Continuará a fazer sentido classificar marcas como generalistas vs premium

Aston007

New member
Viva, continua-se a dividir ou classificar os construtores automóveis, como generalistas vs premium, mas a meu ver esta classificação deixou de fazer sentido.
Digo isto porque para mim, o termo generalista, tem a ver com a amplitude da gama do construtor, isto é estar representado no maior número de segmentos.
E o que acontece agora, é que as marcas ditas premium é que sao verdadeiramente as generalistas, pois estas têm vindo a encolher as gamas onde estão representadas, e as premium têm cada vez mais modelos desde os citadinos até aos segmentos mais altos onde sempre tiveram tradição.
Por exemplo a Mercedes, até aos anos 80 quando lançou o 190, curiosamente chamado na altura de Baby Benz por ser mais pequeno, só estava representada do segmento E para cima, hoje em dia se incluirmos a Smart, está presente desde os micro citadinos, até ao segmento de luxo passando por todos os sub-segmentos de SUV's, Cabrios, GT's, etc. até aos comerciais.
Do outro lado as generalistas têm vindo a encolher as gamas, se bem que agora com os SUV's tem-se atenuado essa tendência. Mas nos segmentos tradicionais tem sido uma razia, por exemplo até aos anos 90 quase todas as marcas tinham carros para competir no segmento E (ex. Alfa 166, Citorën XM, Ford Scorpio, Opel Omega, etc.), agora isso nao acontece, a Citroën por exemplo, só vai até ao segmento C, isto para não falar da Fiat que eclipsou completamente a gama de modelos, estando restrita, em breve, ao 500 e pouco mais.
Eu sei que houve uma mudança de paradigma e vários segmentos caíram em desuso, mas entretanto e voltando ao tema do tópico, as premium expandiram as suas gamas e variantes enormemente, enquanto as outras encolheram-se e deixaram, na minha opinião, de ser generalistas e são marcas de nicho.

muito resumidamente, a resposta é sim, continua a fazer mais que sentido as classificações marcas generalistas vs premium, as razões são mais que evidentes, se achas que não justifica é lá contigo...[;)]

Para mim nunca fez grande sentido e agora ainda menos. Mas isto agora é assim mesmo, redes sociais, etc. A malta precisa de pôr nomes chinques no que é seu para se sentirem diferentes. É o tal de status. [:D]

Eu com franqueza não me lembro de alguma vez ter ouvido essa expressão quando era miúdo. A expressão não se usava... Podia ser "luxo"... Mas, lá está, ninguém dizia que tinha comprado um carro de luxo.

Assim como também não existiam restaurantes "gourmet"... E "salões" só mesmo nos palácios! [:D][;)]

Last edited:
A Alfa sempre pertenceu a essa gama chamada "premium."
Pois, mas como disse, ninguém usava essa expressão. Portanto a Alfa não foi sempre premium. Nem a alfa nem nenhuma outra marca.

edit: A não ser que esse teu "sempre" seja "sempre" de há 20 anos a esta parte. [:p]

Last edited:
Eu amanhã tiro uma foto de uns bancos de um Duster de "pele" com menos de 6 anos e outra de um Rover 45 de 2004 também de pele.

Depois continuamos a conversa dos prémios...

Pois, mas como disse, ninguém usava essa expressão. Portanto a Alfa não foi sempre premium. Nem a alfa nem nenhuma outra marca.

edit: A não ser que esse teu "sempre" seja "sempre" de há 20 anos a esta parte. [:p]
Sim, sim. Nem estava a responder-te directamente. Estava a responder ao OP [;)]
Para mim, também não faz grande sentido essa designação.

À excepção de algumas marcas de nicho, quase todas as marcas têm modelos mais generalistas e outros mais premium.

Eu amanhã tiro uma foto de uns bancos de um Duster de "pele" com menos de 6 anos e outra de um Rover 45 de 2004 também de pele.

