Conduzir a 120 km/h em AE é perigoso?

Acho piada a essa ideia de que andar devagar dá sono devido às qualidades de isolamento dos veículos. [:)]

Deve ser bem melhor e relaxante andar depressa e estar constatemente concentrado. Só que não... [:p]

É que se assim fosse, os gajos das 24 horas de Le Mans saíam de lá como se tivessem saído de um SPA.

Se conduzir nas calmas ou devagar é aborrecido, usem os transportes públicos ou contratem motorista particular. Poupem-se a esse aborrecimento. [:D]

Comparar 150 na AE com o ritmo de competição uma pista cheia de curvas em que tens que travar a fundo, e depois acelerar a fundo à saída... está certo!

Não tenho a mínima dúvida sobre isto: com o nível de conforto dos carros actuais, sobretudo de segmentos mais altos, ir a 120 constantes e sem trânsito potenciam enormemente a sonolência e a falta de atenção/concentração!

Num carro pouco confortável ou silencioso, isso já não se verifica tanto.

Outro factor de "adormecimento", apesar de todas as suas vantagens: esse excelente equipamento que é o cruise-control.

Mas aí o problema não está na velocidade, mas sim nas pessoas que não se sabem gerir / não estão habituadas, simples.

Se não os camionistas passavam a vida a adormecer

Querem tudo automatizado, ultra confortável e silencioso, e depois ir a 120 é perigoso, bah.

E se o cruise control lhes dá sono, desliguem-no ou vão por outro caminho qualquer.

O que é verdade no teu caso não é necessariamente verdade para os outros.

O que é importante é cada um andar na sua zona de conforto e não ser forçado a sair dela. Por exemplo por pressão de quem vem atrás.

Por outro lado quando leio “a 120 vou mais relaxado” até me arrepio [:D] isso é bom ? Ir relaxado a conduzir ? É importante levar um certo nível de vigilância, atenção e stress [;)]

Não percebeste o post do ASOT.

Quem não tem capacidade para andar a 120 sem ficar distraído ou com sono, é melhor fazer outra coisa qualquer que não...andar a 120 de forma monótona.
Ou ganhar o hábito progressivamente.

Na A2, A13, A6 e AE semelhantes, o limite podia subir para 150km/h sem problema.
Na A1, na maior parte do tempo, é quase impossível manter 150km/h devido ao trânsito.
Uma AE com muitas entradas e saídas é quase impossível aumentar o limite de velocidade sem aumentar consideravelmente o risco.
Claro que com condições meteorológicas piores o limite não devia ser tão alto, mas basta ter sinalização para tal.
E se as AE fossem bem fiscalizadas, reduzia se muito os riscos, porque não é só a velocidade que é perigosa.

Num cenário ideal até se podia passar de 90 pa 100 em algumas EN e IP, mas nós temos de lidar com o país que temos vulgo com os condutores que temos, com a pouca fiscalização e tudo mais, e infelizmente não é num estalar de dedos que o bom senso vai começar a imperar por aí, se não, nem era preciso existir lombas nem semáforos de 50 nas localidades, e isso chateia-me bem mais que ir a 120 , mas chateava bem mais quem fazia localidades a 100.....é o que é.

Porque há zonas de boa visibilidade que lá me estico para 60/70 mas nao mais que isso e tem de ser em plenas condiçoes e zona bem "limpa", mas há malta que quando se apanha sem semaforos passa por mim como se eu estivesse parado [:blush:]

O que se vê logo é que é um motorista profissional que se ri quando vocês dizem que a 120 vão desconcentrados [:p]
Os motoristas profissionais... essa classe profissional de dificil acesso, em que basta nao ser invisual ou para/tetraplegico, e só é preciso respirar para estar qualificado a pegar numa viatura.

