Viva.
Como o criador do tópico, o 451 acabou por ser efetivamente comprado, foi um Cabrio CDI 54cv Passion, nacional, branco, que viveu lá em casa até há uns meses atrás, fez 7 anos lá em casa praticamente.
Comprado com 130 mil kms e vendido com quase 190 mil kms!
Deu algumas chatices, mas também o uso era muito injusto para a mecânica (percursos curtos em cidade num Diesel com FAP), mas em 7 anos acho que foi uma limpeza de FAP, uma EGR nova e uns sensores no escape (acho que lambda ou o2 ou qualquer coisa), os problemas que o carro deu foram sempre relacionados com o sistema de escape e antipoluição.
Inicialmente tinha como ideia trocar o óleo da caixa, mas como sabia que aquilo no fundo era uma caixa manual com um actuador de embraiagem, deixei andar... E acabei por nunca trocar [

]. Refrigeração: nunca toquei nada.
Fora isso, levou:
4 pneus porque ficaram ressequidos, porque o Smart nao gasta pneus - Deduzo que pelo reduzido peso.
1 set de discos à frente.
2 sets de pastilhas à frente.
1 set de bombitos atrás.
1 correia de acessórios
Óleo e filtro todos os anos, sempre Castrol Edge 5w30 com a norma MB 229.5 acho que era isso.
Filtro de habitáculo e filtro de ar cada dois anos.
1 par de escovas limpa-vidros.
2 amortecedores e respectivos topos.
A maioria das manutenções foram efectuadas em casa, excepto os bombitos atrás e os amortecedores que acho que foi na CarClasse.
A limpeza de FAP foi feita numa oficina especializada em Mercedes Benz.
O carro foi genericamente fiável, porque, mais uma vez, repito, foi um carro que em 7 anos contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que fez deslocações superiores a 30kms, foi um bom companheiro e não tive absolutamente nenhum dos problemas de que tanto se queixam nos 451, como o actuador da embraiagem.
Todo o equipamento funcionou do primeiro ao último dia, ar-condicionado, capota, etc.
Um dado curioso: Anunciei o carro às 17h e pouco de um sábado, às 18h30m recebo uma mensagem de um potencial comprador, 2ª feira desloca-se presencialmente e fechámos logo negócio, foi o carro que vendi mais depressa na minha vida. [

] Mas modéstia à parte, diga-se de passagem que era uma unidade atractiva (Passion, Cabrio, CDI, nacional...) e que tinha um ótimo aspecto e estava bem mantido/estimado.
A experiência foi tão boa que o substituto do 451 foi um 453, também Cabrio, também branco, também nacional e também automático, foi fazer um CTRL + C e CTRL + V para a geração seguinte, a única diferença é que é o motor a gasolina.
O 453 é um carro muito, mas muito melhor que o 451, nem há comparação possível, desconheço os novos Smart, mas arrisco-me a dizer que atendendo áquilo que o Smart representa, o 453 é o melhor Smart a se ter.