Computadores portáteis: quais as melhores opções?

Essas dicas... a da bateria

As baterias morrem não é tanto pelo uso é pela temperatura, pode-se usar a bateria e recarregá-la sem qq problema ela vai perder eficácia de qq modo quer a usem ou não, o pior que se pode fazer a uma bateria de um portatil é carregar e continuar a usar o portatil ligado á tomada, pois, os settings para usar como fixo são diferentes de usar em modo bateria e com esses settings vem mais temperatura.
E não esquecer que as celulas das baterias dos portateis tambem não gostam de estar muito tempo a 100% sem sofrerem danos.
Hoje em dia ainda é pior, porque antigamente as baterias eram embutidas exteriormente, hoje grande parte dos portateis traz as baterias internas sem possibilidade de as retirar.
Tambem tem a ver com o tipo e marca das baterias, há marcas que espremem as baterias ao max e outras usam sistemas de segurança nunca carregando a bateria ao max.
Um ex já possuí telemoveis de praticamente todas as marcas mas nenhum sequer se aproximou da longevidade ou em termos de durabilidade ás baterias dos sony/sony ericsson ainda tenho telemoveis a trabalhar com as baterias de origem.
A sony na altura tinha sistemas de segurança na bateria e no carregador que não deixava a bateria carregar totalmente, ia a cerca de 90% ou 95% e o sistema desligava o carragamento na bateria e em alguns casos o carregador.
Os Walkman e outros sistemas da marca continuam a usar esse sistema hoje em dia.

No windows os gajos tentaram fazer isso numa data de os por software, não tem nada a ver, as baterias parecem que duram ainda menos.
Acho que o w10 ainda tem essa opção.

As baterias morrem não é tanto pelo uso é pela temperatura, pode-se usar a bateria e recarregá-la sem qq problema ela vai perder eficácia de qq modo quer a usem ou não, o pior que se pode fazer a uma bateria de um portatil é carregar e continuar a usar o portatil ligado á tomada, pois, os settings para usar como fixo são diferentes de usar em modo bateria e com esses settings vem mais temperatura.
E não esquecer que as celulas das baterias dos portateis tambem não gostam de estar muito tempo a 100% sem sofrerem danos.
Hoje em dia ainda é pior, porque antigamente as baterias eram embutidas exteriormente, hoje grande parte dos portateis traz as baterias internas sem possibilidade de as retirar.
Tambem tem a ver com o tipo e marca das baterias, há marcas que espremem as baterias ao max e outras usam sistemas de segurança nunca carregando a bateria ao max.
Um ex já possuí telemoveis de praticamente todas as marcas mas nenhum sequer se aproximou da longevidade ou em termos de durabilidade ás baterias dos sony/sony ericsson ainda tenho telemoveis a trabalhar com as baterias de origem.
A sony na altura tinha sistemas de segurança na bateria e no carregador que não deixava a bateria carregar totalmente, ia a cerca de 90% ou 95% e o sistema desligava o carragamento na bateria e em alguns casos o carregador.
Os Walkman e outros sistemas da marca continuam a usar esse sistema hoje em dia.

No windows os gajos tentaram fazer isso numa data de os por software, não tem nada a ver, as baterias parecem que duram ainda menos.
Isso das baterias, grande verdade.
Se bem que, usando na secretária ligado à corrente, qualquer portátil moderno corta a carga aos 100% e passa a usar apenas a corrente alternada através do carregador. E só volta a carregar quando chega aos 98, 97 ou afins, conforme a marca.

Nos Lenovo há uma aplicação que permite configurar até onde carregar a bateria e a partir de que percentagem volta a carregar. O Legion que uso quase como fixo está configurado para carregar até aos 60% e depois só voltar a carregar quando chega aos 55%. E para baixar dos 60 para os 55 demora uns bons dias, porque a bateria não está a ser usada, não aquece porque está desligada e porque só carrega 5%, o que nem dá tempo para aquecer.
As baterias assim duram bastante tempo.

Estou a descobrir uma coisa nova. Os meus portáteis estão 95% das vezes ligados à corrente há anos. E pasme-se, as minhas baterias sempre estiveram de excelente saúde.

Idem para os telemóveis...

Estou a descobrir uma coisa nova. Os meus portáteis estão 95% das vezes ligados à corrente há anos. E pasme-se, as minhas baterias sempre estiveram de excelente saúde.

Idem para os telemóveis...
Nem mais. Meus computadores estão sempre ligados a sua docking Station baterias sempre impecável.

Hoje em dia é usar e relaxar não existem regras.

