Condutor 5 estrelas

Peço desculpa, mas tive que puxar este comentário porque me deu arrepios...

Em primeiro lugar, e para que se saiba, sei do que estou a falar... para bom entendedor, meia palavra basta e não me vou alongar mais...

Em segundo lugar, concordo perfeitamente que é mais caro substituir aviões ou tanques (milhares de milhões de €uros) contra a fracção que seria preciso para equipar todos os meios de socorro com sistemas de posicionamento GPS...

Mas o que me arrepia é a forma como se fazem observações como a de cima sem se saber o que se diz.

O facto de ser necessário renovar a frota de aeronaves ou de carros de combate, prende-se com a inadequação de meios aos requesitos operacionais dos ramos... se calhar há senhores que gostariam mais de ver aviões do tempo do Ultramar a fazer patrulhamento aéreo. Não quero com isto dizer que os nossos governantes estejam com medo de ser atacados, mas estas acções de patrulhamento aéreo são um simbolo de soberania e em último caso são um aviso de que não vivemos numa Républica das Bananas em termos Militares e Civis. Estas acções, de "policiamento" do espaço aéreo, servem para que as leis e regras se apliquem e que continuem a ser cumpridas. Sim, porque no ar também existe legislação e regras, sejam elas de velocidade, prioridade e muitas outras tal como na estrada.

Depois vêm os meios terrestres. As viaturas que existiam já não ofereciam condições de segurança, fossem elas de circulação, fossem de protecção dos militares em caso de conflito (Deus nos livre de alguma vez serem necessárias) mas mais vale prevenir do que remediar. Nós é que estamos muito habituados a usar a regra de "casa assaltada, trancas á porta". Isto para já não falar dos custos de operação das viaturas (e aeronaves) que já começavam a ser incomportáveis (á varios anos) por falta de peças suplentes.

Seja como for, e embora seja-mos um País pequenino "à beira mar plantado" temos uma área de operação "gigantesca". Só no Oceano Atlântico somos responsáveis por garantir a segurança aérea e marítima numa área bem maior que a dos Estados Unidos da América.

Em relação aos GPS's nas ambulâncias e noutros meios de socorro, só posso dizer que concordo com o seu uso nesses meios e quanto mais precisão estes tiverem melhor. O grande problema que se põe é que o País não está suficiente cartografado para uso em GPS. Este problema poderia ser solucionado pelos nossos governantes, e quando falo em governantes coloco todos no mesmo saco incluindo as Camaras Municipais porque cada vez que é preciso efectuar um levantamento topográfico adequado á utilização dos dados em GPS, começam também a ser levantados problemas e é necessário pedir autorização a mais do que um organismo estatal.
Segundo a legislação em vigor todas e quaisquer filmagens efectuadas a partir do "ar" têm que passar pelo crivo desses mesmos organismos para que seja aprovada a sua emissão ou publicação em orgãos de comunicação social, e é requisito de que não poderão ser filmadas instalações militares e outras instalações de interesse estratégico nacional (muitas vezes os visionamentos são em tão grande volume que é impossível verificar tudo). O mesmo se passa com os dados do levantamento topográfico para efeitos de uso em GPS.

Depois vêm as Câmaras Municipais. Tal como acontece com a TV-Cabo e a Cabo-Visão que não são fornecidas ao mesmo tempo na mesma zona (isto acontece em muitas localidades por esta terra fora), também as Câmaras Municipais podem não autorizar ou colocar entraves suficientes para que as empresas que operam na área do GPS desistam de fazer levantamentos, e ainda há outros casos em que os municipios se estão literalmente burrifando em promover tais levantamentos mesmo que estes tragam benefícios a nivel de planeamento urbanístico. É tudo uma questão de negociação e por isso é que Portugal é dos países com menos área disponivel nas bases de dados de GPS (embora seja-mos um país pequenino).

Por último, não é a renovação de meios militares que impede ou retira dinheiro para a compra de equipamentos que podem beneficiar as populações em caso de emergência. Há outros gastos que são perfeitamente evitáveis. Se os nossos governantes esperassem mais um aninho para renovar o parque automóvel, talvez o dinheiro que vão gastar para o fazer desse para equipar todas as viaturas com sistemas de posicionamento global (GPS).