E o Kia Shuma com estofos em pele de série? [:D]

As marcas ditas premium permitem acesso a motores mais potentes e/ou com mais cilindrada para cada segmento, em comparação com as generalistas.
Permitem tambem uma muito maior opção de escolha de equipamento e personalização de cores, etc.
São por norma carros mais bem insonorizados e com melhores materiais, mais resistentes à passagem do tempo.

Cabe a cada um decidir se está disposto a pagar por isso.

Eu, como prefiro sempre espaço e conforto, a questão dos premium passa-me ao lado completamente pois nem sempre eles são reis nesse aspecto.

De resto é cada um ir experimentando e tirar as suas conclusões.

E claro uma coisa é um Audi A4 base de gama com uns bancos ridículos ( completamente ridículos :sh) ) e outra é um A4 supostamente igual mas cheio de equipamento, bancos XPTO, etc. Nem parece o mesmo carro [:p]

É melhor não ires por aí, porque o Fiat Uno 2ª geração, versão SX, tinha uns bancos excelentes e estofos altamente resistentes...e era um citadino " vulgar ".

É muito por aí. Um premium oferece muito mais possibilidades de personalização a todos os níveis (mecânica, configuração estética - sobretudo interior, etc.).

Mas isso exige investimento. Pelo que é mais para quem pode e não tanto para quem quer! [;)]

De facto, é a passagem do tempo que revela a qualidade,

Experimentem entrar num Laguna de 2004 e num A4 do mesmo ano. Ficam logo a perceber...

Para os "pobretanas" do fórum, que não podem chegar a um premium, é tudo a mesma coisa. [:D]

De facto, é a passagem do tempo que revela a qualidade,

Experimentem entrar num Laguna de 2004 e num A4 do mesmo ano. Ficam logo a perceber...

Em compensação tens um A4 de 2008 em diante com bancos base que são uma boa treta digno de um segmento B dos anos 90 . Ok estou a exagerar mas de facto não é normal.

Mas mesmo nas versões base, os premium têm as suas características como melhores materiais. Depende depois se cada um dá ou não importância a isso. E às vezes leva-se tudo por igual por exemplo há quem ache que os carros franceses por dentro são todos de plasticos foleiros na década de 80 e 90.....sabem lá do que falam. Olham para um AX ou BX e vai tudo no mm saco lol.

E no entanto a diferença entre um Golf e um A3 é pequena. Bem sei que existe, mas é muito pequena. Há 30 anos a diferença entre um passat e um 190 era bem maior do que aquela que hoje separa esse modelo do C.

As marcas generalistas melhoraram imenso os seus produtos, enquanto as mais exclusivas seguiram o caminho inverso. Especialmente a mercedes, porque a bmw sempre teve uns modelos mais fraquinhos. Um A é "premium" por alma de quem?

E no entanto a diferença entre um Golf e um A3 é pequena. Bem sei que existe, mas é muito pequena. Há 30 anos a diferença entre um passat e um 190 era bem maior do que aquela que hoje separa esse modelo do C.

As marcas generalistas melhoraram imenso os seus produtos, enquanto as mais exclusivas seguiram o caminho inverso. Especialmente a mercedes, porque a bmw sempre teve uns modelos mais fraquinhos. Um A é "premium" por alma de quem?

Sim mas tambem não te esqueças que o 190, alem do 200D ( e afins, ou seja esse modelo penso que se chama W124 ) foi o modelo mais duradouro que a mercedes alguma vez fez ( não sei se a série do 190D é ou não W124 ).

É esse que as escovas do limpa pára brisas vão até ao cantinho do mesmo, limpa tudo , graças a um motor que a eleva.

As marcas generalistas melhoraram imenso os seus produtos, enquanto as mais exclusivas seguiram o caminho inverso. Especialmente a Mercedes, porque a BMW sempre teve uns modelos mais fraquinhos. Um A é "premium" por alma de quem?

só pela marca(Mercedes) o resto é conversa, basicamente é isso nos dias que correm, e quem contribui para estas classificações é o jornalismo automotivo...

Back