Comprar Smart Fortwo 451 - Conselhos

Tenho um F2 451 Pulse Cdi de 2010... já fiz cerca de 130 mil Kms com ele . Estou muito contente com o pequenote. Não tem DA e muito sinceramente não sinto falta, nem dou conta que não tem.

Tal como já foi falado anteriormente, evita os mhd, alguns dão imensos problemas. O meu (cdi) tem 54 cvs e até ao momento só tive um stress no sensor do fap, de resto é sempre a andar. As revisões são baratas, a última que fiz rondou os 100 €, levou óleo liqui moly 5w30 e todos os filtros. Foi fora da marca, mas mesmo na marca não são muito caras.

Em relação aos pneus, para a versão Pulse, as medidas são os mais baratas. Os da frente, 175/55 R15 tenho Bridgestone e custaram 65€ cada, os traseiros são uns Goodyear Efficient Grip Performance em 195/50 R15 e custam cerca de 55€ cada pneu. Já agora, tanto os da frente como os traseiros, com o meu tipo de condução fazem cerca de 60 mil kms.

Eu tenho o coupé, quando o comprei, era para ficar na rua... arranjei um lugar na garagem e acabei por me arrepender por não ter comprado cabrio. O cabrio em dias de muita chuva, a capota pode deixar passar um pouco de água, pode, não quer dizer que isso aconteça.

Eu adoro o carrito, levo-o para todo.

É pena pagar imenso IUC... eu paguei este mês 107€.
Thanks!

Pro acaso nem estou muito entusiasmado com a compra/ideia, mas a verdade é que a quem tenho perguntado, toda a gente está satisfeita. Curiosamente tenho ouvido mto bom feedback dos CDI, pensava é que não tivessem FAP... [;)]

tenho um 451, mas é elétrico. não paga iuc :)
Se pud€ss€ era mesmo esse que comprava, foi o Smart que mais gostei de guiar, mas custam uma pipa de massa.

Greetings!

Os pneus são em conta. Começam nos 41€ para Kumho que é bastante aceitável.

https://www.toopeneus.com/pesquisa/pneu-turismo/pneus/175/55-R15

Cumprimentos

Claro está, não esquecer que depois terá de acrescer +- 10€/pneu, para a montagem dos mesmos. [;)]

Apenas para ter uma noção, como via aquelas rodas pequenas, estava naquela de ser uma medida qlq exótica, mas aparentemente não! [;)]

(smart elétrico)
Se pud€ss€ era mesmo esse que comprava, foi o Smart que mais gostei de guiar, mas custam uma pipa de massa.

custam o dobro, sim.. dá para economizar 500-600 euros ao ano, o que paga a diferença em 7-8 anos, mais coisa menos coisa.. a partir daí é sempre a ganhar, mas há que ver se as baterias aguentam

de resto a condução é de facto mas agradável que os smart a combustão, cuja a caixa robotizada ninguém gosta muito... e pode ser espevitada se for preciso

Estou a ver que o 451 é relativamente fiável. Era mais nesse sentido que queria saber.

DriverPT que stress deu no start-stop? Foi a cena da correia?

Sobre o duro, a direcção pesada, etc eu já conduzi mais que um Smart, conheço os defeitos.
Viva, o problema era mesmo associado ao sistema s s. O carro em novo deixou a condutora apeada umas vezes. Foi resolvido pela marca e até há data tudo ok.

Mudou a correia uma vez até hoje em manutenção programada.

Consiedero-o fiável.

Cumps

Enviado do meu F1 através do Tapatalk

Podes sempre importar
https://suchen.mobile.de/fahrzeuge/details.html?id=275248098&utm_source=sharedAd&utm_medium=android

I found this offer at mobile.de:

Smart fortwo coupe electric drive.MIETBATTERIE.
First Registration: 01/2015
Mileage: 108.000*km
Fuel: Electric
Power: 35*kW*(48*Hp)
Esse carro tem baterias de aluguer, já agora tens ideia dos valores que se paga por elas?

Edit: bastava ler tudo, 65€ não me parece exagerado face aos valores da Renault nos seus elétricos e as suas limitações contratuais

Thanks!

Pro acaso nem estou muito entusiasmado com a compra/ideia, mas a verdade é que a quem tenho perguntado, toda a gente está satisfeita. Curiosamente tenho ouvido mto bom feedback dos CDI, pensava é que não tivessem FAP... [;)]

Existem os CDI de 45 cvs sem fap.

Se tiver de pagar o aluguer de 65 €/ mês, lá se vai a poupança de 500/600 €/ano...

O ideal seria sem aluguer, mas já se sabe que são mais caros.

Sou novato aqui e preciso da vossa ajuda!

Estou a pensar comprar um 451 1.0 gasolina (71cv) usado para a mulher, tem que ser caixa auto... pequeno para estacionar em todo o lado... Portanto aí não há volta a dar!