Por outro lado, não me admiro nada com estas observações. Os militares têm as costas largas e já estão habituados a serem massacrados públicamente.

P.S.: As ideias acima expostas não representam a mentalidade nas forças armadas, nem a mentalidade dos militares que as constituem. São apenas uma reflexão a um comentário...

Sabes o que são prioridades?

O que é prioritário?

-Renovar a frota de aviões e comprar submarinos, ou equipar os veiculos de emergência com gps`s? acho que a resposta é obvia, portanto esse teu post não teve razão de ser.

Neste país só existe dinheiro para coisas inúteis ou perfeitamernte dispensáveis...o resto é bullshit.

Last edited:
Eu acho que me vou arrepender de entrar neste tópico, mas sou crente, lol

Sou licenciado, com curso de Engenharia e recebo menos que alguns dos meus congéneres civis. Daqui a poucos anos vou estar a receber menos que boa parte deles... mais alguns, e recebo menos que a maior parte...
...mas quando vêm algum militar a falar disto, não o vêem a queixar-se do salário em comparação com as aquisições de material, mas com o baixíssimo orçamento que o MDN tem. Já pensaste porquê? Porque de facto o material é necessário. Porque de facto tens um parque com dezenas de carros parados, a maior parte que para pouco mais serve que para canibalização das peças que ainda funcionam com pouca manutenção...

Para o fim do teu comentário dizes que tudo podia ser equalizado... pois, os militares estão à espera da equalização há umas boas décadas, mas de facto, o governo continua a contar com a boa-vontade dos profissionais que anda a formar para depois perder...

Ah, porque sim - as forças armadas fazem muita formação... mas todos nos lembramos só dos filmes do Rambo, não dos operadores de máquinas pesadas de engenharia, que não têm grandes opções de formação no mundo civil... ou de condutores para firmas, que ganham grande experiência na vida militar, que muito lhes valeu para arranjarem emprego. Entre muitos outros exemplos, que cada vez mais são integrados no plano de formação e das Novas Oportunidades, formação profissional a jovens...
...mas o que sai para as notícias é o raio dos caças...

...tb há as operações de apoio à paz, formação em países africanos... desminagem... mas o que aparece nos jornais são os submarinos...

...como dizes, (e repito-o sem cinismo) o teu pensamento é o do cidadão comum em Portugal. E como cidadão comum, não espero que esteja completamente inteirado das imensas missões e dos objectivos das forças armadas...
...mas agradecíamos um pouco mais de respeito pelas pessoas que servem o país...

ja agora...devo dizer que compreendo bastante bem o lado das forças e autoridades em portugal pois tenho um policia em casa com quase 30 anos de activo....(sempre com a mesma arma e afins)

o meu comentario tal como disse e o simples cidadao comum que nao ve utilidade em submarinos e caças...

eu compreendo a sua utilidade, bem como como compreendo que o meu comentario tenha sido um pouco ofensivo,nesse sentido pesso desculpa...
disse o que disse pois e o que a grande maior parte da nossa naçao pensa...quis apenas demonstrar...

falei nos caças pois e o que se fala neste momento tal como se falou nos submarinos a uns anos a tras...
se reparares tambem nao disse para nao comprarem os caças... apenas referi que se podem comprar caças porque raio nao podem melhorar a cadeia de emergencia medica?
tambem sei que a escola da gnr perto da minha casa ainda usa carros matriculados do tempo da guerra colonial...
podiam pensar nisso da proxima vez que adquirissem um subaru impresa para a caça a multa na A1...(mais uma vez pensamento do comum cidadao)

...tb há as operações de apoio à paz, formação em países africanos... desminagem... mas o que aparece nos jornais são os submarinos...
grande maior parte destas accoes sao voluntariadas...

para terminar...
estou completamente de acordo com o que falas sobre "novas formacoes/opurtunidades" vs. caças e submarinos... nao podia concordar mais em como se da mais importancia nas noticias e jornais a isso...

