Comprar casa penhorada às cegas

caseirinho

New member
Boa tarde!

No Portal das Finanças há um apartamento à venda que me interessa muito. Dão a morada completa, tipologia e áreas mas as Finanças nem têm as chaves da casa nem sabem mais nada acerca dela. O dono é uma empresa num paraíso fiscal...

Só isto me parece uma grande bandeira vermelha para me estar a meter numa alhada. Mas como o interesse pelo imóvel é tanto, quero pelo menos perceber os meus direitos.

Começo a elencar o que poderá correr mal.

A coisa que mais me preocupa é as Finanças apenas dizerem que "não têm conhecimento que haja arrendamento". Se por acaso houver algum contrato de arrendamento não deveria ser motivo de anulação do negócio?

Despesas extras. Já percebi por tópicos anteriores neste fórum que a venda do imóvel é livre de ónus ou encargos (i.e. é-me entregue sem hipoteca). Vejo que a jurisprudêcia isenta compradores de antigas dívidas de condomíno embora é provavelmente tenha de ir a tribunal para fazer valer esse direito...

E naturalmente o estado do imóvel que nem vamos poder ver! Conhecemos um prédio geminado a esse pelo que sabemos como são os interiores. O preço base está tão abaixo do valor de mercado que até se tivesse havido ali uma fogueira continuaria a valer a pena.

Como tenho a morada vou tentar dar uma vista de olhos ao prédio, quiçá aferir quem faz a gestão do condomínio e tentar pedir-lhes informações (perguntar não custa).

Têm algum conselho para mim? :)

O risco dessas compras é elevado, mas quem não arrisca não petisca.

Lembro-me de um caso de um apartamento desses vendidos pelas finanças que tinha sofrido um incêndio e quem o comprou só teve conhecimento posteriormente. Estava sem condições para ser habitado e de certeza que não compensou face às obras que teve de realizar, mas é um caso no meio de outros tantos que correm bem.

É sempre um risco...

O problema é que as finanças atuam sem escrúpulos nenhuns... querem é o guito e depois lavam as mãos...

Pelo o que sei isso é um 31...

Compras, pagas... Depois tens fazer uma espécie de requerimento para entregarem as chaves, sim, porque quem tem as chaves é o proprietário. O tempo que isso demora não faço ideia, mas como são cenas com as finanças é o lindo. E no final como eu acho que ninguém entrega a casa de boa vontade, deve estar muito porreira por dentro.

Compras, pagas... Depois tens fazer uma espécie de requerimento para entregarem as chaves, sim, porque quem tem as chaves é o proprietário. O tempo que isso demora não faço ideia, mas como são cenas com as finanças é o lindo. E no final como eu acho que ninguém entrega a casa de boa vontade, deve estar muito porreira por dentro.

Mas o proprietário (seja lá quem esteja por trás dessa off-shore) está incontactável... O que me disseram nas Finanças é que iam arrombar a porta com a presença da polícia...

Nao dá para arrombar a porta?

Estou numa situação parecida, mas não consigo descobrir quem é o dono/fiel depositário/banco onde o imóvel está...

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Depois da compra: ó proprietário faz o que quer a não ser que a escritura seja manhosa ou que se comprometa a outra coisa por contrato escrito.

Em relação ao negócio em si, o melhor é consultar um advogado e perder o amora a 100€.
Bitaites: qq manda. Mas qd é a sério trabalha-se com advogados.

O auto de arrombamento, já assisti a varios, é algo complicado, requer a presença de elementos das finanças, administrador de condominio, PSP, serralheiro, e novo comprador. Se for só arrombar e não haver bens no interior, fixe, senão requer relação dos bens e nova penhora para as finanças para posterior venda e o novo comprador (do imovel) fica como fiel depositario, já vi bons negocios com tudo limpinho e outros que foi mais complicado.
As finanças, na falta de fiel depositario, e na falta de mais elementos, entregará o imovel com esse auto de arrombamento.

Também pode ser boa ideia comprar um drone com câmara baratucho para tentar espreitar lá dentro...

Conheço quem tenha comprado nesta situação e o que encontrou danificado foram rodapés e chão de madeira riscado (provavelmente por cães), com um drone muito dificilmente se vê isto...

Conheço quem tenha comprado nesta situação e o que encontrou danificado foram rodapés e chão de madeira riscado (provavelmente por cães), com um drone muito dificilmente se vê isto...

Depende mas por acaso estava mesmo a pensar em cenários de destruição por incêndio ou outros...assumo que à partida canalização, chão e rodapés, pintura de paredes e cozinha é para levar tudo novo.

Voltar
Superior