Computadores portáteis: quais as melhores opções?

Não é só o dinheiro ou as aplicações, podes querer outras coisas que os Apple não têm, possibilidade de adicionar memória posteriormente ou alterar o disco e podes simplesmente não querer ficar "refém" da Apple.

Eu pessoalmente tenho o dinheiro e nunca compraria Apple.

Isto é como ir ao restaurante, podes querer coisas que os outros não tem. Também podes querer coisas no Windows que o MacOS não tem.

Eu uso os dois, e tenho coisas que prefiro e só consigo fazer no Windows, e coisas que prefiro e só consigo fazer em Mac.

O Mac tens de comprar logo com as especificações equilibradas, pelo menos logo 16gb de ram e uma quantidade de memória interna que satisfaça o teu trabalho, o resto hoje em dia vai dar mais ou menos ao mesmo, porque agora só podes comprar com o SOC, já não podes escolher placas gráficas discretas (e nem precisas honestamente). Se comprares um Macbook com 16 ou 32gb de ram, quando estiveres limitado de RAM, também estás limitado de tudo o resto, e tens de trocar de PC. Agora há pessoal que se mete a comprar Macs novos com 8GB de ram...

A Apple (e todas as outras marcas) deviam ser proibidas de vender computadores com menos de 16gb de ram em 2022

Essa do "refém" já denota um certo clubismo da tua parte que eu honestamente prefiro ficar fora, porque não entro por aí. Ninguém te obriga a comprar nada, tu é que estás refem do "anti apple", abre os horizontes.

Eu não tenho clubes de marcas, porque as marcas só querem uma coisa de mim, o meu dinheiro. Uso todos os sistemas operativos, até linux para servidores.

Um computador apple tem os seus defeitos derivado das suas políticas, algumas dela irritantes, mas não é mais má nem mais boa que uma Asus ou Samsung, que também têm os seus defeitos, diferentes dos que têm a apple. Não há aqui "bemfeitores". E infelizmente aquilo que tu não gostas na apple, os outros "bembeitores" vão acabar por copiar, porque é o caminho mais lucrativo, a única coisa que as empresas estão preocupadas. Basta ver os smartphones. Amanha a apple lança um telemovel se display, as outras marcas gozam durante um ano, e no a seguir fazem igual... Por isso cuidado com as afinidades com marcas.

Agora tal como disse originalmente, se o teu workflow é compatível com Mac, em laptops neste momento para mim estão claramente à frente da concorrencia. Os novos pro 16 são máquinas muito eficientes, dos poucos laptops que consegues fazer trabalhos intensivos de computação sem ter de ligar à ficha, que é este o intuito do portátil. Depois sabes que vais ter um ecra excelente, uma qualidade de construção muito boa, um bons speakers, o melhor trackpad do mercado, e são laptops normalmente com excelente longevidade (tirando os fiasco dos primeiros teclados butterfly que eram uma cagada).

Parece estar irónico a dizer isto de um computador que não dá para fazer grandes upgrades, mas 99% dos laptops comparados com os mac parecem produtos descartáveis, muitos deles nem deviam sequer sair para o mercado de tão mal engenhados que são.

Agora, a apple sabe que pode "mamar" no consumidor, porque infelizmente sabem que a concorrencia nos laptops muito infelizmente não faz grande comichão, a não ser que queiras portáteis gaming.

Então se tiveres um smartphone ou tablet apple, é quase um "no brainer", a integração é uma grande vantagem. Aí tive pena dos smartphones windows não terem vingado, era uma desvantagem que a Windows podia não ter tido, porque o OS até não era mau. Infelizmente o mercado ficou todo brainwhashed pelo iOS e Android, e o Windos Phone e Blackberry 10 OS acabaram por morrer, eram excelentes SO's.

Ainda recentemente uma amiga fez um upgrade para um air intel para air m1, o kobo deixou de ligar ao portátil e não funcionava quando ligado directamente... Teve de comprar um hub usb para o conseguir fazer. Para isto houve uma solução, mas podia não haver.
Não sei o que é um Kobo. Se for X86 nativamente já não vai funcionar, mas se for aplicação mac tem de funcionar pelo menos via Rosetta.

Quem compra o primeiro M1 devia saber, ou ser informado pelo vendedor que é uma arquitetura nova e que vai haver ali um periódo de transição... Nem a Adobe tinha nativamente software pro M1, só ao fim de alguns meses.

Agora se trabalhas com um software transversal ao MAC e Windows (Ex. Photoshop ou Davinci Resolve), tem sérias dúvidas que consigas defender qualquer laptop windows face aos atuais Mac. Tem de se dar o crédito onde tem de ser dado. Os macbooks foram um bocado bodega nos últimos 5 anos intel ou os primeiros M1, nem devia ter a sigla "pro", mas os novos Pro 16 foram extremamente bem concebidos.