agora tenta explicar o que escreves te aqui a um comum cidadao de 50 que a ir para o trabalho nos transportes publicos todos os dias e que todos os dias se queixa do governos e destes novos caças e submarinos...
esse e o verdadeiro cidadao comum...

infelizmente os nossos comuns cidadao de portugal "comem" o que o telejornal lhes serve a hora de jantar...

e este e o meu comentario pessoal: ok comprem os caças que se sabe que sao necessarios(devo dizer que ate gostei de saber que iam renovar a frota)... mas realmente julgo que e do interesse nacional ter um servico de emergencia capaz de responder a todas as situacoes...
porque ninguem me diz que a hora e meia que este senhor esteve a espera da ambulancia, o condutor da mesma nao andou o caminho todo a pedir informacoes....

O facto de ser necessário renovar a frota de aeronaves ou de carros de combate, prende-se com a inadequação de meios aos requesitos operacionais dos ramos... se calhar há senhores que gostariam mais de ver aviões do tempo do Ultramar a fazer patrulhamento aéreo. Não quero com isto dizer que os nossos governantes estejam com medo de ser atacados, mas estas acções de patrulhamento aéreo são um simbolo de soberania e em último caso são um aviso de que não vivemos numa Républica das Bananas em termos Militares e Civis. Estas acções, de "policiamento" do espaço aéreo, servem para que as leis e regras se apliquem e que continuem a ser cumpridas. Sim, porque no ar também existe legislação e regras, sejam elas de velocidade, prioridade e muitas outras tal como na estrada.

Primeiro quero dizer que respeito a tua opinião apesar de não a partilhar e não quero entrar aqui em despiques infantis.
Percebo o que queres dizer com isto mas acho que a nível de prioridades existem outras com grau de importância superior e com efeitos mais imediatos e importantes.
Em jeito de brincadeira (e espero que não me leves a mal) apetece-me dizer que se cá em baixo se vive uma autêntica República das Bananas com tanta incompetência destes governantes, lá em cima também não devia ser diferente.

Por último, não é a renovação de meios militares que impede ou retira dinheiro para a compra de equipamentos que podem beneficiar as populações em caso de emergência. Há outros gastos que são perfeitamente evitáveis. Se os nossos governantes esperassem mais um aninho para renovar o parque automóvel, talvez o dinheiro que vão gastar para o fazer desse para equipar todas as viaturas com sistemas de posicionamento global (GPS).

Neste ponto partilhamos a mesma opinião, é de uma injustiça gritante ver os salários que os nossos políticos auferem, as suas reformas, mordomias, regalias e afins (muito mais tendo em conta os péssimos serviços que prestam ao pais) e ainda trocarem de carro (de 70/80/90 mil euros) a cada três anos (e pagando o pequeno valor resídual o carro fica para eles).

Cumprimentos

jA-mobil: só posso dizer que és um mentiroso. Descarado. Não és o comum cidadão, porque o comum cidadão não consegue ter uma abertura de espírito como a tua para compreender algumas coisas que penso que já tenhas compreendido, como a necessidade de renovação das frotas ( e muito menos ficar contente com ela). Só pelo teu comentário, e por ver que afinal nem todos pensam da mesma forma, já não me sinto arrpendido de ter participado.

Perguntas, no entanto, se são renovadas as frotas, porque não são reequipadas as cadeias de emergência médica. E perguntas bem, que a situação da saúde em Portugal não é, de todo, famosa. Ms a única resposta que posso dar é: o que tem uma coisa que ver com a outra? Não interpretes mal, a pergunta não contém o cinismo habitual nesta pergunta. Simplesmente são, na base, ministérios diferentes.
É fácil atacar este argumento com a questão das prioridades... mas a verdade é que segundo isso, até parece que o MDN está largo de finanças. A quem pense isso, aconselho que se inteirem da situação actual das Forças Armadas. Dos quadros que são formados e cujo investimento fica sem retoma porque não há uma carreira minimamente aliciante. Da quantidade de pessoas que lá ficam por mero amor à camisola, porque facilmente ganhavam o dobro "cá fora". Mais uma vez, que vejam pelo menos as missões das Forças Armadas, que vão muito além do Zé Soldado que fica de sentinela na cancela à espera que Portugal seja invadido para entrarmos em guerra.

