Comprar portátil para o puto? Sugestões

Vrumm

Well-known member
Viva,

O meu filho está com 7 anos, tem um tablet há 2 anos que teve uma vida dura e agitada pelo que o Pai Natal vai trazer um mais recente.

Acontece que no colégio estão a começar a trabalhar mais com a Escola Virtual e considero que um laptop é um investimento obrigatório para a formação do miúdo.

O puto não é nada ligado na tecnologia (sai aos pais...) e, por isso, considero ainda mais importante começar a incentiva lo para se familiarizar com estos equipamentos e ferramentas.

Uma vez que o puto vive em duas casas, um laptop é a escolha obrigatória.

E chegamos à razão do meu post, o que é que recomendam para um uso muito básico e simples. Tendo em conta que será um equipamento que vai estar à sua responsabilidade e que, seguramente, daqui a 2/3 anos estará ou danificado e/ou obsoleto, por culpa do equipamento ou por exigência do petiz que do alto dos seus 10 anos já deve ter opinião mais clara do que pretenderá.

Não queria gastar mais de 350€ e, idealmente, até menos.

Qual será o best you Van buy com este budget e características?

Obrigado a quem tiver paciência e disponibilidade para ajudar. [;)]

Sugeria ver aqui, ordenado por preço: https://www.pcdiga.com/notebooks

Os Asus T100 são umas maquinas engraçadas, com o tablet destacável. Os 2 GB de RAM são uma limitação, mas os da casa ainda vão funcionando benzinho com isso.

Mas a Microsoft agora está-se baldando para esse segmento, e a qualquer momento um update do Windows 10 pode mandar o tablet para o lixo. Já me aconteceu com um outro chinês baratucho mas porreiro - primeiro foi o som ao galheiro, depois noutro update passou a encalhar no boot, e pronto [s)]

Pede um cartão de crédito da wizink e ficas com um Lenovo jeitoso que para o preço é do melhor que se arranja.

De outro modo, recomendaria uma Chrome book.

Vê por exemplo a Staples (em loja física), porque algumas tem stock off... produtos descontinuados mas com preços apelativos, nos 300€.

Sugeria ver aqui, ordenado por preço: https://www.pcdiga.com/notebooks

Os Asus T100 são umas maquinas engraçadas, com o tablet destacável. Os 2 GB de RAM são uma limitação, mas os da casa ainda vão funcionando benzinho com isso.

Mas a Microsoft agora está-se baldando para esse segmento, e a qualquer momento um update do Windows 10 pode mandar o tablet para o lixo. Já me aconteceu com um outro chinês baratucho mas porreiro - primeiro foi o som ao galheiro, depois noutro update passou a encalhar no boot, e pronto [s)]
Tenho um híbrido com 4GB de RAM e processador i5 da 3ª geração e acho-o limitado para correr Windows com Dropbox e Chrome (que é o meu browser preferido, mas é um cavalo). Não concebo como é que há portáteis novos com menos RAM e processadores De-Celeron e Atom...

De há uns tempos para cá não encontro melhor relação componentes/preço do que a da Lenovo, e o i3 da 8ª geração que está na PCDiga encaixa como uma luva nos requisitos.

Last edited:
Tenho um híbrido com 4GB de RAM e processador i5 da 3ª geração e acho-o limitado para correr Windows com Dropbox e Chrome (que é o meu browser preferido, mas é um cavalo).

De há uns tempos para cá não encontro melhor relação componentes/preço do que a da Lenovo, e o i3 da 8ª geração que está na PCDiga encaixa como uma luva nos requisitos.

Mais um voto para esse Lenovo.

Aliás, vou oferecer à minha mãe este Natal esse portátil muito provavelmente.
O netbook dela daqueles fatelas deu o berro passados uns 6 ou 7 anos e está a precisar de um novo.
Falar com o meu cota para dividir a despesa e fica decidido o presente de Natal [:D]

Já agora, não tem Sistema Operativo mas isso arranja-se fácil no Ebay/Amazon por 10€.

descartava híbridos e coisas do género com menos de 13/14'', e procurava essencialmente um portátil "a sério" de 15'' por uma questão de tamanho de tela, utilidade para muitas tarefas e para ser menos brinquedo, utiliza-lo com mais cuidado, etc.

