Conhecer a Modalidade - Field Target

RuiS

New member
O que é o Field Target?

Esta variante do Tiro com espingardas de ar comprimido é originária da Grâ-Bretanha. Na génese do seu nascimento estava o controlo de pestes, ou seja, esquilos, ratos, pombos, etc, onde cuja caça é permitida. Mas rápidamente se evoluiu para alvos recortados em metal com perfis que recriavam o ambiente de caça. A sua aceitação a nível mundial foi grande o que motivou o aparecimento de uma organização, a WFTF (World Field Target Federation) onde estão integradas 19 organizações de vários países. A WFTF não existe fisicamente através de um espaço. A sede social e as regras aplicáveis são as do país anfitrião e organizador do campeonato mundial.

Para mais informações:
http://apft.com.pt/
http://fptiro.net/

Qual é a vossa opinião perante esta modalidade...???

Obrigado.

Last edited:
Um arma dessas deve ser pro carote, não...

Pode-se iniciar na modalidade com 250/300€.

Existem duas categorias:

Springer - mola
PCP - Pré Comprimidas

As springers (mola) toda a gente conhece... as arma de pressão de ar que usam uma mola para mover um pistão que irá fazer a compressão do ar.

As PCP (Pré comprimidas) usam um reservatório com ar comprimido. Estas armas são mais dispendiosas e necessitam de mais equipamento. (Bomba ou garrafa de mergulho).

Uma arma que pode variar:
Springer 150€ - 600€
PCP - 500€ - 2000€

Uma mira telescopica pode variar entre 100€ até aos 2500€.

Podem tirar mais dúvidas em relação ao material em:
Arma:
http://apft.com.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=30&Itemid=79
Mira:
http://apft.com.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=31&Itemid=79

A arma que está ser usada apesar de ter sido alterada pelo seu dono (Campeão Nacional Classe Springer). O equipamento "igual" novo ronda os 650€.

Conjunto junto á arvore, esse pode-se considerar um topo de gama (em pré-comprimidas) ronda 2200€.

Last edited:
É fixe, mas airsoft é outro nivel[;)]

Eu diria diferente...

Os alvos vão de 10 a 50 metros... com diâmetros que variam entre 15 e 40mm.

Dá cá um gozo “liquidar” moscas a 25 mts que pousam nos alvos de papel. Ou atingir consecutivamente uma alvo com o diâmetro de uma moeda de 1 Euro a 50mts...

De realçar que estas armas não são brinquedos, são armas de ar comprimido de alta potência.

Para praticar não necessitam de qualquer licença, mas para participarem no Campeonato de Field Target terão de ter licença federativa.

Ora aqui está um tema interessante! Como sempre o nosso amigo Google encontra algum tópico aqui no fórum!! [:blush:]

Desde miúdo que sempre gostei de fazer tiro ao alvo ( amador e por diversão apenas).

Sempre tive uma pressão de ar desde que me lembro, uma BSA (não sei o modelo), já tinha sido do meu Avô, passou para o meu pai e depois para mim.

Com tenra idade o meu pai ensinou-me a mexer na mesma e a ter todos os cuidados que uma arma deste tipo requer, felizmente sempre fui ajuizado e nunca aconteceu nada de mal!

Os meus alvos eram um pouco de tudo [:D], garrafas, latas, pinhas, sei lá... gostava especialmente de atirar nas lagartixas (coitadas) mas depois deixei-me disso! :sh) Fui aos pássaros 2 ou 3 vezes mas não mais do que isso, enfim coisas da juventude, hoje em dia é expressamente proibido fazer qualquer tipo de caça com armas de pressão de ar em Portugal.

Como já estava farto de atirar em latas e coisas do género comprei uns alvos para ir treinando.

250_gamo_pendulos.jpg
gamo_alvo_trag.gif

Já à muito tempo que não os utilizo mas recentemente fiquei com vontade de os voltar a utilizar!

Como a espingarda que tenho já está muito velhinha decidi comprar uma nova para estas brincadeiras!

Uma Hammerli 750 com mira telescópica:

2.4946_1_n.jpg

É de calibre 4.5mm e tem uma potência de 7.5J com uma velocidade de 270 m/s.

Deve ficar por +- 125€ preço para amigo.

A minha ideia não é participar em nenhuma prova de Field Target mas até gostava!! [:cool:]

Last edited:
Mais algumas fotos...!!!

attachment.php

attachment.php

attachment.php

Attachments

• DSC_3505.jpg
    DSC_3505.jpg
    48.2 KB · Views: 0
  • DSC_9237.jpg
    DSC_9237.jpg
    101.4 KB · Views: 0