Ao fim de 10 anos o velhinho Toshiba L500-1TU está a dar as últimas. Já por mais que uma vez que chego ao pé dele e tem o ecrã às riscas, outra vez liga mas nada de imagem. Chegou portanto a hora de lhe dar o descanso eterno.

Este é desde há vários anos um computador de back-up, dado que tanto eu como a minha mulher temos portáteis de serviço. Servia como elo de ligação à velhinha impressora, e para uma pequenas brincadeiras em Autocad 2010, ou será 2014?

Com a morte deste, vou passar o que conseguir para a iCloud/Google drive, pelo que a capacidade do disco será um aspecto de menor importância.

Além de substituir o anterior na utilização esporádica do Autocad, assim consiga arranjar uma versão "free", o "novo" portátil deverá ainda servir para o meu filho mais velho, que entrará este ano na 1ª classe.

Estou inclinado para um recondicionado de linha profissional, tendo trabalhado 5 anos com um HP Elitebook da série 800 do qual guardo excelentes memórias. Assim, o que acham deste abaixo? Que alternativas sugerem nesta linha de preços?

Portátil Recondicionado HP EliteBook 840 G3 14" i5-6200, 8GB, 240GB SSD Windows 10 Pro - | ONBIT.pt

PS: Valorizo bastante uma boa garantia e não ter de andar a colar autocolantes em teclas.

Computadores portáteis: quais as melhores opções?

Eu fujo dos recondicionados como o diabo da cruz. Só más experiências a todos os niveis.

Nunca comprei um recondicionado. O mais parecido que cá temos são 2 portáteis Elitebook, comprados por 1€+IVA à entidade patronal da minha mulher. Um deles continua a bombar com a minha sogra. Infelizmente não têm previsão para novo roll out, nem se vão manter a prática.

O Elitebook com que trabalhei, tentei comprá-lo quando saí, até porque estava em roll out, mas não acederam. Actualmente trabalho com um Lenovo Yoga 390, é fixe, mas prefiro o teclado do anterior.

Ah, monitor no mínimo de 14.

Também tinha um L500-1TU, morreu há uns 3 anos atrás.

Os materiais eram fracos, mas aguentou-se bem dentro das suas capacidades.

Agora quero ver se compro algo a rondar os 1000€, que tenha gráfica dedicada e não menos de 16 gb de ram. Preferencialmente com teclado numérico.

Ainda não pesquisei muito, mas parece não haver muita oferta dentro do preço. Se alguém tiver comprado recentemente algo com estas caracteristicas e tiver satisfeito agradeço sugestões.

Também tinha um L500-1TU, morreu há uns 3 anos atrás.

Os materiais eram fracos, mas aguentou-se bem dentro das suas capacidades.

Agora quero ver se compro algo a rondar os 1000€, que tenha gráfica dedicada e não menos de 16 gb de ram. Preferencialmente com teclado numérico.

Ainda não pesquisei muito, mas parece não haver muita oferta dentro do preço. Se alguém tiver comprado recentemente algo com estas caracteristicas e tiver satisfeito agradeço sugestões.

Sim, materiais fracos, mas para um portátil de 500€ há 10 anos, não se podia esperar melhor. O meu tem completamente gasta a zona onde assentamos as mãos .

No ano passado mudei-lhe massa térmica e limpei-o a fundo. Reduzi a temperatura dos processadores, mas mesmo assim, nada é eterno. Este já fez bem a parte dele…

Smartfhones e portáteis recondicionados também não quero, mais uns trocos compra-se novo mesmo que seja inferior

Na realidade é assim com todos os bens usado vs novo.

Tive um portátil novo que me durou 3 anos (Acer) com várias idas à garantia, e outro que durou 10 anos (Toshiba).

Nos telemóveis ando com um IPhone 6s recondicionado, que já acusa algum desgaste, mas sou heavy user dele e é do patrão.

Com 350€ ou pouco mais duvido que compre alguma coisa nova com a mesma qualidade de construção e prestações.

Entretanto surgiu aqui outra hipótese, de um amigo eng. informático. Mas falta-me saber alguns pormenores

Entretanto em mais uma pesquisa, apareceu-me este: https://www.elcorteingles.pt/tecnol...-core-i7-16gb-ram-512gb-nvidia-geforce-mx330/

Lenovo Ideapad Flex 5, com um i7, 16gb ram e uma geforce mx330, por 999€

Tenho boa impressão dos Lenovo, ainda que nunca tenha tido um.

Parece-vos que se encontra algo melhor pelo valor ou pouco mais?

O portatil será para acesso à net, jogos não muito pesados (ETS2) e algumas brincadeiras de programação.

Bem, mais uma voltinha, e mais um pedido de ajuda.