jA-mobil: só posso dizer que és um mentiroso. Descarado. Não és o comum cidadão, porque o comum cidadão não consegue ter uma abertura de espírito como a tua para compreender algumas coisas que penso que já tenhas compreendido, como a necessidade de renovação das frotas ( e muito menos ficar contente com ela). Só pelo teu comentário, e por ver que afinal nem todos pensam da mesma forma, já não me sinto arrpendido de ter participado.

Perguntas, no entanto, se são renovadas as frotas, porque não são reequipadas as cadeias de emergência médica. E perguntas bem, que a situação da saúde em Portugal não é, de todo, famosa. Ms a única resposta que posso dar é: o que tem uma coisa que ver com a outra? Não interpretes mal, a pergunta não contém o cinismo habitual nesta pergunta. Simplesmente são, na base, ministérios diferentes.
É fácil atacar este argumento com a questão das prioridades... mas a verdade é que segundo isso, até parece que o MDN está largo de finanças. A quem pense isso, aconselho que se inteirem da situação actual das Forças Armadas. Dos quadros que são formados e cujo investimento fica sem retoma porque não há uma carreira minimamente aliciante. Da quantidade de pessoas que lá ficam por mero amor à camisola, porque facilmente ganhavam o dobro "cá fora". Mais uma vez, que vejam pelo menos as missões das Forças Armadas, que vão muito além do Zé Soldado que fica de sentinela na cancela à espera que Portugal seja invadido para entrarmos em guerra.
em primeiro lugar muito obrigado pelos elogios[;)]

em segundo lugar...como ja expliquei o meu comentario seria palavra de ordem de um grupo qualquer que dessidice fazer uma manif em frente ao parlamento...dai eu dizer que seria o pensamento de um cidadao comum...

em resposta a tua pergunta so vejo uma respota muito simples:
de facto uma coisa nao tem nada a ver com a outra, mas tens de concordar que se ha orçamento para a defesa nacional, tambem nao ha de haver dinheiro para "ajudar" o sistema nacional de emergencia...?

em primeiro lugar muito obrigado pelos elogios[;)]

em segundo lugar...como ja expliquei o meu comentario seria palavra de ordem de um grupo qualquer que dessidice fazer uma manif em frente ao parlamento...dai eu dizer que seria o pensamento de um cidadao comum...

em resposta a tua pergunta so vejo uma respota muito simples:
de facto uma coisa nao tem nada a ver com a outra, mas tens de concordar que se ha orçamento para a defesa nacional, tambem nao ha de haver dinheiro para "ajudar" o sistema nacional de emergencia...?

Não tem que agradecer os elogios... afinal, até fui BANIDO DURANTE UM DIA POR INSULTAR OUTRO USER!!!...

WTF?

Quer dizer que as ambulâncias não têm GPS??

Então, qualquer badameco tem um telemovel c/ isso ou um GPS portátil para circular na AE a brilhar no meio do vidro, e a merde do INEM ainda não equipou os meios de socorro com uns míseros GPS?

PQP este país....f.daasss!

WTF?

Quer dizer que as ambulâncias não têm GPS??

Então, qualquer badameco tem um telemovel c/ isso ou um GPS portátil para circular na AE a brilhar no meio do vidro, e a merde do INEM ainda não equipou os meios de socorro com uns míseros GPS?

PQP este país....f.daasss!
simples verdade:sh)

Fazia MUITO mais sentido renovar as frotas das ambulâncias três em três anos do q renovar a frotas dos políticos tb em três em três anos e como já disse aqui, estes pagam um valor residual qq para dp ficarem com os carros para uso pessoal. Alguém e lembra do q aconteceu aos Audis A8 qd foi a 1 presidência da UE cá em Portugal? Dp da presidência ter acabado, era ver os políticos esfomeados a comprarem os A8 a preço de chuva para eles! [8b]

Irrita-me pensar q o nosso presidente e ate mesmo o 1 ministro andar com melhor carros q o Presidente da França (Citroen C6), qual é o carro do ministro de Espanha?

