[Economia] Construção em aço leve - LSF

E ainda chegaste à fase das plantas, eu nem isso. Bastou tentar tirar umas dúvidas sobre cércea e quota de soleira, quiseram saber logo tudo o resto e armaram-me um tópico de medo, a assustar-me sobre isto, aquilo e o outro. Parecia que me queriam demover da ideia de construir uma casa.

O que é pena, pois um gajo até vai tendo dúvidas em que era interessante conhecer a opinião de quem sabe. Mas assim, prefiro ficar na ignorância ou ir esclarecendo com o engenheiro e o arquitecto que me estão a ajudar.

Devíamos juntar-nos e fazer um fórum da casa, mas pronto, não nos livrávamos de termos as mesmas mentes brilhantes a registar-se e a criar o mesmo ambiente.

O meu projecto (está ainda em meio, comecei há 2 meses) é um pouco mais complexo que o normal, pois o terreno tem declive (ou melhor, aclive). Junto ao passeio público está nos 211,5m e na traseira junto ao terreno do vizinho está nos 218m (altura relativa ao nível do mar). Ou seja, se o escavasse todo para ficar plano, o muro com o vizinho de trás ficaria com 6,5m de altura e para os vizinhos das laterais ficaria com uns 4 ou 5 metros de altura. Contornar isto, tem muito que se lhe diga e por isso é tudo menos fácil e directo projectar ali uma casa.

Se calhar abro um tópico aqui no fórum, no Off-topic, a mostrar o que já tenho (levantamento topográfico, enquadramento vertical e plantas) se a moderação não me levar a mal, o que suponho que não pois por aqui fala-se de todo o tipo de temas que não têm qualquer relação com automóveis.

-

Fórum da casa é o antro da chico espertice dos arquitectos. Só eles são donos da sabedoria e qualquer pergunta de leigo é alvo de chacota, em vez de tentarem ajudar. Mais vale usar um fórum de carros para falar de casas, muito sinceramente e pela minha experiência.

Para não falar em que estão lá todos para vender os seus materiais e serviços, pelo que se arranjares um arquitecto que não seja do fórum ou se comprares material a alguém que não seja do fórum, és atacado e criticado à força toda. Infelizmente é assim. Oxalá o Fórum Motorguia criasse um subfórum para temas relacionados com casas, obras e construção, pois parecendo que não, existe uma lacuna a esse nível nos fórums online.

É a minha opinião, claro, outros podem ter outra.

-

Tipos desses ha em todo lado, especialmente na internet, é ignorar.

Ja não vou ao forum da casa ha muito tempo, e desde que me recordo sempre houveram chicos espertosa que nem um prego sabem pregar. Mas se está assim tão mau e se não há mais nada para além desse tipo de users não adianta perder tempo, é ignorar esse forum de vez

E ainda chegaste à fase das plantas, eu nem isso. Bastou tentar tirar umas dúvidas sobre cércea e quota de soleira, quiseram saber logo tudo o resto e armaram-me um tópico de medo, a assustar-me sobre isto, aquilo e o outro. Parecia que me queriam demover da ideia de construir uma casa.

O que é pena, pois um gajo até vai tendo dúvidas em que era interessante conhecer a opinião de quem sabe. Mas assim, prefiro ficar na ignorância ou ir esclarecendo com o engenheiro e o arquitecto que me estão a ajudar.

Devíamos juntar-nos e fazer um fórum da casa, mas pronto, não nos livrávamos de termos as mesmas mentes brilhantes a registar-se e a criar o mesmo ambiente.

O meu projecto (está ainda em meio, comecei há 2 meses) é um pouco mais complexo que o normal, pois o terreno tem declive (ou melhor, aclive). Junto ao passeio público está nos 211,5m e na traseira junto ao terreno do vizinho está nos 218m (altura relativa ao nível do mar). Ou seja, se o escavasse todo para ficar plano, o muro com o vizinho de trás ficaria com 6,5m de altura e para os vizinhos das laterais ficaria com uns 4 ou 5 metros de altura. Contornar isto, tem muito que se lhe diga e por isso é tudo menos fácil e directo projectar ali uma casa.

Se calhar abro um tópico aqui no fórum, no Off-topic, a mostrar o que já tenho (levantamento topográfico, enquadramento vertical e plantas) se a moderação não me levar a mal, o que suponho que não pois por aqui fala-se de todo o tipo de temas que não têm qualquer relação com automóveis.

-

Sim, concordo que era um bom fórum para esclarecer dúvidas, mas é impossível. Colocas uma dúvida, falam de tudo menos do que perguntaste!

Abrir aqui uma secção disso era uma boa aposta, eles até poderiam inscrever-se mas com a moderação aqui sem ser do mesmo grupo não conseguiriam fazer o que lá fizeram.

Aquilo agora anda lá um ambiente que não se pode, é ataques de uns aos outros, chamam nomes, pessoal a dizer que não responde mais a não ser que lhes perguntem directamente algo.

O meu projecto é para começar obra em Novembro (já está tudo pronto, só falta disponibilidade do empreiteiro que está prevista para Novembro. Mas gostava de conseguir esclarecer as dúvidas que tenho principalmente do aquecimento para a casa que tem sido a minha dor de cabeça.

Vou construir em alvenaria, andei a ver LSF, casas modulares etc, a não ser que haja algo extra que obrigue a LSF, confio mais na alvenaria. Se ainda fosse pelo preço ser melhor ou algo assim, mas nem isso.

Não. Vai ser em alvenaria.

Ou mesmo depois de ter o projecto feito e aprovado ainda se pode mudar de ideias? É que se assim for, a decisão por alvenaria não é definitiva. Mas quase.

.

No fim do projeto entrar na Câmara e ser aprovado, não poderás mudar nada, pois depois as vestorias serão feitas em consonância com o que está no projecto!

O que não faltam são alterações a projectos. Desde que se cumpra a legislação não há justificação para que não se possam fazer alterações

O que não faltam são alterações a projectos. Desde que se cumpra a legislação não há justificação para que não se possam fazer alterações

Claro que dá, pagas a alteração ao arquiteto, pagas a alteraçao na camara....
É que uma construção em Lsf é completamente diferente de uma construção em alvenaria!

Pelo que os calculos estruturais, as especialidades... São diferentes de um metodo para o outro.

Back