Computadores portáteis: quais as melhores opções?

De preços e especificações não sei, mas o que nunca faço é comprar computadores de marcas chinezas.
Quando dizes "marcas chinesas" estás-te a referir à Lenovo???
Se sim, não tens a mínima ideia da qualidade da Lenovo. Os modelos empresariais são do melhor que há e os modelos de consumo estão ao nível de qualquer outra marca conhecida.

Quando dizes "marcas chinesas" estás-te a referir à Lenovo???
Se sim, não tens a mínima ideia da qualidade da Lenovo. Os modelos empresariais são do melhor que há e os modelos de consumo estão ao nível de qualquer outra marca conhecida.

E?…

Não tenho a mínima dúvida da qualidade das máquinas.

Eu é que não gosto de correr o risco de ter informação minha (e dos meus clientes) na posse de regimes autocráticos. Mas cada um sabe de si. [;)]

Explicitando, o CPU não é x86, é ARM, e software existente precisa de usar emulação: https://www.google.com/search?q=windows+on+arm
Foi uma bela tentativa daquelas à Microsoft de mostrar que também é capaz de fazer como a Apple faz, mas sem aquela consciência que é preciso tempo para maturar.

Quando a Apple lançou o SoC M1 havia muitas aplicações que levaram tempo para optimizar para o respectivo hardware.

Portanto, não me metia em Qualcomms para já.

Quanto à Intel: da 12th Gen para a 13th Gen há pouca diferença. Já quando passa para a 14th Gen (Core Ultra "S1") e para Core Ultra "S2" há diferenças em termos de litografia e muita diferença nas GPUs integradas. Contar também com diferentes racios de cores económicos/performace.

No Core Ultra "S2" - salvo erro - a RAM é integrada (faz parte do "SoC"). Outra característica diferente é que não faz Hyperthreading. Também levaram com um upgrade significativo em termos de capacidade para IA (para quem estiver interessado).

Quanto à Intel: da 12th Gen para a 13th Gen há pouca diferença. Já quando passa para a 14th Gen (Core Ultra "S1") e para Core Ultra "S2" há diferenças em termos de litografia e muita diferença nas GPUs integradas. Contar também com diferentes racios de cores económicos/performace.

No Core Ultra "S2" - salvo erro - a RAM é integrada (faz parte do "SoC"). Outra característica diferente é que não faz Hyperthreading. Também levaram com um upgrade significativo em termos de capacidade para IA (para quem estiver interessado).

O Core Ultra 7 (aquele link que eu pus um pouco mais acima ainda hoje), seria o que? Core Ultra S1? Ou seria 7th Gen ainda???

Também estou de olho nesse Lenovo gen 10. Pena é que o processador seja pior que a gen 9 (que anda meio escondida no site da Lenovo e muito mais cara do que há umas semanas)

Ainda no site da Lenovo, o que os entendidos pensam destas 2 opções? A ideia é um computador pequeno, leve, e para uso de Internet e Office maioritariamente....

https://www.lenovo.com/pt/pt/configurator/cto/index.html?bundleId=21FGCTO1WWPT1
  • Processador Intel® Core™ i5-1345U vPro® de 13ª geração (núcleos de eficiência de até 3,50 GHz núcleos de desempenho de até 4,70 GHz)
  • Placa gráfica Intel® Iris® Xe integrada
  • 13,3" WUXGA (1920 x 1200), WVA, antirreflexo, sem toque, 45% NTSC, 300 nits, 60 Hz
923 euros

VS

https://www.lenovo.com/pt/pt/p/lapt...yoga-slim-7i-gen-9-(14-inch-intel)/83cv006tpg
  • Processador Intel® Core™ Ultra 7 155H (núcleos de eficiência de até 3,80 GHz núcleos de desempenho de até 4,80 GHz)
  • Placa gráfica Intel® Arc™ integrada
  • 14" WUXGA (1920 x 1200), OLED, com reflexo, sem toque, HDR 500, 100% DCI-P3, 400 nits, 60 Hz, luz azul baixa
799 euros

Em termos de especificações o yoga é melhor a nível de processador/gráfica. Os ThinkPad são quase um objeto de culto, feitos para durar e pagas mais por isso (embora esse seja gama baixa da ThinkPad). O ThinkPad tem um ecrã meh... Mas para o uso que lhe vais dar chega. O yoga tem um ecrã OLED, ideal para multimédia, que muita gente prefere (eu não).

Atenção que os processadores Intel de 13 e 14 geração têm alguns problemas (são os cuja referência começa com 13xx e 14xx). Não sei se são todos os modelos afectados ou não, mas não deixes de pesquisar antes de comprar.

Voltar
Superior