OFFTOPIC:
A situação já está esclarecida com a administração e com o user. No entanto, se ela foi pública, só queria esclarecer que no meu post a intenção não era chamar mentiroso ao user como um insulto... antes pelo contrário, louvar a abertura de espírito e compreensão demonstradas na matéria abordada que hoje em dia, infelizmente, acaba por ser rara...

Na terça feira, numa rua de Telheiras estava eu à espera de uma ambulância, porque um familiar estava em estado critico. Depois de uma espera de 1:30m pela ambulância do INEM, eis que ela aparece ao fundo da rua, mas deve ter parado para perguntar informações, e eu, aflito como estava, começei a acenar, a tentar chamar a atenção do condutor da ambulância, até que aparece um senhor num veiculo (não me recordo que carro era), que me viu atrapalhado, e perguntou se ambulância era para mim, ao qual acenei que sim, e este condutor efectuou inversão de marcha, e dirigiu-se ao final da rua para indicar ao condutor da ambulância para onde ela deveria ir.

É de louvar a atitude deste condutor que inverteu a marcha para me ajudar, o qual desconheço a identidade, mas ao qual agradeço profundamente o gesto.

A espera de uma hora e meia por uma ambulância é que... dá para desesperar, e supostamente deveria de ser evitada, pois o doente podia não resistir. Felizmente encontra-se em recuperação.

esses codutores são como os pilhões... toda a gente sabe que não ecistem ....

looooooooool [:)]

Viva,

As melhoras ao teu familiar. Porém, tenho disponibilizar alguma informação pois alguns comentários estão a ser feitos desconhecendo a realidade. Começou por indicar que sou voluntário do INEM, sendo tripulante de ambulâncias (TAT).

Se houve atraso da ambulância por alguma razãoi foi, nomeadamente indisponibilidade de ambulâncias, estando as ambulância da tua região ocupadas - e muitas vezes por chamadas falsas. Se há uma urgência médica que necessite de transporte é imediatamente activada uma ambulância.

Em muitas regiões o número de ambulâncias (INEM, Bombeiros e CVP) são manifestamente reduzidas para as necessidades, de acordo comas a estatísticas. No entanto, o financiamento das entidades (INEM, por parte do governo, e CVP e Bombeiros a partir de voluntários) nã permite adquirir o que seria efectivamente adequado às necessidades do país. Além dos meios materiais (como ambulâncias), coloca-se a questão dos meios humanos - não é qualquer médico ou enfermeiro que pretende seguir a carreira do INEM, ou voluntário que queria dispensar semanalmente 8h da gratuitas da sua vda para ajudar terceiros.

O GPS é muito bonito, mas se tivermos uma indicação clara do destino. Muitas vezes apenas se refere coisas absurdas como "Café do Manel", ou referem nomes de localidades que não constam na cartografia da Navteq ou TeleAtlas, ou constam mas com outras designações. E sim, além de tudo o resto (Oxigénio, compressas, infusores, sondas, macas, luvas, etc., etc.) o GPS é mais uma despesa, que tendo em conta as restricções orçamentais é necessário fazer prioridades (entre um GPS e umas garrafas de O2...).

O sistema Nacional de Emergência Médica tem muitas falhas. Muitas derivam da falta de recursos (materiais e humanos), outras da organização imposta superiormente. Embora encontre muitas personalidades distintas, quem está de turno em urgência sempre fez o melhor para ocorrer aos necessitados. Se uma ambulância se atrasa algo efectivamente se passou. E já agora ficam a saber que uma elevada percentagem dos TAT (Tripulantes de Ambulância de Transporte) são cidadãos comuns que têm as suas vidas, mas durante noites e fins-de-semana foram fazendo (e continuam a fazer) formações e cursos de socorrismo, disponibilizando-se voluntariamente semanalmente para prestarem socorro aos restantes cidadãos, perdendo os seus fds, noites, feriados, tempo com amigos, família, tempo de descanso e lazer. Sendo uma dessas pessoas por vezes custa ouvir criticarem tão veementemente o serviço, quando ele subsiste à custa do espírito voluntário. Recomendação: se querem ajudar o serviço, tornem-se voluntários, contribuam com o vosso tempo e conhecimento, e quando entregarem o IRS anual preencham o campo que permite doar uma percentagem do vosso IRS a instituições sem fins lucrativos como a Cruz Vermelha Portuguesa ou os Bombeiros que suportam para das urgências pré-hospitalares nacionais.

