Comprar Mazda MX-3

Crazyslayer

New member
Boas pessoal, sou novo aqui no forum e gostava de pedir alguns conselhos. Tenho um carro comercial, um Renault Clio 1.9D de 95' para as minhas voltas do dia-a-dia, mas gostava de ter um desportivo para as voltas ocasionais, algo barato, e tenho uma grande paixão pelos desportivos antigos, tipo inicio da década de 90.

Um em particular sempre me chamou a atenção, o Mazda MX-3.

Ando em conversa com o vendedor de um, o 1.8 de 130cv. O carro é de 93', tem 143mil kms e o gajo está a vendê-lo bastante barato até.

Agora vem o enorme senão! Pelo que ele diz não anda no carro há quase 2 anos, e o resultado é que o carro neste momento já não pega! Já mudou de bateria, mas nada, dá sinal de motor de arranque mas não pega, diz ele que fica a fazer um barulho estranho.

Andamos a tentar resolver o problema e se o carro for arranjado, se não for nada grave e caro, estou a pensar ir em frente com o negócio.

Que opinião têm acerca deste carro? Será uma boa compra? Adoro também Celicas, 323F, Calibras e afins, mas este Mazda é a minha paixão.

Opiniões.

Qual será o problema do carro, e se é uma boa compra.

Cumps!

Eu preferia um Honda sem dúvida

Esse V6 é manhoso e precisa de muitas idas ao estaleiro, ainda por cima esse nem pega

Eu comprava um CR-X 2nd gen, ou até mesmo um del sol ou então um Civic V-Tec ou VTi

Posso gostar de Hondas, ou vou ser banido?

Isto há cada um

Cada um tem os seus gostos.

O que não invalida que quando alguém pede uma opinião não tentemos ser imparciais, desvalorizando a opção da outra pessoa...ainda por cima sem saber as razões que motivam a sua escolha.

Se não, também posso dizer, isto há com cada um...agora o motor não presta (sem saber porque não pega...e muito menos se o diferencial de preço justifica que se possa ter mais alguma despesa a colocá-lo em ordem) só porque sim.

Curiosamente o user mencionou outras opções, por exemplo um Celica pode bem ser uma boa opção.

Se bem que quando temos sonhos, devemos persegui-los "no matter what" [;)]

Eu sei que isto é um pouco OT, mas alguem me pode dizer quais as vantagens de um 1.8 V6?Porque não 4cil?

Quanto ao tópico, se vires que é só porque o carro não trabalha há muito tempo e de resto está bom, mesmo que gastes uns € não é por ai(Se os tiveres para gastar claro).
E ficas com o carro que gostas[;)].

Última edição:
Cada um tem os seus gostos.

O que não invalida que quando alguém pede uma opinião não tentemos ser imparciais, desvalorizando a opção da outra pessoa...ainda por cima sem saber as razões que motivam a sua escolha.

Se não, também posso dizer, isto há com cada um...agora o motor não presta (sem saber porque não pega...e muito menos se o diferencial de preço justifica que se possa ter mais alguma despesa a colocá-lo em ordem) só porque sim.

Curiosamente o user mencionou outras opções, por exemplo um Celica pode bem ser uma boa opção.

Se bem que quando temos sonhos, devemos persegui-los "no matter what" [;)]

Percebes o que quer dizer o pronome pessoal "Eu"?

Continuando e com o intuito de ajudar o user que abriu o topic, um V6 é sempre um V6, embora este não seja nada de especial tem bloco em alumínio e 24v

É suave e gosta de ser levado a altas rotações, mas continuo a dizer perde para o inline 4 VTEC

Não sei qual o preço mas talvez preferisse outro tipo de carro

Posso gostar de Hondas, ou vou ser banido?

Isto há cada um

Gostar é uma coisa, fazer disso a única marca de automóveis na Terra é outra. Ele pediu a opinião sobre um Mazda, e que eu saiba a Honda ainda não comprou a Mazda! Irrita-me isto de as pessoas só verem uma marca à frente, fazer o quê? :sh)

Percebes o que quer dizer o pronome pessoal "Eu"?