É para fazer 7-8 mil km/ano portanto gasolina e não se fala mais nisso.

Pelo que percebi o óleo deve ser um MB 229.52. Que óleo estão vocês a utilizar? 5W30? Castrol? Ou qualquer um que diga que obedece a essa norma Mercedes também funciona bem? Disse o Castrol porque gosto dessa marca noutros motores e me parece que esse EDGE LL não é assim estupidamente caro.

E a correia do alternador e bomba de água é para mudar de quantos em quantos km ou anos? Já vi noutros sítios que essa correia pode ser crítica... É para mudar a cada 50 mil km?

Algo mais que eu deva saber? Quando substituir o óleo da caixa de velocidades? E qual o óleo a utilizar? Obviamente que onde moro não há uma oficina dedicada aos Smarts e também não quero, nem tenho dinheiro..., para ir ao concessionário da Mercedes! Vai ser no Zé Manel da zona que tem muito boa fama!

Muito grato por toda a informação que me puderem prestar.

O carro é branco e é um Passion...

Estou a pensar comprar um 451 1.0 gasolina (71cv) usado para a mulher, tem que ser caixa auto... pequeno para estacionar em todo o lado... Portanto aí não há volta a dar!

Pelo que percebi o óleo deve ser um MB 229.52. Que óleo estão vocês a utilizar? 5W30? Castrol? Ou qualquer um que diga que obedece a essa norma Mercedes também funciona bem? Disse o Castrol porque gosto dessa marca noutros motores e me parece que esse EDGE LL não é assim estupidamente caro.

E a correia do alternador e bomba de água é para mudar de quantos em quantos km ou anos? Já vi noutros sítios que essa correia pode ser crítica... É para mudar a cada 50 mil km?

Algo mais que eu deva saber? Quando substituir o óleo da caixa de velocidades? E qual o óleo a utilizar? Obviamente que onde moro não há uma oficina dedicada aos Smarts e também não quero, nem tenho dinheiro..., para ir ao concessionário da Mercedes! Vai ser no Zé Manel da zona que tem muito boa fama!

Passa no tópico dos óleos se quiseres.

Em todo o caso, desde que seja um óleo que cumpra a norma, irá fazer a sua função.

Se é para fazer as coisas bem feitas e como é um usado já com alguns anos e se não houver histórico de manutenção é fazer uma revisão completa, assim que o comprares, em que substituas o que referiste, óleo motor, bomba de água, correia, óleo de caixa, óleo travões, etc

convém gastar mais algum e fazer isso que indicaram, senão vais ter um problema qualquer daqui a meses e vais odiar. pelo menos mudar óleo e filtros, correia e acessórios e óleo da caixa e travões. estes dois últimos até poderás mudar no mês seguinte, por exemplo. depois vais ter que ver os pneus e travões mais lá para a frente. assim sabes que dali não virão problemas tão cedo. que quilometragem tem a máquina?

pesquisei essa versão e é um carro que tem motor mitsubishi de 3 cilindros, no entanto tem já muitos anos se for ali de 2010, já serão cerca de 15 anos, mais ano menos ano. convém ver bem como está o interior no motor e periféricos.

Viva.

Como o criador do tópico, o 451 acabou por ser efetivamente comprado, foi um Cabrio CDI 54cv Passion, nacional, branco, que viveu lá em casa até há uns meses atrás, fez 7 anos lá em casa praticamente.
Comprado com 130 mil kms e vendido com quase 190 mil kms!

1VXepFMZZgVKyQPmO2jbI47_y7qVJpRsE

1MIcD97rtzn-vILSik1rMMScnC3_9K6mj

Deu algumas chatices, mas também o uso era muito injusto para a mecânica (percursos curtos em cidade num Diesel com FAP), mas em 7 anos acho que foi uma limpeza de FAP, uma EGR nova e uns sensores no escape (acho que lambda ou o2 ou qualquer coisa), os problemas que o carro deu foram sempre relacionados com o sistema de escape e antipoluição.

Inicialmente tinha como ideia trocar o óleo da caixa, mas como sabia que aquilo no fundo era uma caixa manual com um actuador de embraiagem, deixei andar... E acabei por nunca trocar [:D]. Refrigeração: nunca toquei nada.

Fora isso, levou:
4 pneus porque ficaram ressequidos, porque o Smart nao gasta pneus - Deduzo que pelo reduzido peso.
1 set de discos à frente.
2 sets de pastilhas à frente.
1 set de bombitos atrás.
1 correia de acessórios
Óleo e filtro todos os anos, sempre Castrol Edge 5w30 com a norma MB 229.5 acho que era isso.
Filtro de habitáculo e filtro de ar cada dois anos.
1 par de escovas limpa-vidros.
2 amortecedores e respectivos topos.

A maioria das manutenções foram efectuadas em casa, excepto os bombitos atrás e os amortecedores que acho que foi na CarClasse.
A limpeza de FAP foi feita numa oficina especializada em Mercedes Benz.