Marco

ainda hoje um condutor faz-me sinal de luzes e eu feito parvo aceno-lhe a mão como a comprimenta-lo, mais à frente estava o trânsito parado com um reboque a rebocar um camião :(

Dá pena o Mundo chegar a um ponto onde se canaliza dinheiro para maquinas de guerra que MATAM, e se deixam no estado em que estão maquinas que SALVAM vidas.
E há quem ainda defenda as maquinas e operadores da morte.

Peço desculpa, mas tive que puxar este comentário porque me deu arrepios...

Em primeiro lugar, e para que se saiba, sei do que estou a falar... para bom entendedor, meia palavra basta e não me vou alongar mais...

Em segundo lugar, concordo perfeitamente que é mais caro substituir aviões ou tanques (milhares de milhões de €uros) contra a fracção que seria preciso para equipar todos os meios de socorro com sistemas de posicionamento GPS...

Mas o que me arrepia é a forma como se fazem observações como a de cima sem se saber o que se diz.

Depois vêm os meios terrestres. As viaturas que existiam já não ofereciam condições de segurança, fossem elas de circulação, fossem de protecção dos militares em caso de conflito (Deus nos livre de alguma vez serem necessárias) mas mais vale prevenir do que remediar. Nós é que estamos muito habituados a usar a regra de "casa assaltada, trancas á porta". Isto para já não falar dos custos de operação das viaturas (e aeronaves) que já começavam a ser incomportáveis (á varios anos) por falta de peças suplentes.

Seja como for, e embora seja-mos um País pequenino "à beira mar plantado" temos uma área de operação "gigantesca". Só no Oceano Atlântico somos responsáveis por garantir a segurança aérea e marítima numa área bem maior que a dos Estados Unidos da América.

Em relação aos GPS's nas ambulâncias e noutros meios de socorro, só posso dizer que concordo com o seu uso nesses meios e quanto mais precisão estes tiverem melhor. O grande problema que se põe é que o País não está suficiente cartografado para uso em GPS. Este problema poderia ser solucionado pelos nossos governantes, e quando falo em governantes coloco todos no mesmo saco incluindo as Camaras Municipais porque cada vez que é preciso efectuar um levantamento topográfico adequado á utilização dos dados em GPS, começam também a ser levantados problemas e é necessário pedir autorização a mais do que um organismo estatal.
Segundo a legislação em vigor todas e quaisquer filmagens efectuadas a partir do "ar" têm que passar pelo crivo desses mesmos organismos para que seja aprovada a sua emissão ou publicação em orgãos de comunicação social, e é requisito de que não poderão ser filmadas instalações militares e outras instalações de interesse estratégico nacional (muitas vezes os visionamentos são em tão grande volume que é impossível verificar tudo). O mesmo se passa com os dados do levantamento topográfico para efeitos de uso em GPS.

Depois vêm as Câmaras Municipais. Tal como acontece com a TV-Cabo e a Cabo-Visão que não são fornecidas ao mesmo tempo na mesma zona (isto acontece em muitas localidades por esta terra fora), também as Câmaras Municipais podem não autorizar ou colocar entraves suficientes para que as empresas que operam na área do GPS desistam de fazer levantamentos, e ainda há outros casos em que os municipios se estão literalmente burrifando em promover tais levantamentos mesmo que estes tragam benefícios a nivel de planeamento urbanístico. É tudo uma questão de negociação e por isso é que Portugal é dos países com menos área disponivel nas bases de dados de GPS (embora seja-mos um país pequenino).