O que se vê logo é que é um motorista profissional que se ri quando vocês dizem que a 120 vão desconcentrados [:p]

​Se alguém disse isso, eu não disse. Desconcentrado nunca conduzo, mas nas circunstâncias em que referi, 120 é uma velocidade muito monótona e que potencia uma menor atenção. Isso não significa que eu tire uma soneca ou aproveite para responder a mails ao volante! Assim como também não disse que tinha que ir a 200 para me sentir 100% alerta! [:p]

Mas se queres saber mais sobre a matéria e não ir na onda do desconversar como o teu amigo profissional gosta de fazer, há muitos estudos por essa internet fora que se debruçam sobre este tema e é uma situação mais recorrente do que se possa pensar. [;)]

​Se alguém disse isso, eu não disse. Desconcentrado nunca conduzo, mas nas circunstâncias em que referi, 120 é uma velocidade muito monótona e que potencia uma menor atenção. Isso não significa que eu tire uma soneca ou aproveite para responder a mails ao volante! Assim como também não disse que tinha que ir a 200 para me sentir 100% alerta! [:p]

Mas se queres saber mais sobre a matéria e não ir na onda do desconversar como o teu amigo profissional gosta de fazer, há muitos estudos por essa internet fora que se debruçam sobre este tema e é uma situação mais recorrente do que se possa pensar. [;)]

Ah, os estudos da internet é que a sabem toda. [:)]

Antes da internet não havia estudos alguns, não é? [:)]

Andar a 150 km/h exige mais do corpo do que a 120 km/h. Mais não seja porque exige mais energia para processar informação e a forma como se está mais tenso a desempenhar a função.

Mas sim, a vida a 120 km/h é um aborrecimento completo. E cansativo. Portanto, para vossa segurança (e já agora dos demais), andem sempre acima dos 120, não vão adormecer e causar acidentes

EDIT: nunca conduziste desconcentrado? Nunca tiveste um momento de desconcentração a condizir?

Herói! [:)]

Última edição:
Os motoristas profissionais... essa classe profissional de dificil acesso, em que basta nao ser invisual ou para/tetraplegico, e só é preciso respirar para estar qualificado a pegar numa viatura.

E o que é que isso tem a ver com o que eu disse?

Sejam eles realmente profissionais ou apenas de designação, não vão distrair-se por ir a 90...

Eu não tou a ir na onda de desconversar, mas no geral os países têm limites similares aos nossos.

Ficam com menos atenção, oscilem entre os 110 e 130, desliguem ajudas, abram vidros como nos velhos tempos sem AC, façam paragens a cada 40KM nas areas de serviço, vão pela EN, enfim, como disse, a mim não me chocava nada os 130 ou 140, agora vem a pergunta, fazia mais sentido oscilar entre 110/140 de forma legal em vez de 110/130 como actualmente ilegal ou 100/120 legalmente? É capaz, mas esqueçam, isso não vai acontecer, e face a tanta javardice que se vê na estrada, esta deve ser das ultimas prioridades.

E claro que AE é monotono por si só, pelo menos boa parte delas, mas querem que limite? 120 monotono? e 140? já é bom? e 160?

Ah, os estudos da internet é que a sabem toda. [:)]

Antes da internet não havia estudos alguns, não é? [:)]

Andar a 150 km/h exige mais do corpo do que a 120 km/h. Mais não seja porque exige mais energia para processar informação e a forma como se está mais tenso a desempenhar a função.

Mas sim, a vida a 120 km/h é um aborrecimento completo. E cansativo. Portanto, para vossa segurança (e já agora dos demais), andem sempre acima dos 120, não vão adormecer e causar acidentes

EDIT: nunca conduziste desconcentrado? Nunca tiveste um momento de desconcentração a condizir?

Herói! [:)]

És tão limitado, mas tão limitado, que nem mereces resposta. Mas para te mostrar o quão limitadinho e básico tu és, vou-te explicar que já vivemos no séc. XXI há uns anitos e que há uma cena fixe para se aceder a boa informação sem grande esforço. Mas pronto, se quiseres fazer pesquisas old school vai então a uma boa biblioteca e encontra lá também muita literatura sobre o mesmo tema. Para referência tua, já tive um manual de instruções para quem está a tirar a condução, editado nos anos 70, em que se refere esta temática. Além disso, há muitas revistas antigas a falar disso.

Além de tudo, parece-me que não sabes contar, pois de 120 saltas logo para 150 instantaneamente. Gostava também de saber qual o carro que faz isso, dava jeito para fazer umas certas ultrapassagens.

