Inspecionam vocês o carro e fazem um test-drive e pronto?
Numa primeira abordagem, sim. Se estiver indeciso entre vários carros, tento remover o joio por observação e teste pessoal. Mas eu não sou mecânico, por isso, sei que há muita coisa que pode "passar ao lado". Faço isto só mesmo para eliminar da lista aqueles que "até eu vi que era um limão!"
Se passar a minha análise pessoal, pergunto ao vendedor se tem problema em levar o carro a um
check-up na marca, e se ele começar a levantar problemas, tipo "mas isso já ele fez! O carro está como novo!" então é sinal que tem medo do resultado.
Levam um mecânico convosco?
Antigamente considerei isso, agora já nem isso. Não é por maldade ou falta de profissionalismo dos mecânicos, mas simplesmente um mecânico isolado não pode detectar muitos dos problemas "escondidos" de um carro. Só com equipamento próprio (que não pode ser "carregado às costas" até ao local do automóvel) é que podem ser detectadas certas maleitas... mas sim, também há casos de mecânicos que vão lá, fingem que viram o carro, dizem que está bom e afinal tinha coisas que podia ter alertado.
Levam o carro a um centro de inspeções?
Nunca experimentei no centro de inspeções, não sei se será melhor ou pior. Só mesmo
check-up em oficina representante da marca, mas só o faço quando já estou mesmo convencido que é aquele o carro que quero, porque esses
check-ups pagam-se bem.
Peço para ver todos os registos de IPO, sim, e se o vendedor não os tiver, peço online (mas isto também se paga, infelizmente, por isso só quando já estou decidido pelo modelo é que faço esse "teste final").
E a coisa sobre a qual tenho mais curiosidade levam um leitor de OBD2?
Não, porque não acho que valha a pena. Os mais baratos, por vezes, nem funcionam (depende da marca, modelo, até do ano - 2005 pode dar, mas 2006 já não dá). Os mais caros, não justificam o preço (não ando a testar carros todos os dias), e na oficina onde fazem o
check-up ao carro eles já têm essas ferramentas de topo, apropriadas à marca, todos os modelos e de todos os anos, por isso, usem eles quando levar lá o carro e dêem-me o diagnóstico no fim.
Talvez aqueles que usam bluetooth, e podem ser actualizados de graça através de uma app, sejam um bom compromisso entre custo e benefício, mas nunca experimentei.