Condução defensiva

Num carro sem ABS:

A melhor forma de travar um veículo, é conseguir o potencial máximo de travagem, que fica imediatamente antes do bloqueio das rodas.
Infelizmente, numa situação de emergência, a tendência é pressionar o travão ao máximo, originando o seu bloqueio.
Nestas situações, o melhor que se tem a fazer é aliviar ligeiramente a força de travagem, indo de encontro ao desbloqueio, e manter o pedal nessa posição até o veículo parar.
Ao mesmo tempo que se pisa o travão deverá também pisar a embraiagem, para evitar que o motor pare, ou faça força arrastando o carro para a frente. Por isso, as reduções são desnecessárias, devendo deixar toda a sua atenção para procurar um ponto de fuga caso seja necessário, com as 2 mãos no volante.

Na condução de um veículo, estando o piso seco e os pneus em condições, a curva é, por definição, o local onde potencialmente poderá ocorrer uma derrapagem resultante da inércia que “impele” a trajectória do veículo para o exterior da curva (força centrífuga).

Outra situação tendente a criar “perda de aderência” ou derrapagem, é a travagem.

Numa travagem forte, há sempre uma perda de aderência, que pode ser tanto maior, quanto mais escorregadio for o pavimento, quanto mais gastos estiverem os pneus e amortecedores ou quanto mais próximo do bloqueio das rodas se aproximar a força da travagem.

A travagem em curva, para alem de juntar as dificuldades inerentes à potencial derrapagem em curva e à potencial derrapagem da travagem, junta ainda um diferencial de apoio entre as diversas rodas.

Como é sabido, numa travagem (ou desaceleração) há uma forte transferência de peso para o eixo da frente, e numa curva, essa transferência é feita para as rodas do lado exterior da curva.

Imaginemos as zonas de contacto de cada pneu no solo. Na imagem abaixo, podemos observar que, quando parado ou a rolar a velocidade constante e em frente, estas marcas seriam teoricamente todas da mesma dimensão. Em travagem, as marcas das rodas da frente, seriam maiores do que as de trás, e numa curva à direita, as das rodas esquerdas maiores do que as direitas.

TravarCurva_int.gif

Em curva à direita e travagem simultânea, teremos cada zona de pressão diferente entre cada roda. A roda da frente esquerda, terá a maior área de apoio e a traseira direita, a menor.

De tal forma isto é evidente, que muitas vezes em curva a alta velocidade em forte apoio à frente (na desaceleração à entrada da curva) a roda traseira levanta no ar.

Evidentemente que esta posição provoca uma instabilidade no veículo, e se for exagerada, poderá provocar uma forte e brusca derrapagem de frente ou de traseira.

Se não possui ABS no seu carro, saiba que uma travagem em curva em que as rodas bloqueiem, provoca uma saída de frente (subviragem). No caso de não possuir ABS, se tiver de travar em curva, liberte a pressão sobre o travão, se sentir as rodas a bloquear.

Se tiver ABS, pode (nalguns casos deve) efectuar a travagem com forte pressão sobre os travões.

Para evitar o desequilíbrio do veículo (com ou sem ABS), deverá endireitar um pouco a direcção, isto é, travar em frente, de forma a que a transferência do peso seja mais equilibrada nas rodas da frente, e aplicar os travões com mais força nesta posição. De seguida liberte um pouco o travão e continue a curva.

Fonte: CR&M

citação:Originalmente colocada por astramaster

O vídeo foi apenas apresentado como exemplo.
O objectivo deste tópico é mesmo ensinar/expor técnicas de condução defensiva para quando ocorrem fenómenos de perda de controlo, quer sejam estes propositados ou não.

A condução defensiva tem por objectivo evitar essas perdas de controlo.

citação:Originalmente colocada por ppais

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

fwd-subviragem
rwd-sobreviragem

ERRADO!!!!! Qualquer RWD pode entrar em subviragem e qualquer FWD pode entrar a sobreviragem.

N, N ESTÁ ERRADO, simplesmente fui preguiçoso a explicar. Tal cmo já explicram os fwd estão mais "sujeitos" a subviragem, e rwd a sobreviragem. O q n inviabiliza q qquer um deles possa ter a outra.

fenómenos de perda de controlo, quer sejam estes propositados ou não.
O ESP é bastante importante para corrigir os descontrolos que podem ocorrer. Penso ser uma das características que já ninguém devia prescindir nos carros novos que se compram. Aliás, acrescento mesmo que já deveria vir de série e não tratar-se de um equipamento opcional, como se vêm em alguns modelos.

http://www.youtube.com/watch?v=R6e1QuzUZHA&NR
Camião a circular em gelo. Diferença de comportamento com e sem ESP.:(

A avaliar pelas histórias que se ouvem cada vez mais, o sinónimo de condução defensiva para muitos portugueses é andar com uma pistola no porta-luvas.