Última edição:
Mundos diferentes, para a maioria das pessoas um Windows com um bom processador serve, e com menos de mil euros compra-se um bom portátil, esses modelos da Apple de que falas já é outro tipo de campeonato e custam no mínimo bem mais do dobro (e contra mim falo, que gastei mais de 3 mil euros num), antes disso ainda tens os M1, que talvez seja o que de melhor a Apple oferece em termos de preço/qualidade, só lhes falta ter uma alternativa de 15 polegadas num Air M1.

Exatamente e estou 100% de acordo. É como digo, têm de fazer a balança das vantagens e desvantagens. Para quem usa o computador para responder a emails e ler o jornal record, não precisa de nenhum computador com grandes requisitos.

O que eu digo é que se utilizarem um leque de apps que seja transversal a Mac o Windows (tipo photoshop, premiere, davinci, etc) não estou a ver nenhum windows que deixe mais bem servido que um laptop Mac neste momento. Já os Macbook Pro ali entre 2017 e 2020 eram uma valente cagada. Sem portos, sem leitores de cartões, teclados butterfly maus para escrever e sempre a encravar.... Mas os novos Pro 16 polegadas são produtos Muito bem concebidos como foram os de 2013.

Já vou no segundo LG Gram e não os troco por nenhum Macbook a custar o dobro ou o triplo.

E já tive Macbook air, Pro 15”, Pro 17”, rMBP 15”.

Se te serve para aquilo que lhe dás uso. Um LG gram para mim só servia para jogar ao disco na praia. Eu como faço edição de imagem, muitas vezes "on the spot", ando muito seduzido pelos novos Pro 16 polegadas.

Os macbooks que lançaram nos últimos anos sem portos USB-A ou leitor de cartões, são um autentico deal breaker pra mim. Ter de usar um Dongle para usar um rato, não obrigado.

Para quem não quiser mac, em windows pessoalmente recomendo os Lenovo Legion 5. Boa qualidade de construção, bom teclado, bom arrefecimento, bom ecra, ainda é dos poucos que se nota que perderam mais de 2 semanas de R&D a desenvolver o computador.

Isto é como ir ao restaurante, podes querer coisas que os outros não tem. Também podes querer coisas no Windows que o MacOS não tem.

Eu uso os dois, e tenho coisas que prefiro e só consigo fazer no Windows, e coisas que prefiro e só consigo fazer em Mac.

O Mac tens de comprar logo com as especificações equilibradas, pelo menos logo 16gb de ram e uma quantidade de memória interna que satisfaça o teu trabalho, o resto hoje em dia vai dar mais ou menos ao mesmo, porque agora só podes comprar com o SOC, já não podes escolher placas gráficas discretas (e nem precisas honestamente). Se comprares um Macbook com 16 ou 32gb de ram, quando estiveres limitado de RAM, também estás limitado de tudo o resto, e tens de trocar de PC. Agora há pessoal que se mete a comprar Macs novos com 8GB de ram...

A Apple (e todas as outras marcas) deviam ser proibidas de vender computadores com menos de 16gb de ram em 2022

Essa do "refém" já denota um certo clubismo da tua parte que eu honestamente prefiro ficar fora, porque não entro por aí. Ninguém te obriga a comprar nada, tu é que estás refem do "anti apple", abre os horizontes.

Eu não tenho clubes de marcas, porque as marcas só querem uma coisa de mim, o meu dinheiro. Uso todos os sistemas operativos, até linux para servidores.

Um computador apple tem os seus defeitos derivado das suas políticas, algumas dela irritantes, mas não é mais má nem mais boa que uma Asus ou Samsung, que também têm os seus defeitos, diferentes dos que têm a apple. Não há aqui "bemfeitores". E infelizmente aquilo que tu não gostas na apple, os outros "bembeitores" vão acabar por copiar, porque é o caminho mais lucrativo, a única coisa que as empresas estão preocupadas. Basta ver os smartphones. Amanha a apple lança um telemovel se display, as outras marcas gozam durante um ano, e no a seguir fazem igual... Por isso cuidado com as afinidades com marcas.

Agora tal como disse originalmente, se o teu workflow é compatível com Mac, em laptops neste momento para mim estão claramente à frente da concorrencia. Os novos pro 16 são máquinas muito eficientes, dos poucos laptops que consegues fazer trabalhos intensivos de computação sem ter de ligar à ficha, que é este o intuito do portátil. Depois sabes que vais ter um ecra excelente, uma qualidade de construção muito boa, um bons speakers, o melhor trackpad do mercado, e são laptops normalmente com excelente longevidade (tirando os fiasco dos primeiros teclados butterfly que eram uma cagada).

