Comprar carro até 3000€

saldanha92

New member
Bom dia a todos!

Dado o escasso conhecimento que tenho nesta área, venho pedir-vos ajuda para a aquisição de um carro que servirá essencialmente para me deslocar para o trabalho (30km ida e volta), mas também para uns passeios ocasionais de fim de semana e pontualmente uma ou outra viagem mais longa.

Que tipo de carros gostas?
Indiferente, desde que o carro seja fiável, tenha baixos consumos e manutenção barata. Em termos de extras o meu único requisito é ter AC.

Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração?
A - Citadino; B - Utilitário.

Que marcas e modelos gostas e equacionas?
Com base nas características que referi estive a ver na net Honda Jazz, Toyota Yaris, Fiat Grande Punto, Aygo/C1/107. Mas não me fecho em nenhuma marca/modelo em particular.

Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
Muito raramente. Irei andar mais frequentemente com passageiro à frente.

Precisarás de levar carga com frequência?
Compras de supermercado. Nada de mais.

Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
Assim por alto estimo que cerca de 10.000km/ano, que se irão manter nos próximos anos.

Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
Pontualmente (1/2x por mês).

Os consumos terão grande importância?
Sim, bastante.

A potência do motor terá grande importância?
Não.

Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
Tenho 3000€ para investir, um bocadinho mais se justificável. Idealmente 2500€ para o carro e 500€ para revisão, substituição de algo que seja necessário, etc.

Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
Usado, com menos de 15 anos idealmente.

Desde já obrigado pela ajuda!

Se os consumos têm grande importância eu optaria por um segmento A.
São é um bocado limitados na bagageira, mas fazem muito bons consumos.
Atenção ao segmento B, há alguns que os consumos não são nada simpáticos.

Se os consumos têm grande importância eu optaria por um segmento A.
São é um bocado limitados na bagageira, mas fazem muito bons consumos.
Atenção ao segmento B, há alguns que os consumos não são nada simpáticos.

A diferença de consumos de um segmento A é muito diferente da de um yaris/jazz, por exemplo?

O consumo não é muito diferente. O 1.0 3 cilindros do Aygo (e gémeos PSA) e do Yaris de 2005 para a frente é o mais económico, com consumos realmente bons.

Quanto ás opções que apresentas estás no bom caminho. É uma questão de veres negocio a negocio. O Fiat GPunto, apesar de não tão económico e fiável como as outras opções que falaste, é uma opção valida pelos bons preços que se conseguem.

O Yaris de 2004 do anuncio por 2800 € não era mau.

O consumo não é muito diferente. O 1.0 3 cilindros do Aygo (e gémeos PSA) e do Yaris de 2005 para a frente é o mais económico, com consumos realmente bons.

Quanto ás opções que apresentas estás no bom caminho. É uma questão de veres negocio a negocio. O Fiat GPunto, apesar de não tão económico e fiável como as outras opções que falaste, é uma opção valida pelos bons preços que se conseguem.

O Yaris de 2004 do anuncio por 2800 € não era mau.
Mas o Yaris e Jazz estão no mesmo segmento B, certo?
O Aygo sei que é o A.

Mas por acaso é precisamente no 1.0 do trio C1/aygo/107 que me baseio para dar exemplo que de facto gastam muito pouco.

Em comparação com um segmento B 1.2 de 65 / 80cv, a diferença é bem considerável.

Claro, depois perde no conforto, bagageira,etc, mas não se pode ter tudo.

EDIT : ok, estavas a comparar com Yaris em virtude de ter o mesmo motor e o consumo não ser assim tão diferente.

Última edição:
Grande Punto, Fiesta, Clio, 207... Projectos bem mais recentes, com peças e manutenção mais barata que o Yaris que andam para aí a recomendar.
E acima de tudo são carros que a 120 não sentes que estás a conduzir do assento de trás, tal é a (falta) de conexão à estrada.

Grande Punto, Fiesta, Clio, 207... Projectos bem mais recentes, com peças e manutenção mais barata que o Yaris que andam para aí a recomendar.
E acima de tudo são carros que a 120 não sentes que estás a conduzir do assento de trás, tal é a (falta) de conexão à estrada.
O Yaris não conheço, mas o C1 ( e por consequência imagino que o 107 tambem ) o que não lhe falta é estabilidade.

Bom mas claro que um GPunto ou Clio III ( que conheço bem ) já são outro patamar, naturalmente.

O Yaris não conheço, mas o C1 ( e por consequência imagino que o 107 tambem ) o que não lhe falta é estabilidade.

Bom mas claro que um GPunto ou Clio III ( que conheço bem ) já são outro patamar, naturalmente.
Já tive um Yaris 1.5 em casa. Apesar de ser um modelo """"""desportivo"""""" aquilo tinha a estabilidade a "alta" velocidade de um tuk tuk.
Não tive oportunidade de o conduzir, mas segundo a minha mãe não se sentia absolutamente nada da direcção. Em velocidades de AE parecia que o carro estava a voar, tal era a sensação de desconexão às rodas.
Acabou por apanhar tantos sustos que o vendeu com 8 meses de idade.

Mas já conduzi outros Yaris dessa geração, tanto a gasolina como diesel, e posso comprovar. Pior só mesmo a direcção do Yaris de 2ª geração.
Enfim, é carro que só um fanático da marca ou fanático pela "fiabilidade" poderia aconselhar, porque aquilo nem um carro de linhas é.

