Consumo de óleo Renault Clio

Boa noite, há dias o meu Renault Clio 1.2 acendeu a luz vermelha do óleo em andamento e fez 2 bips. Fui verificar e na realidade tinha falta de oleo, nem a ponta da vareta molhava.

O que me parece estranho é que nunca me deu aviso de falta de óleo ao dar ao arranque. A mensagem sempre foi "óleo OK", e dos 6 retângulos, quando esse episódio aconteceu, ainda apresentava dois.

Mandei fazer um reatesto e levou mais de 2 litros, o que me faz suspeitar que na última revisão, há cerca de 16000km, não tenham metido todo o óleo que deviam.

O carro tem 8 anos, 101000km, revisões todas na marca e nunca deu problema nenhum...

Isto parece-vos normal?

Pode ter bebido os 2 litros nesses 16.000km... E uma dica não te fies no sensor do nível do óleo... Se paraste logo quando acendeu a luz da pressão é provável que te tenhas safado sem danos no motor mas só andando é que vais poder ver.

Pode ter bebido os 2 litros nesses 16.000km... E uma dica não te fies no sensor do nível do óleo... Se paraste logo quando acendeu a luz da pressão é provável que te tenhas safado sem danos no motor mas só andando é que vais poder ver.

Assim que acendeu, desliguei, fui ver o nível e dirigi-me a uma bomba de gasolina para reatestar com óleo novo. O trabalhar dele tem estado normal, isto foi há 3 dias e parece tudo ok.

O sensor da pressão do óleo não é o mesmo do nível do óleo. Se acendeu a luz da pressão do óleo podes ter algum problema com a bomba do óleo. E era algo que eu pelo menos mostrava a um mecânico para ver o que ele achava.

Ora boas!
Não é que o meu Clio III começou a beber óleo como um bêbado!
O sensor indicava duas bolas, mas a vareta já não tocava no óleo.
Ao repor faltavam 2,5 litros! E o que me alertou foi a mensagem de baixa pressão do óleo numa curva apertada.
Passando 1000 km já bebeu meia vareta de óleo!
Pelo que estive a ver poderá ser os segmentos a ir a vida.
O carro tem 150000km e 10 anos.
Isto aconteceu desde que mudei o óleo para a Bp.

Voltar
Superior