Parece estar irónico a dizer isto de um computador que não dá para fazer grandes upgrades, mas 99% dos laptops comparados com os mac parecem produtos descartáveis, muitos deles nem deviam sequer sair para o mercado de tão mal engenhados que são.

Agora, a apple sabe que pode "mamar" no consumidor, porque infelizmente sabem que a concorrencia nos laptops muito infelizmente não faz grande comichão, a não ser que queiras portáteis gaming.

Então se tiveres um smartphone ou tablet apple, é quase um "no brainer", a integração é uma grande vantagem. Aí tive pena dos smartphones windows não terem vingado, era uma desvantagem que a Windows podia não ter tido, porque o OS até não era mau. Infelizmente o mercado ficou todo brainwhashed pelo iOS e Android, e o Windos Phone e Blackberry 10 OS acabaram por morrer, eram excelentes SO's.

Não sei o que é um Kobo. Se for X86 nativamente já não vai funcionar, mas se for aplicação mac tem de funcionar pelo menos via Rosetta.

Quem compra o primeiro M1 devia saber, ou ser informado pelo vendedor que é uma arquitetura nova e que vai haver ali um periódo de transição... Nem a Adobe tinha nativamente software pro M1, só ao fim de alguns meses.

Agora se trabalhas com um software transversal ao MAC e Windows (Ex. Photoshop ou Davinci Resolve), tem sérias dúvidas que consigas defender qualquer laptop windows face aos atuais Mac. Tem de se dar o crédito onde tem de ser dado. Os macbooks foram um bocado bodega nos últimos 5 anos intel ou os primeiros M1, nem devia ter a sigla "pro", mas os novos Pro 16 foram extremamente bem concebidos.

Eu não estou refém anti apple, simplesmente aquilo que oferecem não é para mim. Eu gosto de opções e na Apple frequentemente as opções são apple, o que eles decidem e nada mais. Basta ver a porcaria dos SSD nos novos Mac Studio...

Eu próprio ponderei comprar um portátil Mac em 2014, mas acabei por não o fazer, pois haviam melhores opções para o que eu queria.

Falas em portáteis que são mal construidos e tal, não percebo, já me passaram N portáteis pelas minhas mãos ASUS/HP/IBM/LENOVO/ACER/Toshiba/Dell, muitos de trabalho pois eram trocados de 2 em 2 anos, e pelas mãos dos meus familiares, incluindo vários portáteis baratos com valores próximos dos 400 euros e todos duraram 6/7 anos e alguns ainda foram revendidos... ainda recentemente num portátil com 6 anos de uma conhecida que se custou 700 euros foi muito, foi só trocar o HDD por um SSD e ficou com um portátil novo... que as pessoas queiram um Mac para parecer bem é uma coisa, mas para o que a maioria das pessoas os usam, escrever documentos, ir a net e pouco mais, um portátil de 500/600 euros serve perfeitamente.

Tu usas linux nos servidores, eu já usei linux nos servidores, já usei windows nos servidores e em desktops, já usei AIX nos servidores, já usei HP-UX nos servidores, já usei BSD nos servidores e etc... no meu Desktop eu uso linux, porque é o que serve para mim e por isso é que comprei o meu portátil sem sistema operativo, para poder instalar o que eu quiser.. opções.

Um kobo é um ebook reader que se liga por usb aos portáteis para sincronizar livros, aka ficheiros.

Relativamente à edição de imagem/video, isso já são coisas que me fogem pois não faço.

Última edição:
Para quem não quiser mac, em windows pessoalmente recomendo os Lenovo Legion 5. Boa qualidade de construção, bom teclado, bom arrefecimento, bom ecra, ainda é dos poucos que se nota que perderam mais de 2 semanas de R&D a desenvolver o computador.
Subscrevo. Tive um e nem era para jogar, era mesmo uma excelente máquina.
Só troquei porque precisei de algo mais leve, mais portátil e com Thunderbolt 4 (o Legion era um AMD), e fui buscar um Thinkpad T14.

Bem, já fui passear por lojas para meter as mãos na massa e perceber o que gosto mais e menos.

Teclado: 10 a 0 para o Lenovo. O do HP é mais barulhento e aspeto de plástico barato. O Lenovo é meio aborrachado e bem silencioso e confortável. De referir que os teclados HP parecem todos iguais, mas os dos computadores mais caros são sem dúvida melhores.

Ecrã: gostei do Lenovo, e do que vi é quase tudo antireflexo. Mas estava lá um Asus em promoção com ecrã OLED e sim senhor, que belo ecrã! Tinha boas specs mas é de 2020 w custa 600 e tal euros, acho que não vale a pena.