Por outro lado, não me admiro nada com estas observações. Os militares têm as costas largas e já estão habituados a serem massacrados públicamente.

P.S.: As ideias acima expostas não representam a mentalidade nas forças armadas, nem a mentalidade dos militares que as constituem. São apenas uma reflexão a um comentário...

Não posso deixar de comentar o teu post. Não só como cidadão mas como também militar que já fui.

Já aqui foi dito que há que definir prioridades. Pergunto desde já para que foi a compra dos famigerados submarinos! Coloco a questão e respondo de imediato: para alguém meter uns milhões ao bolso com esse negócio e para que Portugal continue com algum protagonismo nos exercícios anti-submarinos, tarefa que é pioneiro há já muitos anos. Para quem não sabe, Portugal faz sempre grandes brilharetes nos exercícios de guerra anti-submarina. Mas a grande questão é: para que serve? Para nada! Afinal temos uma zona económica marítima de muitas milhas, das maiores do mundo, e temos uma simples fragata a fazer SAR-ZEE (Continente + Madeira) ou simplesmente SAR (só continente) e uma ou duas corvetas estacionadas nos Açores. Como já por lá andei, posso assegurar-te que de quase nada servem, nem para perseguir uns simples arrastões esponhois!

Sobre a força aérea, é muito bonito dizermos que temos um território para patrulhar, mas que raio de aviões compramos nós? Pelo que sei, até estão completamente despidos de equipamento e serviram apenas para manter o negócio da Base das Lages!

Com todo o respeito que me merecem os militares, as forças de que dispomos poderiam ser reduzidas a um terço ou menos, e dada maior atenção ao que é de facto premente. A saúde da população está acima de qualquer força militar simbólica!

Mais umas vez pergunto... mas será que os militares, somos masoquistas? Será que preferimos mesmo "gastar dinheiro" em submarinos e aviões e blindados e... e andarmos com salários miseráveis? Eu tenho um curso de Engenharia, e sei que ganhava bem mais no mundo civil que no Exército... será que continuo lá, com esses gastos em equipamento, porque "curto mesmo bué" que tenhamos submarinos para o showoff?

Sabes o que são prioridades?

O que é prioritário?

-Renovar a frota de aviões e comprar submarinos, ou equipar os veiculos de emergência com gps`s? acho que a resposta é obvia, portanto esse teu post não teve razão de ser.

Neste país só existe dinheiro para coisas inúteis ou perfeitamernte dispensáveis...o resto é bullshit.

concordo plenamente. Alem disso, mais vale 14 avioes, e gps pa malta toda, do que 15 avioes.

[mode barbaro on]Ahh e não me importava nada que os A8's e os CLS desses ditos barões não fossem blindados nem coisa que o valha...ah e fossem construidos em pvc para sentirem bem os buracos das estradas portugas....( e a dureza de muitos muros vá...)[mode barbaro off]

sim isso não interessa...ambulancias isso é lixo...

interessa é o Estado comprar tanques de guerra e novos carros pa caça á multa[8b]

Será???

Ou será que é mais importante comprar os aviões executivos novos, para os meninos andarem a passear (por exemplo para São Tomé para irem descançar) visto que estes já andam a avariar muito e os da TAP levam muita gente e a "realeza" não se mistura com a plebe...

Vá lá Nephilim, muda os argumentos que a cassete está a ficar com a fita estragada!

[:p] [;)]

No meio de tanta lenga-lenga a moral da história é sempre o mesmo.

EM PORTUGAL COMPRA-SE A LUXURIA PRIMEIRO E DEPOIS AS NECESSIDADES.....

nao digo mais nada para nao me cansar e envergonhar por ser um cidadão a ser "desgorvernado" por pessoas incompetentes.....

enfim faltava era 1 zapatero na nossa liderança.... prometi .. cumpri..... prometi irei cumprir isto sim...

não é como em portugal se vê... prometem... falam falam falam e nao fazem nada....

que vontade de lhos coçar a pele mas enfim... Tirania por parte dos governos e nós aqui num simples forum automóvel a citar necessidades básicas para uma melhor gestao dos recursos monetários daqueles bazoes....

Back