Mais um voto para um recondicionado. Por esse valor compra-se cá/lá fora portáteis com especificações muito melhores que novo.

descartava híbridos e coisas do género com menos de 13/14'', e procurava essencialmente um portátil "a sério" de 15'' por uma questão de tamanho de tela, utilidade para muitas tarefas e para ser menos brinquedo, utiliza-lo com mais cuidado, etc.

Isso para mim tb já é uma certeza. Um híbrido não me agrada até porque para tablet já está tratado.

Quero um portátil.

Esses recondicionados, onde é que se encontram é que mais valias têm? São melhores e mais baratos?

Se a previsão do portátil for para ir para a escola, no sentido da necessidade de ser usado nas aulas ( a partir do 5º ano acho que é obrigatório), tentava comprar um de 14". São mais leves e pequenos.

E há boas soluções para correr o windows, com 2 ou 4G de RAM e memória de 64 ou até mesmo de 128G.

O Lenovo parece uma óptima compra para o valor mas para transportar frequentemente um 13.3/14 tem dimensões e peso mais adequados.

Edit: Atenção que o Lenovo não traz sistema operativo.

Last edited:
Eu se fosse a ti mudava mas era de colégio, acho que é ainda uma idade prematura para trabalhar com computadores de forma sistemática.
O meu filho tem 9 anos, de vez em quando vai ao computador dos pais, de vez em quando usa os smartphones dos pais, e é tudo.
Também vai à escola virtual de vez em quando, mas é no computador dos pais.
Aprender a usar computadores, tablets e smartphones, eles aprendem muito rápido, o que é essencial é aprenderem o tradicional, português, matemática, etc., isso é que é mais dificil.

Eu se fosse a ti mudava mas era de colégio, acho que é ainda uma idade prematura para trabalhar com computadores de forma sistemática.
O meu filho tem 9 anos, de vez em quando vai ao computador dos pais, de vez em quando usa os smartphones dos pais, e é tudo.
Também vai à escola virtual de vez em quando, mas é no computador dos pais.
Aprender a usar computadores, tablets e smartphones, eles aprendem muito rápido, o que é essencial é aprenderem o tradicional, português, matemática, etc., isso é que é mais dificil.

Talvez me tenha explicado mal.

O colégio não exige computador nas aulas, estão é precisamente a estimular a utilização esporádica da escola virtual... em casa, com os pais.

E lá em casa só há pc dos trabalhos dos Pais, portanto, não dá para ele mexer.

Daí a necessidade da compra.

Talvez me tenha explicado mal.

O colégio não exige computador nas aulas, estão é precisamente a estimular a utilização esporádica da escola virtual... em casa, com os pais.

E lá em casa só há pc dos trabalhos dos Pais, portanto, não dá para ele mexer.

Daí a necessidade da compra.

Ok, então nesse caso tudo bem. Mas vais ver que o puto não vai ligar nenhuma à escola virtual, vai querer é jogar e ver videos no youtube. [:D]

Comprei um HP sem sistema operativo na PCDiga. Na altura da black friday ficou por 279€. A qualidade não é grande espingarda mas para as tarefas básicas chega e sobra. Tem o senão de ser 15,6 mas tem um i3 e 128gb de SSD M2. Também não trazia SO mas isso não era um problema para mim pois tenho subscrições do MSDN.

Senão há codigos bem mais baratos.

Ter cracks e afins num computador é pedir por problemas. A informação que lá tenho é bem mais importante do que o risco.

Senão há codigos bem mais baratos.

Ter cracks e afins num computador é pedir por problemas. A informação que lá tenho é bem mais importante do que o risco.

Tipo isto: https://www.amazon.es/Windows-Professional-Digital-License-Download/dp/B017FLRK6I/ref=sr_1_1

Por apenas 6 €. E procurando até se consegue mais barato.

É preciso é depois ter tempo para o instalar (e descarregar). Nestes casos de coisas para miúdos é sempre um problema. Vai-se buscar à loja e ele quer é usar logo[:D]

Back