Comprar ou alugar casa

EDGAARLIVE

New member
Olá pessoal...

Na conversa com amigos no trabalho, surgiu o tema sobre "começar a vida". Entenda-se uma vida independente com uma casa...

Tendo em conta a faixa etária das pessoas que participavam na conversa, 21-30 anos, uns casados e com casa própria outros a tentar dar o salto para a primeira casa, notei que quase ninguém optaria por uma casa alugada...
Eu era o único a defender que nos dias que correm, hoje, a não ser que ganhasse uma lotaria ou euromilhões, jamais (que é para não dizer nunca[:p][:p]) me meteria num crédito para comprar uma casa!
A casa alugada é simples, hoje estou cá, amanha se surgir oportunidade de emprego na China, eu vou! e simplesmente entrego a casa sem trazer complicações ou dor de cabeça atrás de mim..
Imaginem que fico desempregado...como vou pagar a casa? entrego-a ao banco? e depois no futuro? que crédito teria a minha pessoa para o banco português?!

Será que estou errado em querer hoje em dia, que tudo é tão incerto até para o próprio pessoal da função pública, apenas e só uma casa alugada? e vocês?

Comprar ou alugar?

Abraço

Neste momento, sem plafond disponível, alugar é a melhor opção.
Nunca será tua mas tens mais segurança, pagando até um pouco menos (...).
Pedir empréstimos onde o banco só te dá 80% do valor da casa e com spreads de cair para o lado...
Fora comprar eletrodomésticos, mas não é este o tema.

Depende bastante da perspectiva de cada um.

Já há um tópico sobre qual será o "melhor" momento para comprar casa num futuro +- próximo.

No meu caso, como não tenho establidade geográfica na profissão, a solução é claramente arrendar.

Com os anos que já tenho de casa alugada, já tinha pago uma boa parte de um empréstimo bancário...

Mas não vejo lógica nisso. Já mudei de casa 3 vezes na mesma cidade, já fui "virar" a outra cidade.

Não gosto de me sentir preso, e comprar uma casa, iria-me fazer sentir preso...

Com esforço e dedicação, financeiramente, até agora, tinha conseguido pagar todas as prestações e não teria "stress", tal como tem acontecido com os arrendamentos, por isso, no meu ponto de vista, muitas vezes a decisão de compra não depende do esforço/estabilidade financeira.

Última edição:
Com os anos que já tenho de casa alugada, já tinha pago uma boa parte de um empréstimo bancário...

Mas não vejo lógica nisso. Já mudei de casa 3 vez na mesma cidade, já fui "virar" outra cidade.

Não gosto de me sentir preso, e comprar uma casa, iria-me fazer sentir preso...

Com esforço e dedicação, financeiramente, até agora, tinha conseguido pagar todas as prestações e não teria "stress", tal como tem acontecido com os arrendamentos, por isso, no meu ponto de vista, muitas vezes a decisão de compra não depende do esforço/estabilidade financeira.

O problema que vejo no arrendamento é esse mesmo.

Acho que depende de cada caso, eu já estive nas duas situações e sinceramente quando estava na casa alugada custava-me muito saber que estava a pagar dinheiro para uma coisa que sabia que nunca ia ser minha. No entanto neste momento os bancos estão realmente com pouca vontade de emprestar dinheiro e os spreads estão altissimos por isso não sei qual a melhor solução...No meu caso comprei casa, mas estava a pensar construir uma e desisti porque tinha que pedir emprestimo, prefiro ter uma casa ligeiramente pior e estar paga.

O problema que vejo no arrendamento é esse mesmo.

Depende da maneira como o vês e sentes.

Eu vejo assim: Entra-me x por mês, deste x, y pode ser gasto com habitação. Isto aconteceria com empréstimo ou arrendamento, mas assim sinto-me livre, e um empréstimo já me tinha impedido de tomar decisões que tomei. [kiss]

Eu pago muito menos de prestação mensal ao banco do que pagaria se fosse arrendar exactamente a mesma casa. E no fim fico com a casa, e não de mãos completamente vazias.

Não consigo compreender o entusiasmo com o arrendamento. Justifica-se em situações muito temporárias, ou em pessoas que estão constantemente a mudar de cidade. De resto, parece-me mau negócio.

E quando se chega à reforma e não há dinheiro para pagar a renda (e não se tem nada para deixar aos filhos)...

Foi por via da exploração desse sentimento de posse e segurança, que os preços subiram e os bancos conseguiram fazer reféns boa parte da população.

Neste momento estamos numa situação em que quem tem, deve comprar pelas oportunidades que possa encontrar. E eu digo possa, pq existe muita resistência em vender um imóvel sem garantir que ficam livres da obrigação para o banco. Há por aí casas novas que podem ser boas oportunidades.

Tb devido à situação anterior, os arrendamento tb não estão baratos para serem uma real alternativa à compra a crédito.

Eu pago muito menos de prestação mensal ao banco do que pagaria se fosse arrendar exactamente a mesma casa. E no fim fico com a casa, e não de mãos completamente vazias.

Não consigo compreender o entusiasmo com o arrendamento. Justifica-se em situações muito temporárias, ou em pessoas que estão constantemente a mudar de cidade. De resto, parece-me mau negócio.

E em que condições conseguiste o CH?

E em que condições conseguiste o CH?

Não é difícil acontecer o que o Lotus descreve. Antes de comprar casa fartei-me de procurar T1 e T2 para arrendar e os que rondavam os 300€ metiam dó. Uma casa semelhante à minha atirava-se sem dificuldade para os 450€ (acabei de encontrar no casa.sapo.pt uma por 500€ (!!!)). Pago 300 de prestação.

Celebrar um contrato em que fico endividado por 30, 40, 50 anos ou não ter "responsabilidades". Prefiro a segunda. [;)]

Agora, uma pergunta, tens o crédito à quanto tempo? Não te esqueças que os juros estão baixos, e vão subir certamente e muito até o teu crédito acabar... [;)]

Há aqui muitos mitos.

Ficar endividado 30,40,50 anos? Não necessariamente. Eu fiz um crédito habitação por 40 anos e não conto estar endividado 20 anos sequer.

Ficar preso por comprar casa? Não necessariamente. Comprei casa e passados 6 meses tive uma proposta para vir para o estrangeiro. E aceitei.

Portanto, cado caso é um caso e não há verdades absolutas. Depende sempre da situação particular e concreta de cada um.

Neste momento está bom para comprar para quem não necessita de crédito (conseguem-se bons negócios). Quem não consegue crédito terá de arrendar e esperar por melhores dias. Só aconselho envididar-se para comprar casa quem consiga boas condições no banco (difícil, neste momento) e tiver uma situação profissional minimamente confortável, estável.

Há aqui muitos mitos.

Ficar endividado 30,40,50 anos? Não necessariamente. Eu fiz um crédito habitação por 40 anos e não conto estar endividado 20 anos sequer.

Ficar preso por comprar casa? Não necessariamente. Comprei casa e passados 6 meses tive uma proposta para vir para o estrangeiro. E aceitei.

Portanto, cado caso é um caso e não há verdades absolutas. Depende sempre da situação particular e concreta de cada um.

Neste momento está bom para comprar para quem não necessita de crédito (conseguem-se bons negócios). Quem não consegue crédito terá de arrendar e esperar por melhores dias. Só aconselho envididar-se para comprar casa quem consiga boas condições no banco (difícil, neste momento) e tiver uma situação profissional minimamente confortável, estável.

Tu próprio respondes aos teus mitos! [;)]

Voltar
Superior