Eu estou a trabalhar em Madrid.
Claro que podes conduzir um carro PT aqui em Espanha. Presumo que o tenhas comprado quando ainda estavas em Portugal e que toda a tua vida lá tenhas residido, portanto é perfeitamente legítimo teres um carro português a circular nas tuas mãos em Espanha.
Errado.
Ao fim de seis meses tens de matrícular o carro em Espanha. A mim já me quiseram rebocar a moto por causa disso. Já fui à Jefatura General de Trafico buscar a papelada
A situação contrária, andar com um carro espanhol em Portugal: passas num posto de polícia onde te possam atribuir um certificado de cidadão estrangeiro residente.
Para andar com um carro Espanhol em Portugal tens de ser legítimo detentor do carro, e nao ter actividade profissional em Portugal. E só o podes ter em Portugal no máximo por seis meses.
Penso que ainda há pouco tempo houve uma polémica com médicos espanhois que trabalhavam uns dias por semana no norte do país. Os carro foram apreendidos.
Não precisas de levar nenhuma documentação (ridículo...), é só chegar, em Madrid estás cerca de 6h à espera na fila (eu não porque foi a empresa que me providenciou isto, cheguei e passei a fila toda do quarteirão..) e passam-te o certificado na hora. Este certificado é como se fosse o teu BI/NIF em Espanha e permite-te comprar carro, abrir conta no banco, etc etc.
Isso depende de regiao para regiao, mas obviamente tens de mostrar algum documento.
No caso de Saragoça, e não é o único, precisas também de apresentar um atestado de residência (empadronamiento) que se obtém na Câmara Municipal (Ayuntamiento). Não é assim tão fácil. Precisas no mínimo de conhecer algum residente.
As filas também dependem de regiao para regiao. Mas há sempre duas: para cidadãos comunitários e não comunitários. Estas últimas costumam ser muito grandes, de facto.
O Papel que te dão, é o NIE- Número de Identificacíon de Extrajero. Basicamente é um BI para estrangeiros.
Qualquer pessoa o pode fazer (quem quiser comprar carro mais barato e andar legalmente com ele em Portugal leia isto com atenção), pois não há forma de controlar que um cidadão da UE entra e sai dos países da UE quando queira e lhe apeteça.
Qualquer pessoa pode tirar o NIE > Sim, mas tem de indicar uma morada.
Qualquer pessoa pode comprar carro mais barato e andar com ele legalmente em Portugal > Errado
Não haver forma de controlar não quer dizer que seja legal.
Se em relação aos seis meses máximos que se pode ter um carro Espanhol em Portugal, é difícl fazer prova, já em relação ao exercício da actividade profissional em Portugal não é bem assim. Talvez o vulgar polícia de trânsito nao chateie, mas se apanhas a brigada fiscal, há o claro risco que detectem onde tens actividade profissional. Se for em Portugal, apreendem o carro até regularizares o IA respectivo. Fizeram isto a um jogador do Porto. não me lembro qual
O certificado tem a validade de 5 anos, mas o documento em si não tem nenhuma indicação do mesmo, portanto as autoridades portuguesas não sabem isso.
Caso sejas mandado parar em Portugal este documento é comprovativo da tua residência em Espanha. E pode ser uma qualquer morada: a minha é a daqui do escritório..
Yep. That's it.