Computadores portáteis: quais as melhores opções?

A minha esposa tinha um Lenovo, julgo eu desse geração, de 2020, deu raia. Veio depois um novo, modelo ligeiramente diferente (não sei bem qual é) e tem trabalhado sem queixas.

Eu vou receber um portátil novo e cheira-me que vai ser Lenovo… Nesta leva não posso pedir Mac como na anterior, portanto vamos lá ver.

Atenção fãs dos Lenovo Thinkpad / Thinkbook, todos os modelos comprados em 2020/21/22 estão a dar problemas e a irem para reparação, felizmente ainda todos em garantia. O último a morrer tinha 3 meses, não liga, não acende nenhuma luz, não dá qualquer sinal de vida, o transformador está bom.

Acabaram-se as compras de Lenovo nos próximos anos :sh)

Todos os modelos da gama Thinkpad \ Thinkbook???? podia ser alguns, agora todos???? , não sei onde é que foste ver isso, quanto mais uns quanto podem ter vindo em algum lote com alguns problemas...
Já estás da denegrir uma marca que vende a bom preço e a qualidade tem sido bastante boa face há concorrencia, eu proprio tenho um Légion Y540 de finais de 2019 e até hoje zero problemas e vendem-se muitos e recomenda-se...

Todos os modelos da gama Thinkpad \ Thinkbook???? podia ser alguns, agora todos???? , não sei onde é que foste ver isso, quanto mais uns quanto podem ter vindo em algum lote com alguns problemas...
Já estás da denegrir uma marca que vende a bom preço e a qualidade tem sido bastante boa face há concorrencia, eu proprio tenho um Légion Y540 de finais de 2019 e até hoje zero problemas e vendem-se muitos e recomenda-se...
Tenho um Legion Y530 ate hj zero problemas! Compensa com o barulho da ventoinhas hehehe

Enviado do meu SM-N975F através do Tapatalk

A Maria tem um portátil Lenovo i7 que é um desastre; lento como tudo. Tenho o meu desktop i5 que deve ser praí umas 5x mais rápido a arrancar e abrir programas. Foi duas vezes à garantia da Worten onde repuseram as definições de fábrica e ficou sempre igual. Ela não o usa muito por isso mesmo. É um pesa papéis de 800 euros. Já sugeri que poderia melhorar com um disco SSD mas ela nem quer saber, prefere usar o telemóvel.
Pancadas...

A Maria tem um portátil Lenovo i7 que é um desastre; lento como tudo. Tenho o meu desktop i5 que deve ser praí umas 5x mais rápido a arrancar e abrir programas. Foi duas vezes à garantia da Worten onde repuseram as definições de fábrica e ficou sempre igual. Ela não o usa muito por isso mesmo. É um pesa papéis de 800 euros. Já sugeri que poderia melhorar com um disco SSD mas ela nem quer saber, prefere usar o telemóvel.
Pancadas...

Bem, se não tem um SSD é normal que demore muito mais a arrancar que o desktop (assumindo que esse tem SSD).
De qualquer forma, poderá ter outro problema. Se não for de hardware, será certamente de drivers.

Pancadas...
Tens um pc sem ssd? Esquece que nao resolves sem um. e pode ser um i7 velhinho...

É estranho não se ver portáteis com AMD 6600U e 6800U nas grandes lojas.
É pena porque devem ser bem interessantes, principalmente pela GPU RDNA 2 integrada.

Última edição:
Se o portátil for para utilizar com a bateria (desligado da corrente), mesmo que não sejam fãs da apple, é quase deitar dinheiro fora se não forem para os macbook M1/M2. Parece quase irónico estar a dizer isto de um produto apple, mas a relação custo/benefício dos laptops da apple está muito boa.

Fazer coisas tipo edição de vídeo, edição de fotos, ou outros trabalhos "pesados" sem estar ligado à tomada, é uma realidade nos novos Macbook. O chips são estupidamente eficientes, e além de gastarem muito pouca energia, o portátil fica praticamente silencioso e pouco quente.

O Lenovo do meu pai ainda não precisou de garantia em 4 anos, mas em lentidão aquilo é uma nódoa e o facto de ter escolhido um hdd por ter mais capacidade (que não usa na realidade) ainda penalizou mais a escolha.

Já o meu Acer Nitro com 2 anos e meio continua a bombar como no primeiro dia, assim como o barulho das duas ventoinhas.

Eu até defendo que vender computadores sem SSD devia ser proibido... (pelo menos para o Sistema operativo)

As aplicações hoje em dia estão cada vez mais pesadas, e já mexem com informação que um HDD não dá conta.

Pancadas...

Se calhar ainda é um i7 dual core... e sem ssd.... nao se pode esperar milagres

Eu tenho um Lenovo Ideapad 5 de 14 polegadas.
Tem um Ryzen 5500U 16gb ram e 512ssd. Tenho-o desde Fevereiro.

Estou descontente com a bateria. Só uso na internet basicamente. Ainda há pouco o tirei da carga e já só tem 88%. Mal o liguei tinha 93%.
Ando desconfiado com esta treta. Normalmente, uso sem estar ligado à electricidade. Perto dos 20% dou-lhe carga.

Acho que dura muito pouco, mas também é o meu primeiro portátil. De resto estou contente. Espero que não tenha de enviar nada para a garantia. Comprei através do site oficial, veio da Holanda.
Há algum programa bom para testar a bateria?

Eu tenho um Asus com uns 5 anos i5 7a geração, 8 gb ram e SSD e nunca tive problemas de lentidão. Faz uma diferença gigante. Chega e sobra para mim. Inclusivamente faço bastante edição fotográfica.

Eu tenho um Asus com uns 5 anos i5 7a geração, 8 gb ram e SSD e nunca tive problemas de lentidão. Faz uma diferença gigante. Chega e sobra para mim. Inclusivamente faço bastante edição fotográfica.

com 8gb a editar fotos já estás a "escrever no disco" muito provavelmente. Vais ver incrementos de performance ao adicionares RAM

• Gosto
Reações: DMA
Será o meu próximo upgrade. O programa que uso de edição é bastante mais leve que os programas mais comuns. Uso o DxO PhotoLab. Vai dando bem, para já.

Eu tenho um Lenovo Ideapad 5 de 14 polegadas.
Tem um Ryzen 5500U 16gb ram e 512ssd. Tenho-o desde Fevereiro.

Estou descontente com a bateria. Só uso na internet basicamente. Ainda há pouco o tirei da carga e já só tem 88%. Mal o liguei tinha 93%.
Ando desconfiado com esta treta. Normalmente, uso sem estar ligado à electricidade. Perto dos 20% dou-lhe carga.

Acho que dura muito pouco, mas também é o meu primeiro portátil. De resto estou contente. Espero que não tenha de enviar nada para a garantia. Comprei através do site oficial, veio da Holanda.
Há algum programa bom para testar a bateria?

Não sei se esse portatil tem battery reset por pin se tiver está por baixo ou escondido no rebordo do teclado ou numa lateral... etc
Desliga-o do transformador, vira o portatil ao contrário e procura o pin-hole reset da bateria, enfia-lhe um palito ou uma agulha durante uns 20s e vê se a bateria fez o reset.
Se não encontrares, podes sempre usar uma aplicação da lenovo, que penso que faz esse procedimento por software.

Última edição:
Voltar
Superior