O meu velhinho Toshiba (i5 de 3ª geração) com 11 anos está impecável com o SSD (256GB) e upgrade de RAM (8GB), especialmente para o uso que lhe dou. Basicamente é trabalho (word, excel, tratamento/legendagem de fotos e vários portais online), alguma net e pouco mais. Não consumo multimédia no PC, a não ser um ou outro vídeo curto.

Apesar de estar bom, é um matacãozinho, a bateria está morta (se bem que pouco trabalho sem ser ligado á tomada) e o ecrã já me faz uma confusão do caneco. Além disso, com a idade que tem, confesso que tenho algum receio de que dê o berro de um momento para o outro. Também já não permite a instalação de Windows 11, mas isso ainda é o menos. Por outro lado, o BT já não funciona há muito, e as colunas deixaram de funcionar agora. Não são essenciais, mas quando se precisa nota-se a falta...

Assim sendo, gostava de trocar a máquina, preferencialmente por algo que fosse fiável e rápido, e que durasse tanto como este. Sendo uma compra a longo prazo, defini como mínimo 12GB de RAM e 500GB de disco SSD. Em relação ao ecrã, estou completamente ás escuras, mas é algo que queria que fosse bom e com o mínimo de 15''.

Sei que o que não falta para ai são sites de venda e reviews, mas o tempo é pouco e não é ramo no qual esteja muito á vontade. Desta forma venho pedir a vossa opinião/ajuda com boas opções de compra, preferencialmente em loja física ou em online conceituada. Obviamente que não queria gastar muito, mas isso é relativo.

Ontem fiquei com olho neste, do site da Lenovo, que tem a vantagem de vir da Irlanda e não pagar o IVA por ser para a empresa (obrigado Bolide). Fica por 542€. O que acham? Outras opções melhores, mesmo que um pouco mais caras?

Obrigado

2022-04-28-00-03-25-Cesto-de-compras-Lenovo-Portugal.jpg

Última edição:
Se é uma compra a longo prazo eu iria para um processador i7 com 16 GB de RAM e SSD de 512GB, se fores para um processador i5 daqui a 3 anos já está a engasgar-se.

O ecrã dentro desses preços não consegues melhor que de resolução 1920x1080, lembro-me que já vi foi qualquer coisa em Oled, e o preço não era tão caro como seria de supor. Tenta evitar o anti-reflexo, eu pessoalmente acho que se torna cansativo para a vista.

Depois, é aproveitar uma boa promoção, assim nas marcas HP, Lenovo ou Asus.

Se é uma compra a longo prazo eu iria para um processador i7 com 16 GB de RAM e SSD de 512GB, se fores para um processador i5 daqui a 3 anos já está a engasgar-se.

O ecrã dentro desses preços não consegues melhor que de resolução 1920x1080, lembro-me que já vi foi qualquer coisa em Oled, e o preço não era tão caro como seria de supor. Tenta evitar o anti-reflexo, eu pessoalmente acho que se torna cansativo para a vista.

Depois, é aproveitar uma boa promoção, assim nas marcas HP, Lenovo ou Asus.

O ideal será conseguir o melhor possível, sendo que não queria fugir muito destes valores (+-700€ já com IVA), mas se valer a pena.... Eu tenho um i5 de 3ª geração e com o SSD mexe-se muito bem. Os atuais não terão a mesma durabilidade? Creio que quando dizes i7 será extensível aos Ryzen, neste caso 7, certo?

Em relação ao anti reflexo, por acaso não me agrada muito, mas não fazia ideia que tem efeito contrário ao pretendido.

Hmmm. Pela minha horrível experiência, Lenovo e longo prazo não combinam muito bem...

Oh diabo, e eu que tinha a Lenovo como uma marca fiável.

Tendo em conta as specs e preço não deverás encontrar melhor. [;)]

Pois, de facto, mas vi agora que não tem teclado retro iluminado, e era uma das coisas que queria.

O ideal será conseguir o melhor possível, sendo que não queria fugir muito destes valores (+-700€ já com IVA), mas se valer a pena.... Eu tenho um i5 de 3ª geração e com o SSD mexe-se muito bem. Os atuais não terão a mesma durabilidade? Creio que quando dizes i7 será extensível aos Ryzen, neste caso 7, certo?

Em relação ao anti reflexo, por acaso não me agrada muito, mas não fazia ideia que tem efeito contrário ao pretendido.

Referia-me mesmo aos Intel 7, dizem que os novos processadores estão muito bons, menor consumo de energia, muito mais eficientes que as gerações anteriores.

Esticando até aos 800€ já consegues comprar em promoção um bom portátil, por mais 100€ de diferença vale a pena.

Voltar
Superior