Continuando e com o intuito de ajudar o user que abriu o topic, um V6 é sempre um V6, embora este não seja nada de especial tem bloco em alumínio e 24v

É suave e gosta de ser levado a altas rotações, mas continuo a dizer perde para o inline 4 VTEC

Não sei qual o preço mas talvez preferisse outro tipo de carro

Conheço, eu próprio o usei. E tu conheces o que quer dizer "Esse V6 é manhoso e precisa de muitas idas ao estaleiro"?

Mas este motor já está a melhorar com o passar do tempo...agora já só é "não seja nada de especial".

Como eu e o JoelM dissemos, acho que deves ver em pormenor o carro...mesmo que tenhas de gastar mais algum, depende dessa análise em pormenor, sempre é o que desejas.

Fora disso, dos que mencionaste, considero o Celica uma boa aposta...desde que consigas achar um em bom estado (isto é, não xuningado e estragado, o que não sei se é fácil).

Gostar é uma coisa, fazer disso a única marca de automóveis na Terra é outra. Ele pediu a opinião sobre um Mazda, e que eu saiba a Honda ainda não comprou a Mazda! Irrita-me isto de as pessoas só verem uma marca à frente, fazer o quê? :sh)

Eu disse que era a única opção?

Podia aconselhar um Toyota ou um Nissan mas claramente não se encontram ao mesmo nível de preços, supondo que é algo a rondar os 3/4k €

Se for por causa da Mazda um RX-7 poderá ser opção mas mecânicos para mexer num rotor não vai conseguir facilmente e nada agradável para a carteira

Conheço, eu próprio o usei. E tu conheces o que quer dizer "Esse V6 é manhoso e precisa de muitas idas ao estaleiro"?

Mas este motor já está a melhorar com o passar do tempo...agora já só é "não seja nada de especial".

Como eu e o JoelM dissemos, acho que deves ver em pormenor o carro...mesmo que tenhas de gastar mais algum, depende dessa análise em pormenor, sempre é o que desejas.

Fora disso, dos que mencionaste, considero o Celica uma boa aposta...desde que consigas achar um em bom estado (isto é, não xuningado e estragado, o que não sei se é fácil).

O motor propriamente dito não vale nada apesar dos aspectos que referi, continua a perder para um mero 4 cilindros

O carro em si, é preciso ter em atenção as suspensões que as de origem são fracas

E não odeio este carro, um conhecido meu tem um e apesar de só dizer "isto é que anda, dá 240, é v6 e basta, etc, etc", não acho o carro mau agora quase endeusar o carro pelo motor que tem

Última edição:
O melhor é ver o que esse mx3 precisa, e fazer bem as contas ao preço e disponibilidade de peças.

O preço do material não costuma ser nada simpático.

O MX-3 acaba por ser uma versão coupé do 323 BG (1989), tem alguns upgrades o que o torna mais focado na dinâmica.
Os motores da série K são motores tecnicamente bastante evoluídos para a época, se bem mantidos e utilizados apresentam uma boa longevidade, não são raros os exemplares acima dos 300 mil kms. No entanto considera-se os blocos da série B (1.5, 1.6) mais resistentes e tolerantes ao mau trato e à falta de manutenção sendo o B6D uma optima aposta para posterior sobrealimentação devido à resistência inerente nestes motores.
Muita da mecanica é emprestada do 323 destaque por exemplo a suspensão traseira TTL com afinação especifica que possuem um ligeiro efeito autodirecional em curva beneficiando a agilidade do carro. O comportamento está portanto em bom plano, seguro e eficaz.
De resto são carros suaves e bem concebidos, não considero no entanto o MX-3 como um verdadeiro desportivo, nem deve ser encarado, vejo-o como uma versão vistosa do 323. Como tal se querem um mazda verdadeiramente desportivo devem-se virar para um MX-5 ou um RX-7[br:)]

Eu disse que era a única opção?