O carro foi genericamente fiável, porque, mais uma vez, repito, foi um carro que em 7 anos contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que fez deslocações superiores a 30kms, foi um bom companheiro e não tive absolutamente nenhum dos problemas de que tanto se queixam nos 451, como o actuador da embraiagem.
Todo o equipamento funcionou do primeiro ao último dia, ar-condicionado, capota, etc.

Um dado curioso: Anunciei o carro às 17h e pouco de um sábado, às 18h30m recebo uma mensagem de um potencial comprador, 2ª feira desloca-se presencialmente e fechámos logo negócio, foi o carro que vendi mais depressa na minha vida. [:D] Mas modéstia à parte, diga-se de passagem que era uma unidade atractiva (Passion, Cabrio, CDI, nacional...) e que tinha um ótimo aspecto e estava bem mantido/estimado.

A experiência foi tão boa que o substituto do 451 foi um 453, também Cabrio, também branco, também nacional e também automático, foi fazer um CTRL + C e CTRL + V para a geração seguinte, a única diferença é que é o motor a gasolina.
O 453 é um carro muito, mas muito melhor que o 451, nem há comparação possível, desconheço os novos Smart, mas arrisco-me a dizer que atendendo áquilo que o Smart representa, o 453 é o melhor Smart a se ter.

Last edited:
pesquisei essa versão e é um carro que tem motor mitsubishi de 3 cilindros.

Olha, boa dica! não fazia ideia, pensava que era bloco também partilhado com a Renault!

image.png

Por acaso ando de olho num exatamente igual mas Forfour. Esta caixa auto que os equipa é fiável? Cb32 , só para ter uma ideia, a que preço está esse Fortwo? Os usados a gasolina automaticos estão escandalosamente inflacionados...e não dá para regatear muito, pois são vendidos em dias!! surreal.

Olha, boa dica! não fazia ideia, pensava que era bloco também partilhado com a Renault!

Por acaso ando de olho num exatamente igual mas Forfour. Esta caixa auto que os equipa é fiável? Cb32 , só para ter uma ideia, a que preço está esse Fortwo? Os usados a gasolina automaticos estão escandalosamente inflacionados...e não dá para regatear muito, pois são vendidos em dias!! surreal.

O bloco Renault, foi na geração seguinte.

o 453 já acho menos smart e mais carrinho de linhas, mas se dizem que é infinitamente melhor, acredito. também um iniciou em 20087 e o outro em 2014. se vires que por 2 mil euros a mais arranjas um, porque não? mas provavelmente estarão muito inflacionados.

Obrigado Gmigas, gostei muito da tua experiência de vida com esse Smart, embora se tratasse de um CDI, mas recolho muitos ensinamentos da tua experiência!

O "meu" acabei por chegar tarde... eu sabia que era o 4º na fila e, portanto, um dos outros acabou por ter a preferência, já que o preço nem era negociável...

Esta semana irei ver outros 3, embora prefira o 451 1.0 71cv. Já não será branco! Mas é igualmente lindo... assim o dono não me roa a corda...

Senão há um 450 de 700cc (61cv, acho que significa com turbo... mais uma coisa para avariar...)

Seja o que Deus quiser...

Esta caixa auto que os equipa é fiável? Cb32 , só para ter uma ideia, a que preço está esse Fortwo? Os usados a gasolina automaticos estão escandalosamente inflacionados...e não dá para regatear muito, pois são vendidos em dias!! surreal.

Também não sei sobre a caixa de velocidades... mas não tenho lido grandes críticas em PT nem no estrangeiro... Entretanto já falei com gente na rua que tem Smarts há alguns anos e nem sequer mudaram a correia dos acessórios... nem óleo da caixa... Vale o que vale!

Eu não vou gastar mais do que 5 mil euros! Talvez 5.200 ou 5.300 se for um daqueles negócios imperdíveis por uma porcaria de uns 300€... que é o preço de uma revisão básica.

A propósito, o meu a gaizol está agora no estaleiro para mudar a distribuição toda, com bomba de água, óleo e filtro, mais os outros filtros todos (ar, habitáculo e gasóleo), e pedi para nem olharem para as pastilhas da frente porque sei que já estão a travar quase no ferro... e são 810€ já com um pequeno desconto para amigo...

Depois de comprar o meu Smart, poderei dar indicações de outros que me pareceram bons mas, sabes como são os negócios! O segredo é a alma do negócio!

Smarts tive

450 - 600cc- 54cv
450 - 700cc - 50cv
451 - 800cc - 45cv (cdi)
452 - 700cc - 61cv
454 - 1.1cc - 75cv

hoje, não tinha vendido o 450 700cc, muito fiavel, condução impec, experiencia muito boa que tive
452 de 61cv, se tivesse partido uma perna em vez de o comprar, tinha sido menos penoso :sh)

Back