Em termos de performance, é evidente que não é em loja que o conseguimos aferir, mas do que vi todos se mostraram bem despachados, até os i3 e R3.

Para já estou completamente inclinado para o Lenovo, especialmente pelo teclado, mas também gosto mais do tom cinza escuro escovado. São pormenores, mas também contam.

Bem, já fui passear por lojas para meter as mãos na massa e perceber o que gosto mais e menos.

Teclado: 10 a 0 para o Lenovo. O do HP é mais barulhento e aspeto de plástico barato. O Lenovo é meio aborrachado e bem silencioso e confortável. De referir que os teclados HP parecem todos iguais, mas os dos computadores mais caros são sem dúvida melhores.

Ecrã: gostei do Lenovo, e do que vi é quase tudo antireflexo. Mas estava lá um Asus em promoção com ecrã OLED e sim senhor, que belo ecrã! Tinha boas specs mas é de 2020 w custa 600 e tal euros, acho que não vale a pena.

Em termos de performance, é evidente que não é em loja que o conseguimos aferir, mas do que vi todos se mostraram bem despachados, até os i3 e R3.

Para já estou completamente inclinado para o Lenovo, especialmente pelo teclado, mas também gosto mais do tom cinza escuro escovado. São pormenores, mas também contam.
Gosto particularmente dos teclados dos Lenovo.

Quanto ao ecrã OLED, gosto muito da imagem, mas depois são um problema para se estar a usar com frequência devido aos reflexos, que são um exagero. Prefiro os "baços".

O teclado dos Lenovo ( para mim ) e melhor que os dos macs. Tenho um E14 com um i5 11a geração e um air M1 de 13 e prefiro o do Lenovo. Em tudo o resto o Mac fica muito a frente.

Tudo o que seja marca chinesa para mim estava fora de questão por isso optei por um HP e por 600 euros não se pode pedir muito[:D]

Cumps

O teclado dos Lenovo ( para mim ) e melhor que os dos macs. Tenho um E14 com um i5 11a geração e um air M1 de 13 e prefiro o do Lenovo. Em tudo o resto o Mac fica muito a frente.
Bem, o E14 é um Lenovo especial, é um Thinkpad. Esses têm, segundo reza a lenda, os melhores teclados do mundo e arredores. E eu concordo, é dos motivos que me leva a ter sempre pelo menos um Thinkpad em casa. Mas os teclados dos Lenovos são geralmente melhores que o resto das marcas. Ainda que isto seja tudo bastante subjectivo.

Param alem de um Surface pro para o dia a dia que uso diariamente tenho também um Legion da Lenovo com 32gb de ram e uma GTX 1060 e um belo laptop! Nem uso para jogar. É para usar em casa e realmente tem um teclado excelente!

Contra tem o trackpad que é uma desgraça e os speakers q sao piores que uma coluna da loja dos chineses! Mt maus mesmo. A bateria não aguenta nada.
As ventoinhas fazem também muito barulho.

Enviado do meu SM-N975F através do Tapatalk

Vocês estão a comparar marcas sem ter em conta as diferentes gamas dentro da marca.
Um laptop de gama media/alta (de qualquer marca) terá sempre melhor qualidade de construção do que laptops entrada de gama, seja de que marca for.
Por isso dizer que HP é melhor que Asus (um exemplo apenas) não faz muito sentido sem especificar qual HP e qual Asus.
Por exemplo, há entradas de gama da Lenovo em que os ecrãs são horríveis apesar da marca ser excelente opção noutras gamas mais altas.

Atenção fãs dos Lenovo Thinkpad / Thinkbook, todos os modelos comprados em 2020/21/22 estão a dar problemas e a irem para reparação, felizmente ainda todos em garantia. O último a morrer tinha 3 meses, não liga, não acende nenhuma luz, não dá qualquer sinal de vida, o transformador está bom.

Acabaram-se as compras de Lenovo nos próximos anos :sh)

Eu continuo a jurar pelos LG Gram. Já vou no segundo, e o primeiro ainda está para as curvas nas mãos da minha filha.

A leveza e a qualidade dos ecrãs são impressionantes.

Andei a namorar um e estive mesmo, mesmo para comprar. Sem dúvida que parece um pack muito completo e com excelente qualidade e specs.

Ficou numa shortlist e acho que ficaria muito satisfeito, caso tivesse comprado.

Para mim, marcas como a Huawei e Lenovo são para riscar por questões políticas (e sim já sei que é uma gota no oceano e continuamos a comprar inúmeras coisas chinesas e inúmeros componetes chineses).

Quando estou a pesquisar filtro logo, porque mesmo tendo boa relação qualidade/preço, não vou comprar.

Voltar
Superior