Comprar ou arrendar?

Zedobone

New member
Bom dia,

Neste momento acham melhor ter o pouco dinheiro a render (certificados do tesouro) ou investir num apartamento?
Passo a explicar: tenho um filho a estudar longe de casa, o que implica pagar uma renda de casa. Ora se comprar evito o pagamento de renda. Mas por outro lado tenho outras despesas.
Num prato da balança tenho:
Renda: 15600€ (assumindo que não altera ao longo de 5 anos)
Do outro lado: perda dos juros, mais IMT, IMI, seguro e condomínio. Estou a esquecer de alguma coisa?

Já agora, como calcular o valor aproximado do IMI e IMT a pagar?

Agradeço a vossa colaboração.

Isso depende muito do imóvel. Se a ideia for vender novamente depois, a coisa pode correr bem ou ainda perderes mais dinheiro do que os 15k.

Pondera se é algo que dê para ficar a longo prazo e que possas arrendar caso não consigas vender.

Em 1º lugar, onde é que o teu filho estuda para ter uma renda anual de 15600 euros? Paris?
Mesmo em Lisboa que será a cidade mais cara do país, o arrendamento dum quarto nunca deverá superar os 4 mil euros anuais.

Em 2º lugar, a compra fará sentido se:

hipótese 1: o teu filho acaba o curso e pira-se dessa cidade, mas como a casa está muito bem localizada vai-se vender facilmente;

hipótese 2: a cidade onde o teu filho estuda concentra pelo menos 80% das ofertas de emprego na àrea dele, a nível nacional, ou seja, é altamente provavel que ele continue a habitar a casa durante largos anos após terminar o curso.

Em 1º lugar, onde é que o teu filho estuda para ter uma renda anual de 15600 euros? Paris?
Mesmo em Lisboa que será a cidade mais cara do país, o arrendamento dum quarto nunca deverá superar os 4 mil euros anuais.

Em 2º lugar, a compra fará sentido se:

hipótese 1: o teu filho acaba o curso e pira-se dessa cidade, mas como a casa está muito bem localizada vai-se vender facilmente;

hipótese 2: a cidade onde o teu filho estuda concentra pelo menos 80% das ofertas de emprego na àrea dele, a nível nacional, ou seja, é altamente provavel que ele continue a habitar a casa durante largos anos após terminar o curso.

É uma casa, não é um quarto! 15600€/ano em Lisboa é banal aos dias de hoje.

Ah, uma coisa importante. Se comprares casa, compra um T2 ou T3. Assim o teu filho arrenda os outros quartos a colegas estudantes. Ajuda e muito nas contas que tens a fazer.

É uma casa, não é um quarto! 15600€/ano em Lisboa é banal aos dias de hoje.

Qual a lógica de um estudante arrendar uma casa inteira só para ele? Não faz sentido nenhum. E não é uma questão de ter pais ricos. Recordo-me de quando estudava, na minha universidade não havia um único estudante que vivesse sozinho, mesmo o que andavam com carros de 70/80 mil euros no dia-a-dia.

O convivio e interação social no dia-a-dia com colegas estudantes de casa é, a meu ver, muito importante.

Última edição:
Suponho que os 15600 seja o valor total dos cinco anos. Ou seja, uma renda mensal de 260 euros. É possível, desde que não seja em Lisboa.

Entre comprar e arrendar, depende de vários fatores. Neste momento, comprar nem sempre é bom, pois o mercado voltou a subir em excesso. Ou seja, não é garantido que não percas dinheiro numa futura venda.

Qual a lógica de um estudante arrendar uma casa inteira só para ele? Não faz sentido nenhum. E não é uma questão de ter pais ricos. Recordo-me de quando estudava, na minha universidade não havia um único estudante que vivesse sozinho, mesmo o que andavam com carros de 70/80 mil euros no dia-a-dia.

O convivio e interação social no dia-a-dia com colegas estudantes de casa é, a meu ver, muito importante.

A minha prima está em Lisboa e tem um T1 só para ela. Duvido que tenha falta de convívio (até porque o curso é de comunicacao social [:D]), para além de nao ter de se preocupar com as coisas normais de quem partilha casa.

A renda de 15600€ é o valor a pagar até ao fim do curso.
O apartamento está bem localizado, perto da faculdade, mas numa zona onde ainda se pode construir bastante.

Se esta perto da faculdade, porque nao investir em comprar? Quando o filho acabar a faculdade, é uma questao de rentabilizar com o aluguer, estando perto da faculdade é sempre garantido

Se esta perto da faculdade, porque nao investir em comprar? Quando o filho acabar a faculdade, é uma questao de rentabilizar com o aluguer, estando perto da faculdade é sempre garantido

basicamente é isto, um investimento a longo prazo, e ainda por cima numa zona em desenvolvimento, nada como aproveitar agora para comprar, e tirar partido do aluguer a estudantes...

A renda de 15600€ é o valor a pagar até ao fim do curso.
O apartamento está bem localizado, perto da faculdade, mas numa zona onde ainda se pode construir bastante.

Para a renda ser de apenas 260€/mês perto de uma universidade isso é sinal de 2 coisas, ou existe excesso de oferta ou a procura não é muita... logo, investir na compra de um apartamento nessa area só mesmo se o preço for muito atrativo (60.000 / 70.000 € máx.) e haver potêncial de crescimento num futuro próximo.

Última edição:
A procura é grande. Para arrendar tivemos de ir logo que as colocações foram conhecidas. Mais um dia e já não arranjava naquele local e/ou aquele preço.
Obviamente que não estamos a falar de Lisboa, Coimbra ou Porto, mas sim de uma universidade mais pequena.
Quanto ao potencial de crescimento, o "problema" é que na zona ainda existe muitos terrenos para construi. o que pode significar, a longo prazo, um aumento na oferta.

Para a renda ser de apenas 260€/mês perto de uma universidade isso é sinal de 2 coisas, ou existe excesso de oferta ou a procura não é muita... logo, investir na compra de um apartamento nessa area só mesmo se o preço for muito atrativo (60.000 / 70.000 € máx.) e haver potêncial de crescimento num futuro próximo.

Tenho ideia que as rendas acima de 250 euros por quarto é só em Lisboa.
Há 10 anos atrás, quando ainda estudava, conseguia-se arranjar quartos em Aveiro, em boas zonas por 130 euros/mês.

Em 2009 arrendei um quarto bem no centro do Porto por 250 euros com àgua/luz/gás/internet tudo incluído no preço.

Será que os preços dispararam assim tanto nesta década?

Última edição:
Alugar a estudantes... Forte probabilidade de teres que lidar com 2 problemas: ruído e "destruição" do apartamento.

Arrendar a estudantes dá muito, muito menos dores de cabeça que arrendar a familias, acredita.

A probabilidade de uma familia não pagar a renda e barricar-se em tua casa é alta. Com os estudantes nunca ouvi falar de tal coisa.

Quanto à destruição, é mais um mito que outra coisa. Mas também é para isso que as cauções servem.
Eles fazem é muitas festas, incomodam os vizinhos todos e o apartamento vai estar sempre porco, mas também não és tu que lá vais morar por isso também não é problema.

O grande problema que vejo em arrendar a estudantes, é que se um deles decide sair a meio do ano lectivo tu ficas lixado, pois só voltas a conseguir arrendar o quarto em Setembro seguinte.

Voltar
Superior