Palerma! [:p]

És tão limitado, mas tão limitado, que nem mereces resposta. Mas para te mostrar o quão limitadinho e básico tu és, vou-te explicar que já vivemos no séc. XXI há uns anitos e que há uma cena fixe para se aceder a boa informação sem grande esforço. Mas pronto, se quiseres fazer pesquisas old school vai então a uma boa biblioteca e encontra lá também muita literatura sobre o mesmo tema. Para referência tua, já tive um manual de instruções para quem está a tirar a condução, editado nos anos 70, em que se refere esta temática. Além disso, há muitas revistas antigas a falar disso.

Além de tudo, parece-me que não sabes contar, pois de 120 saltas logo para 150 instantaneamente. Gostava também de saber qual o carro que faz isso, dava jeito para fazer umas certas ultrapassagens.

Quando se parte para a ofensa...

O que é certo e sabido é que o corpo se cansa mais quando se exige mais dele, mesmo que se vá sentado, como a conduzir.

Não confundam tédio e impaciência com cansaço.

Quando se parte para a ofensa...

O que é certo e sabido é que o corpo se cansa mais quando se exige mais dele, mesmo que se vá sentado, como a conduzir.

Não confundam tédio e impaciência com cansaço.

O que ele quer dizer é que se andar a vacilar entre 120 e 140 fica menos monotono e 140 num carro moderno com boas condiçoes e condutor decente é um nao assunto.

Certo.

mas nao vai acontecer na nossa legislação.

Há que lidar.

Que, é outro nao assunto. A probabilidade de multa com radar movel abaixo dos 140 é minima e se acontecer, nem perde pontos, isto em zonas 120 claro.

Eu não tou a ir na onda de desconversar, mas no geral os países têm limites similares aos nossos.

Ficam com menos atenção, oscilem entre os 110 e 130, desliguem ajudas, abram vidros como nos velhos tempos sem AC, façam paragens a cada 40KM nas areas de serviço, vão pela EN, enfim, como disse, a mim não me chocava nada os 130 ou 140, agora vem a pergunta, fazia mais sentido oscilar entre 110/140 de forma legal em vez de 110/130 como actualmente ilegal ou 100/120 legalmente? É capaz, mas esqueçam, isso não vai acontecer, e face a tanta javardice que se vê na estrada, esta deve ser das ultimas prioridades.

E claro que AE é monotono por si só, pelo menos boa parte delas, mas querem que limite? 120 monotono? e 140? já é bom? e 160?

Se conduzir é monótono e não querem fazer disso uma obrigação, andem de transporte público, livrem-se dessa fastidiosa função ou tarefa.

E livrem-se de todas as ajudas electrónicas e olhem, das caixas auto, da direcção assistida, etc etc.

Isso tudo depende do carro que conduzes!

A questão é que neste fórum os users têm carros bem acima da média mas o mundo real não é como este fórum, percebes?

120km/h num segmento D ou E recente é uma coisa, 120 km/h num segmento A ou num segmento B com 30 anos é completamente diferente.

Entendes?

Os limlites de velocidade teriam de ser em função de cada carro o que seria impraticável.

Depois, na Alemanha é assim e assado mas como já explicaram o parque automóvel lá é diferente.

Se conduzir é monótono e não querem fazer disso uma obrigação, andem de transporte público, livrem-se dessa fastidiosa função ou tarefa.

E livrem-se de todas as ajudas electrónicas e olhem, das caixas auto, da direcção assistida, etc etc.

Pois é isso, há várias formas de voltar ao antigamente e remover monotonia [:D]

Por isso é que nao sou grande apreciador de boa parte das AE.

Aquelas de trás os montes é que são giras.

Pois é isso, há várias formas de voltar ao antigamente e remover monotonia [:D]

Por isso é que nao sou grande apreciador de boa parte das AE.

Aquelas de trás os montes é que são giras.

Chego a andar a ritmos mais suaves em AE do que em EN... :sh)

AE é mesmo para ir no relax. Bom banco, boa companhia ou rádio e siga!

Voltar
Superior