citação:Originalmente colocada por JPR

A avaliar pelas histórias que se ouvem cada vez mais, o sinónimo de condução defensiva para muitos portugueses é andar com uma pistola no porta-luvas.
Não deixa de ter razão! :D Cada vez mais se nota uma falta de civismo enorme na estrada, sendo, muitas das vezes, esta a culpada da elevada sinistralidade existente em Portugal. (Isto sem contar com as cenas em que se lembram de sair do carro e andar à pancada!) :( Mas também há casos em que a polícia apareceu e o carro estava na berma e o condutor baleado à frente do mesmo! :(

Resumindo, falta de civismo de alguns condutores. Mas se algum deles tem uma arma [8] só dá problemas (que poderiam ser evitados).

fenómenos de perda de controlo, quer sejam estes propositados ou não.
O ESP é bastante importante para corrigir os descontrolos que podem ocorrer. Penso ser uma das características que já ninguém devia prescindir nos carros novos que se compram. Aliás, acrescento mesmo que já deveria vir de série e não tratar-se de um equipamento opcional, como se vêm em alguns modelos.

http://www.youtube.com/watch?v=R6e1QuzUZHA&NR
Camião a circular em gelo. Diferença de comportamento com e sem ESP.:(

Já conhecia! Muito bom vídeo! Sem ESP não havia nada que agarrasse aquele camião.[xx(]

pode-se dizer q o homem nao controla a maquina [}:)][}:)][}:)]

o bom disto é q ele deve ter aprendido a liçao sem magoar ninguem..

mas apesar de n gostarem do 206 tb n precisam de o mandar contra a barreira[}:)] [}:)] [}:)]

Um bom tòpico[^][^][^]jà hà alguns paìses que tem cursos obrigatòrios quanto se tira a carta de conduçäo:)Uma coisa muito ùtil também é ter um pequeno curso de primeiros-socorros em caso de se deparar com um acidente saber como agir isto também jà tem uns paìses aderentes;)

Já me vi numa situação semelhante, em curva para a direita e estrada muito aberta, também num 206, e só me safei de me atravessar por completo na faixa contrária pq reduzi e acelerei a fundo, o q fez com q as rodas da frente encontrassem de novo tracção e me puxassem o carro de volta para rumo certo.

Travar nesta situação era despiste certo, mas acho q o exemplo mostrado se insere mais no âmbito da condução desportiva (como controlar o carro em velocidade excessiva e situações de apoio) do q propriamente defensiva. A condução desportiva deve ser é praticada em ambientes controlados (pista) e não em estradas públicas.

citação:Originalmente colocada por Edge

Travar nesta situação era despiste certo, mas acho q o exemplo mostrado se insere mais no âmbito da condução desportiva (como controlar o carro em velocidade excessiva e situações de apoio) do q propriamente defensiva. A condução desportiva deve ser é praticada em ambientes controlados (pista) e não em estradas públicas.

100% de acordo. :)

A condução defensiva realça muito mais a prevenção de situações perigosas do que propriamente o que fazer quando se está numa situação complicada. Acho que muita gente não se apercebe disso. Não é por isso que deixa de ser útil mas há que saber do que estamos a falar.

A condução defensiva realça muito mais a prevenção de situações perigosas do que propriamente o que fazer quando se está numa situação complicada. Acho que muita gente não se apercebe disso. Não é por isso que deixa de ser útil mas há que saber do que estamos a falar.

[^]

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

[^]

x2 [^]

É o que eu tenho andado a alertar durante todo este tópico.

citação:Originalmente colocada por joao cunha

ter um pequeno curso de primeiros-socorros em caso de se deparar com um acidente saber como agir isto também jà tem uns paìses aderentes;)
Isso é um curso fácil de aquirir. Eu tenho um curso de SBV da Cruz Vermelha, pelo que estou apto para socorrer vítimas em situações desse tipo. [:X]

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

x2 [^]

O que eu pretendia era um tópico em que se falasse disto:
Vou numa estrada molhada. Apanho folhas à direita. Travo e o carro foge para a esquerda. Como conseguir voltar a ganhar o controlo do carro?:)

E não disto:
Quero fazer uma curva e contra-curva a 140Km/h. Como devo fazer? Como utilizo o travão de mão?[8]
Como faço um peão 360º?[8]

Ou seja, não quero abordar a condução no limite nem a realização de actos inconscientes na via pública, mas sim que manobras realizar para conseguir manobrar o veículo em caso de perda de controlo súbita, obstáculos não planeados, travagem de emergência, etc.
Qual a mudança do título do tópico que sugere?

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

x2 [^]

O que eu pretendia era um tópico em que se falasse disto:
Vou numa estrada molhada. Apanho folhas à direita. Travo e o carro foge para a esquerda. Como conseguir voltar a ganhar o controlo do carro?:)

Nunca me vi envolvido num problema desses por causa de folhas.

Voltar
Superior