citação:Originalmente colocada por cmr
durante muito tempo achei que o consumo estaria essencialmente relacionado com o regime em que o motor roda: rotações.
durante esse tempo não entendia como funcionavam os "económetros" dos bmw, em que o ponteiro parecia seguir exactamente o pé direito do condutor (que não era eu). ou seja, parecia-me não haver outra relação senão com a posição do acelerador.
agora tenho um carro com indicação de consumo instantâneo muito idêntica ao sistema bmw (difere apenas por ser uma barra digital que vai avançando ou recuando na escala de 0 a 30).
agora percebo que a indicação do consumo instantâneo tem mesmo só que ver com a "abertura" do acelerador. ou seja, posso ir a fazer 3 ou 4 mil rpms a descer, sem acelerador o consumo instantâneo é zero. e também posso ir a fundo no acelerador numa recuperação, a passar pelas 1.5 ou 2 mil rotações e o consumo instantâneo é 30 lts.
concluo, então, que o consumo de combustível tem que ver apenas com a dose de acelerador.
no entanto, continuo a considerar que o combustível se queima na combustão, e que há tanto mais combustões quanto rotações, pelo que gostava que um eng (algum aqui no forum?) me explicasse para onde vai o combustível no cenário de recuperação que indiquei.