prazo é de 60 dias.

Escrevi "obrigatório" entre aspas porque:

a partir daí existe multa
a partir daí o anterior proprietário pode pedir cancelamento dos documentos
a partir daí se houver falência, penhoras etc é responsabilidade de quem não cumpriu o prazo
se houver mudança de impressos, a partir dos 60 dias não são aceites ( e aconteceu 2 vezes recentemente com a alteração do mod2 e depois do mod único)

enfim, se quiseres eu tiro as aspas à palavra e coloco - altamente recomendável!

Por acaso não... mas isso não é razão para responderes assim.
De qualquer forma, não há nada que os obrigue eficazmente a faze-lo, dai o costume repete-se vezes sem conta...
Há de tudo, venderem carros com reserva de propriedade, sem granatias algumas, etc etc etc..
Quem está dentro desse meio sabe que há histórias que não lembram ao diabo.
Parte da culpa é de quem compra também..

(...)

Em relação à extinção de reserva, e o facto de a maior parte dos stands não registar os carros em seu nome, existem 2 situações: a 1ª é que o stand corre o risco de ter problemas mantendo a viatura em nome do anterior proprietário (imaginem que o antigo dono tem dívidas fiscais e que as finanças penhoram a viatura? o stand é que fica impedido de a vender até que a dívida fiscal seja paga..). A 2ª situação é que ao extinguir a reserva e registar em nome do stand, a viatura além de ficar com mais 2 registos (o da extinção e o do stand), fica também mais cara porque a extinção custa 63 €, o registo em nome do stand custa outros 63€ e o reconhecimento da assinatura do stand custa mais 20€, e para posterior venda, o stand tem que novamente reconhecer a assinatura e são mais 20€ - só aqui a viatura já custa mais 166 €! E além do mais, os stand não são obrigados a registar as viaturas em seu nome e com isso evitam custos extra, e também não têm facilmente acesso a registo online (isso funciona com um certificado digital que não é fornecido pela conservatória do registo automóvel, mas sim pelas associações do ramo automóvel, incrível não?)

O que está a bold é perfeitamente passível de ser contornado através do registo online.

Acima de tudo, não passar o carro para nome do stand é desrespeitar a lei, uma vez que há um prazo legal de 60 dias para regularizar a propriedade da viatura. Com sorte ainda apanham clientes, como eu, que quando vendem, ao fim dos 60 dias e mais um bocadinho, mandam apreender o carro.

Como já aqui disseram é porssível o stand pedir o certificado digital para poder aceder ao registo online. Este registo permite que o stand coloque o carro emseu nome por apenas 13€, tendo 50% de desconto em todos os actos de registo. Além disso o registo é provisório, passando a efectivo apenas no caso em que não se faça nova transmissão de propriedade no prazo de 180 dias e, quando esta for feita, custa apenas 33€, podendo este valor ser debitado ao comprador (isto está escarrapachado na lei!!). Mesmo que não fosse provisório, o nº de registos já não aparece no DUA.

Ou seja, não há desculpas para não averbar os carros em nome dos stands!

Por acaso não... mas isso não é razão para responderes assim.
De qualquer forma, não há nada que os obrigue eficazmente a faze-lo, dai o costume repete-se vezes sem conta...
Há de tudo, venderem carros com reserva de propriedade, sem granatias algumas, etc etc etc..
Quem está dentro desse meio sabe que há histórias que não lembram ao diabo.
Parte da culpa é de quem compra também..

respondi exactamente da mesma maneira que tu, se reparares, usei os mesmos 3 pontos de interrogação e o ponto de exclamação.

foi de propósito[:)], na boa.

quanto à maneira de obrigar, começa no cliente, que ao ser exigente, não só no preço mas no sitio onde compra, os "artistas de circo" que teimam em vender carros "mais barato" (especie de taxfree, pois não querem pagar impostos nem dar garantias) deixam de vender.
Como dizes e bem, parte da culpa é de quem compra, não queiram comprar lebre pelo preço de gato e depois quiexarem-se que afinal era mesmo gato..

O que está a bold é perfeitamente passível de ser contornado através do registo online.

Acima de tudo, não passar o carro para nome do stand é desrespeitar a lei, uma vez que há um prazo legal de 60 dias para regularizar a propriedade da viatura. Com sorte ainda apanham clientes, como eu, que quando vendem, ao fim dos 60 dias e mais um bocadinho, mandam apreender o carro.

Como já aqui disseram é porssível o stand pedir o certificado digital para poder aceder ao registo online. Este registo permite que o stand coloque o carro emseu nome por apenas 13€, tendo 50% de desconto em todos os actos de registo. Além disso o registo é provisório, passando a efectivo apenas no caso em que não se faça nova transmissão de propriedade no prazo de 180 dias e, quando esta for feita, custa apenas 33€, podendo este valor ser debitado ao comprador (isto está escarrapachado na lei!!). Mesmo que não fosse provisório, o nº de registos já não aparece no DUA.

Ou seja, não há desculpas para não averbar os carros em nome dos stands!

yap, é isso mesmo com a pequena diferença que paga-se sempre 33€ na aquisição e só 13€ na venda.
Neste momento já nem se existe regime transitório, apenas houve essa designação a principio para registar carros que estavam em stock com data anteriores a 31/12/2007.

(...)yap, é isso mesmo com a pequena diferença que paga-se sempre 33€ na aquisição e só 13€ na venda.
Neste momento já nem se existe regime transitório, apenas houve essa designação a principio para registar carros que estavam em stock com data anteriores a 31/12/2007.

Sim, tens toda a razão, troquei os valores.

Quanto ao regime transitório, não falei nele. Falei em registo provisório, e este existe.

Obrigada pela informação DESCONHECIDO e MrsX, vou já tratar de pedir o certificado digital; não acham incrível que a própria conservatória do registo automóvel não saiba dar informação, especialmente em relação ao registo provisório e ao registo online?? (portugal no seu melhor [8b]) E não entendo porque raio o certificado digital para registos online não pode ser "vendido" pela conservatória do registo automóvel ou pelo instituto dos registo se notariado, a que propósito são as associações do ramo automóvel a fazê-lo? :confused:

Quanto aos stands não registarem as viaturas em seu nome, essa situação é contornada se houver uma declaração de consignação da viatura de retoma (e aí já se torna legal), no entanto o stand é que corre todos os riscos! Não que eu concorde com esta situação, mas essa á uma das formas de evasão fiscal... No entanto, as finanças não andam a dormir, ainda há pouco tempo uma pessoa minha conhecida recebeu um pedido de colaboração das finanças, pois comprou uma viatura que tinha sido dada à troca num stand em Santarém, e a pessoa minha conhecida comprou-a no Porto a alguém que não era o proprietário que vinha mencionado no DUA - não houve stresses com o carro nem com o registo, o único problema é que o stand que recebeu esse carro de retoma não declarou a sua venda e as finanças queriam saber valores para depois lhe cobrarem IVA sobre a margem!! (na minha opinião, muito bem feito para o stand!, se bem que penso que se a viatura tendo já pago IVA em nova, não deveria haver lugar a mais nenhum pagamento de IVA, apenas o IRC...)

Voltar
Superior