Podia aconselhar um Toyota ou um Nissan mas claramente não se encontram ao mesmo nível de preços, supondo que é algo a rondar os 3/4k €

Se for por causa da Mazda um RX-7 poderá ser opção mas mecânicos para mexer num rotor não vai conseguir facilmente e nada agradável para a carteira

O motor propriamente dito não vale nada apesar dos aspectos que referi, continua a perder para um mero 4 cilindros

O carro em si, é preciso ter em atenção as suspensões que as de origem são fracas

E não odeio este carro, um conhecido meu tem um e apesar de só dizer "isto é que anda, dá 240, é v6 e basta, etc, etc", não acho o carro mau agora quase endeusar o carro pelo motor que tem

É um motor com 130cv e uma melhor suavidade que qualquer concorrente da altura. Quem é que está e endeusar o carro?
Se ser V6 com esta cilindrada fosse algo perfeitamente racional haveria mais marcas a fazê-los. É claro que se torna óbvio que o motor V6 acaba por ser interessante por outros motivos que não a potência disponível ou a verdade dos números. Isso não faz dele um melhor ou pior motor, mas para o carro em questão acaba por ser uma caracteristica interessante que lhe dá personalidade.
A mazda nesta época era uma marca bastante inovadora com os seus Rotary, V6 de pequena capacidade e o 2.3 com ciclo miller. Politicas que acabaram por dar um mau resultado financeiro.

alguma info do V6.
http://www.tsentraal.ee/mx6/engine/SAE920677.htm

Última edição:
Tal como o FernandoAC disse: "É claro que se torna óbvio que o motor V6 acaba por ser interessante por outros motivos que não a potência disponível ou a verdade dos números. Isso não faz dele um melhor ou pior motor, mas para o carro em questão acaba por ser uma caracteristica interessante que lhe dá personalidade."

Não estou nada a endeusar, eu nem conheço o carro, e para mim a Mazda é apenas mais uma marca.

Mas só o facto de ser um carro diferente, de ser um motor com mais cilindros, dá-lhe quanto a mim alguma vantagem...pelo menos vale a pena investigar. O meu modesto BP18 é que não é nada de especial de certeza eheh vale pela robustez e fiabilidade...até agora.

O resto deixo para o autor do tópico que parece interessado no carro...nada mais. Ao menos não vai para os já desgastados (não que não sejam bons...foram óptimos) CRX, VTI's e similares...que o estado desses no mercado de usados e/ou o preço que se pede por eles é alto.

Para o user que criou o tópico, tenta apurar o que têm de mal o veículo, pois essa versão não vendeu grande coisa no nosso país, por isso peças usadas não abundam.

Quanto ao desconhecimento sobre esse motor, que é muito, a Mazda estava apostada em fazer uma gama de motores V6 compactos, fiaveis e eficientes em consumo. Esse v6 é na minha opinião uma bela obra de engenharia, no estilo nipónico, usando o melhor à disposição. Acho o MX-3 um carro muito bonito e de estilo que é giro hoje e daqui a mais 20 anos.

Eu gosto bastante do carro, mas não é a única coisa que vejo à frente, atenção. Se o carro não for nada de especial segundo os entendidos, ou overpriced, o que duvido, então vou para outra escolha. CRX são bastante populares, é Honda e basta, mas isso também os torna mais caros. Um Celica de 90 ou 91 também era excelente, mas para achar algo desse tipo em condições gasto mais de 3000€, pelo 2.0 de 150cv.

Também tinha a hipótese do MX-3 1.6 de 110cv, que é algo mais suave e económico, porque eu não preciso de uma grande máquina, queria apenas um desportivo razoável, e vistoso, que eu olhe para ele e pense: Fogo, gosto mesmo deste carro! E que dê gozo de conduzir, mesmo que nos dias de hoje não convenha muito andar sempre a abrir, isto não está para brincadeiras com os senhores agentes....

Escolhi o MX-3 1.8 porque o vendedor em questão mo vende por volta dos 1500€, enquanto um 1.6 em qualquer lado na net pedem no minimo 2300€.

Não sei é qual será o problema do carro. Algo elétrico? Ou mecânico? Já me disseram que podiam ser os injectores terem secado, devido à falta de uso, e que isso já custa umas notas o arranjo.

Opiniões é o que peço. É uma boa compra tendo em conta o que procuro? Um desportivo barato, fiàvel e agradavel de se conduzir? E para quem percebe disso, qual será o problema do carro?

1281387406_43452062_12-Mazda-mx-3-18-V6-Santarem-1281387406.jpg

Aqui fica uma foto da máquina em questão.

cumps!

Última edição:
Voltar
Superior