Computadores portáteis: quais as melhores opções?

Eu tenho um disco de 256gb e só tenho cerca de 70gb disponíveis. E não tenho nada de especial. Só o windows creio que são 20gb, e a tendência será sempre aumentar.

Não digo que precises já, mas se queres um pc para o futuro se calhar é preferível pagar um pouco mais e ficares mais folgado. [;)]

Para que é que precisam de tanto espaço? Eu tenho mais de 150GB livres num disco de 256 e nem sei porque é que tenho lá tanta coisa (essencialmente são vídeos dos miúdos perdidos).

Está tudo na cloud, filmes, música, fotos, etc. Até apps começam a ser todas remotas.

É preferível melhor ecrã, teclado e mais RAM, o espaço no disco é praticamente irrelevante.

Posto isso, o ano passado comprei para a minha filha um ASUS ZenBook 14 com um AMD R5-3500U e de facto é uma pequena máquina.

Mas o ecrã, meh, é assim só para o razoavelzinho.

Rasec, cada pessoa com necesidades diferentes. [;)]

Só em cursos que vou fazendo aqui e ali tenho uns 50 gb empatados...

Não é à toa que as capacidades dos aparelhos vão aumentando, tanto a nível de telemóveis como a nível de pcs.

128 gb estão completamente mortos em pc há alguns anos, e o mesmo vai acontecer para o 256gb proximamente.

Já em telemóvel o standard para baixo são os 64gb, mas quase que apostava que para o próximo ano, e a partir dos 250/300€, o standard serão os 128gb...

"1/2" de músicas ocupam não sei quantos gb, fotografias e vídeos ainda mais, ficheiros, etc.

Além disso o pc é mais glutão do que o Mac. [;)]

Última edição:
Para que é que precisam de tanto espaço? Eu tenho mais de 150GB livres num disco de 256 e nem sei porque é que tenho lá tanta coisa (essencialmente são vídeos dos miúdos perdidos).

Está tudo na cloud, filmes, música, fotos, etc. Até apps começam a ser todas remotas.

É preferível melhor ecrã, teclado e mais RAM, o espaço no disco é praticamente irrelevante.
Concordo eu também tenho um SSD de 128GB tenho cerca de 20GB disponíveis mas depois tenho um disco HDD dividido em 2 com 350GB em cada e só tenho usado metade de um, entretanto já meti mais 8GB de RAM está agora com 16GB[;)]

Também tenho orçamento até 600€. Se for uns euros abaixo, melhor.

Pelo que vejo acho que vou preferir um com processador da AMD, tendo em conta que pelas mesmas características se devem apanhar por um valor um pouco mais baixo.

Exemplos:
HP Laptop 15s-eq0026np 15.6" - 499€
https://www.pcdiga.com/portatil-hp-laptop-15s-eq0026np-15-6
A questão deste é não ter s.o., o que será mais de 100€ e aí já passará os 600€.

HP 255 G7 15.6" - 499€
https://www.pcdiga.com/portatil-hp-255-g7-15-6-2d231ea
Do que percebi, não tem USB-C, 8 GB RAM, 256GB disco.

Asus VivoBook 15 15.6" F512DA-R5BV8SS1 - 499€
https://www.pcdiga.com/portatil-asus-vivobook-15-15-6-f512da-r5bv8ss1
Não tem s.o..

Última edição:
Sabes instalar o Windows a partir de uma pen USB ou dvd? Podes instalar do site da Microsoft a versão de teste do Windows e usar indefinidamente sem umas opções de personalização.

Também podes fazer o mesmo e comprar uma Key por 2 ou 3€ e tens o problema resolvido. Tudo dentro da legalidade.

Sabes instalar o Windows a partir de uma pen USB ou dvd? Podes instalar do site da Microsoft a versão de teste do Windows e usar indefinidamente sem umas opções de personalização.

Também podes fazer o mesmo e comprar uma Key por 2 ou 3€ e tens o problema resolvido. Tudo dentro da legalidade.

Qual a origem dessas Key de 2 ou 3 euros? Quem as vende são empresas ou pessoas particulares? Utilizando a versão de teste tem-se acesso às actualizações do windows como se fosse um windows comprado (ou inserido num portátil)?

Onde é que se arranja isso? Isso é estranho, quando nas lojas o software está ao preço que está.

Ainda em relação ao windows, é possível ter uma licença em mais do que um pc/portátil ou o que se pode fazer é transferir essa licença de um pc para o outro (ficando depois inválida no pc original?)?

Voltar
Superior