Comutador duplo de escada

GJP

New member
Bons dias,

não estou aqui para fazer publicidade a ninguém, mas comprei 2 comutadores duplos de escada da legrand para fazer uma divisão entre 2 áreas do meu hall!! ... fiz as ligações tal qual o esquema diz e funcionar tudo funciona.... mas há um pequeno erro... coloquei leds, e como funcionam a uma voltagem muito baixa, o transformador acumula a energia e depois pisca quando estão desligados os interruptores. será que estão avariados?
Abraço a todos

Deixa ver se entendi...desligas tudo e os leds continuam a dar luz?é mais ou menos normal...a culpa não é do comutador mas sim das lâmpadas,ou trocas de lâmpadas,compras de "marca" philips ou osram ou kker coisa do género(caras como tudo:S)ou instalas umas resistências que não faço ideia daquilo para dissipar a pouca voltagem que passa sempre pelos interruptores mesmo quando estes estão desligados,o que faz os ledes emitirem sempre alguma luz...tive o mesmo problema e tive de optar pelas lâmpadas novas pois não tinha espaço para colocar as tais resistências.

mas estes são de marca... e custaram-me os olhos da cara! cheira-me que vou ter de por uma resistência ou led para dissipar a energia.

led! com transformador e é só 1 plafond que pisca, o outro que está em paralelo, não pisca

Aproveito o tópico para ver se alguém me ajuda num problema semelhante:

No meu corredor tenho 1 lâmpada e 3 interruptores (do pouco que sei, acho que são 2 comutadores e o outro não me lembro do nome). Enquanto lá tive uma lâmpada incandescente nunca notei nada mas desde que a troquei por uma "económica" que ela pisca de vez em quando.

Já abri os interruptores e até troquei 1 deles (porque partiu) mas o problema mantém-se.
Tendo em conta que não há acumuladores ou transformadores, o problema tem que estar num dos interruptores, certo?

Num dos interruptores ou na lâmpada...testa a lâmpada noutro local e verifica as ligações do interruptor.Muito provavelmente é um "conflito" [:D] nos comutadores.

Bons dias,

não estou aqui para fazer publicidade a ninguém, mas comprei 2 comutadores duplos de escada da legrand para fazer uma divisão entre 2 áreas do meu hall!! ... fiz as ligações tal qual o esquema diz e funcionar tudo funciona.... mas há um pequeno erro... coloquei leds, e como funcionam a uma voltagem muito baixa, o transformador acumula a energia e depois pisca quando estão desligados os interruptores. será que estão avariados?
Abraço a todos

Ja me aconteceu.
É devido a um pequeno condensador que esta nos interruptores que deixa passar alguma energia, e faz piscar os leds.
os teus interruptores tem luz incorporada?

Aproveito o tópico para ver se alguém me ajuda num problema semelhante:

No meu corredor tenho 1 lâmpada e 3 interruptores (do pouco que sei, acho que são 2 comutadores e o outro não me lembro do nome). Enquanto lá tive uma lâmpada incandescente nunca notei nada mas desde que a troquei por uma "económica" que ela pisca de vez em quando.

Já abri os interruptores e até troquei 1 deles (porque partiu) mas o problema mantém-se.
Tendo em conta que não há acumuladores ou transformadores, o problema tem que estar num dos interruptores, certo?

é a mesma situação que referi acima. retira os interruptores e vé se tem uma luz de presença ou um acumulador no seu interior.

nada disso... saem 2 fios do transformador, que ligo no dado de junção/ligadores

No caso dos transformadores serem "electrónicos", verifica se as ligações L (fase) e N (neutro) estão correctas, ou seja, a fase que vem do interruptor ligada no L e o neutro no N ... em alguns transformadores se trocarem a ordem de ligação dá origem a alguns "fenómenos" curiosos...

Mas pisca como? É tipo o strobe light das discotecas ou piscam com baixa intensidade? Há situações em em que mesmo com o interruptor desligado as luzem dá para perceber que ficam acesas, embora numa intensidade muito baixa. Acontece porque os LED funcionam com uma intensidade de corrente baixa e, por vezes,a corrente residual dos cabos eléctricos é suficiente para provocar isso. Vê se os cabos estão bem direitos, isto é, sem sobreposições, sem nós e se as luzem não estão muito próximas do transformador ou outras fontes de corrente.

é a mesma situação que referi acima. retira os interruptores e vé se tem uma luz de presença ou um acumulador no seu interior.
Não tem nada, só o interruptor.
Quando apago a luz da cozinha também costuma piscar, o que me leva a acreditar que possa ser numa caixa. Poderá ser?

Tens de ter as lâmpadas LED em paralelo.
Fiz um diagrama, talvez dê para ver melhor.

attachment.php

escadaleds.jpeg

Tens de ter as lâmpadas LED em paralelo.
Fiz um diagrama, talvez dê para ver melhor.

attachment.php

View attachment 103494

mas isso é como está!

a fase e o neutro chegam aos ligadores respectivos, desse ligadores saem 2 fases e 2 neutros! lcada 1 a 1 led.

eu ainda pensei que fosse a polaridade invertida... mas a questão nem é essa...

quando eu ligo um multimetro de ponteiro na fase e no neutro o ponteiro "aumenta" e depois pisca e volta a baixar o ponteiro...
ali o problema é mau corte da massa na "massa" junto da lâmpada.

Last edited:
Back