Última edição:
Obrigado pelas respostas! Com base no que disseram estive a analisar e um segmento A é mais do que suficiente para as minhas necessidades. Dentro deste segmento os que mais me agradam são mesmo o C1 e 107 (o aygo parece estar sobrevalorizado).

https://www.olx.pt/anuncio/peugeot-107-IDFl7e4.html#da62f3064c
https://www.olx.pt/anuncio/vendo-peugeot-107-1-0-gasolina-IDFGAsI.html#b5ade0a7c7
https://www.olx.pt/anuncio/peugeot-107-1-0-a-c-IDFuzXS.html#b5ade0a7c7

Acham estes bons negócios ou procurariam algo diferente?

Obrigado pelas respostas! Com base no que disseram estive a analisar e um segmento A é mais do que suficiente para as minhas necessidades. Dentro deste segmento os que mais me agradam são mesmo o C1 e 107 (o aygo parece estar sobrevalorizado).

https://www.olx.pt/anuncio/peugeot-107-IDFl7e4.html#da62f3064c
https://www.olx.pt/anuncio/vendo-peugeot-107-1-0-gasolina-IDFGAsI.html#b5ade0a7c7
https://www.olx.pt/anuncio/peugeot-107-1-0-a-c-IDFuzXS.html#b5ade0a7c7

Acham estes bons negócios ou procurariam algo diferente?
O Aygo está extremamente sobrevalorizado (só demonstra a ignorância de mercado) e esses estão sobrevalorizados para o que são.
Por esses preços consegues Clios e Puntos com quilometragens semelhantes aos desses anúncios.

Viva,

Há um ano estive precisamente na mesma situação. A escolha recaiu numa skoda fabia 1.2 de 2004 com apenas 64000Km que custou 2500€.
Neste tipo de casos é muito mais importante o estado no carro em si do que a sua marca ou modelo. É importante ter tempo e procurar, procurar, procurar...

Boa sorte!

Mas o Yaris e Jazz estão no mesmo segmento B, certo?
O Aygo sei que é o A.

Mas por acaso é precisamente no 1.0 do trio C1/aygo/107 que me baseio para dar exemplo que de facto gastam muito pouco.

Em comparação com um segmento B 1.2 de 65 / 80cv, a diferença é bem considerável.

Claro, depois perde no conforto, bagageira,etc, mas não se pode ter tudo.

EDIT : ok, estavas a comparar com Yaris em virtude de ter o mesmo motor e o consumo não ser assim tão diferente.
Sim, mesmo motor no segmento A e B, acho que o consumo não é muito diferente. Realmente o 1.0 3 cilindros da Toyota é mesmo muito económico! E no Aygo/ C1/ 107 gasta ainda menos, pois o peso ajuda sempre ;). Conheço quem tenha trocado um 107 1.0 auto por um Fiesta 1.0 ecoboost de 2014 e notou logo a diferença no consumo.

Já tive um Yaris 1.5 em casa. Apesar de ser um modelo """"""desportivo"""""" aquilo tinha a estabilidade a "alta" velocidade de um tuk tuk.
Não tive oportunidade de o conduzir, mas segundo a minha mãe não se sentia absolutamente nada da direcção. Em velocidades de AE parecia que o carro estava a voar, tal era a sensação de desconexão às rodas.
Acabou por apanhar tantos sustos que o vendeu com 8 meses de idade.

Mas já conduzi outros Yaris dessa geração, tanto a gasolina como diesel, e posso comprovar. Pior só mesmo a direcção do Yaris de 2ª geração.
Enfim, é carro que só um fanático da marca ou fanático pela "fiabilidade" poderia aconselhar, porque aquilo nem um carro de linhas é.
Sempre contra os carros japoneses! [:D] E com um discurso cada vez mais marcado! [:D]

Mas falando muito a serio, pelo menos neste tipo de tópico em que o objectivo é ajudar com opiniões sensatas e imparciais, devias deixar-te disso.

saldanha92, se o segmento A é mais que suficiente, procura então C1/ 107/ Aygo, são sem duvida os mais económicos, e é uma questão de ver qual o melhor negocio (estado do carro e preço). Um conselho: não tenhas problemas em fazer ofertas mais baixas, ás vezes as pessoas baixam e bem.

Sempre contra os carros japoneses! [:D] E com um discurso cada vez mais marcado! [:D]

Mas falando muito a serio, pelo menos neste tipo de tópico em que o objectivo é ajudar com opiniões sensatas e imparciais, devias deixar-te disso.

saldanha92, se o segmento A é mais que suficiente, procura então C1/ 107/ Aygo, são sem duvida os mais económicos, e é uma questão de ver qual o melhor negocio (estado do carro e preço). Um conselho: não tenhas problemas em fazer ofertas mais baixas, ás vezes as pessoas baixam e bem.
Tão mas eu dei a minha opinião. Porque é que haveria de estar a dourar a pílula quando dinamicamente o Yaris é uma tragédia?

E não tenho nada contra carros japoneses, em específico. Esta masturbação serial de tasco, com a suposta fiabilidade e durabilidade deles é que já chateia.

Sabem se o site volantesic é fidedigno relativamente aos preços? Eles apontam que veículos deste segmento, com estes anos e quilometragem andem à volta dos 2600-2700€, comprado a particular.

Voltar
Superior