O que a realidade da termodinâmica diz é o seguinte:
Ciclo diesel + turbo ........ consumo desce
Ciclo otto + turbo............. consumo sobe
É óbvio que tudo é optimizavel mas... não esperem milagres do downsizing dos motores a gasolina.
Só para entender se estou a raciocinar bem:
- O turbo num motor a gasolina faz o consumo subir comparado com o quê?
É que se for com o mesmo motor a gasolina sem turbo, só faz sentido que aumente visto que o turbo está a permitir injectar mais ar e consequentemente combustível nos cilindros...
...mas com isso surge um ganho de potência que o faz equiparar a motores atmosféricos substancialmente maiores (em cilindrada).
Se um 1.4 atmosférico tiver 80 ou 90 cavalos e passar para 160cv com turbo, ele estará próximo de algo de um motor 2.0 atmosférico ou eventualmente mais a nível de performance (se procurarmos não só potências idênticas como valores de binário idênticos).
Num 1.4 turbo com 160cv não será muito difícil fazer consumos superiores a 15 litros se for conduzido em modo de ataque durante kms a fio, mas o tal 2.0 (ou mais) atmosférico também não vai gastar 12 ou 13 litros nesse mesmo exercício com o pé a fundo.
Aliás, eu tenho comprovado que um motor 1.1 atmosférico com 160cv pode gastar mais de 15 litros se for a fundo em AE a puxar 270kg (incluindo já o peso do condutor).
Se eu não estiver muito enganado, creio que a finalidade destes novos motores pequenos turbo a gasolina é permitirem valores mais baixos de emissões e consequentes custos de homologações, testes esses que são feitos com a menor carga de acelerador possível.
E nesta linha de raciocínio, a vantagem expectável de um turbo num motor a gasolina mais pequeno é que nas alturas de pouca carga de acelerador (incluindo trânsito e afins) se está a alimentar um motor mais pequeno do que um atmosférico que tenha a mesma potência máxima.
O que não me parece de todo expectável é ter um carro a gasolina com bastantes cavalos e binário e conseguir usá-los à vontade sem pagar essa factura no consumo!
Pelo menos eu nunca vi um motor a gasolina com os tais 160cv que mencionei atrás como exemplo que não consumisse imenso quando se utilizam os cavalos! [

]
Aliás, até um carro a diesel com essa potência vai gastar bastante se for conduzido como se tivesse sido roubado, sendo evidentemente mais poupado (mas também já o é ao ralenti).