Contracto arrendamento 1989

Slide

New member
Boas. Venho pedir ajuda para o contrato de arrendamento que a minha mãe tem!!
O contracto foi feito em 1989 com o proprietário e o meu pai que entretanto faleceram tanto um como outro!
A minha mãe sempre permaneceu nessa casa pagando todos os meses essa renda e inclusive os aumentos anuais.
Mas a questão é que nunca mais foi celebrado outro contracto assim como nunca foi declarado as finanças.
Hoje entre em contacto com a filha para pedir os recibos deste ano para ver se conseguia colocar no IRS ao que ela responde que não poderia passar visto o contrato estar em nome do pai dela!!!
Como posso resolver esta situação pois pelo que vejo as finanças nunca souberam de contrato nenhum!!
Existe alguma problema em relação a minha mãe!!
Obrigado

Porque no meu contacto com ela disse logo que teria que ser celebrado um novo contrato e cheira-me que vai querer alterar as condições!!!! Valores e companhia!!! Além disso e visto a minha mãe ser viúva não ter alguma protecção??

Se a casa mudou de nome o novo proprietário devia ter feito novo contrato, se estive-se a bem, e resolvia-se bem a questão, já tive em mãos duas situações idênticas que se resolveram bem como novo contrato entre o novo dono e o novo inquilino, no caso como eram contratos recentes ficou o mesmo valor de renda.

Aqui o caso pode tambem levar a uma situação de rendas de baixo valor, e por isso o herdeiro não se querer chatear com isso, o melhor seria contactar um advogado, mas lembram-se muito em cima da fim do ano para resolver a situação a bem, podem sempre para o ano que vem se tiverem os dados da casa, artigo matricial, NIF do herdeiro meter na declaração do IRS ou irem directamente as finanças de depois os herdeiros que se entendam com as finanças.

Em todo o caso o melhor mesmo é consultares um advogado que te deve aconselhar melhor.

A renda não é baixa!!! Neste momento eu sei que vai tarde!!! Por mim até deixo estar este ano!!! Mas o que me irrita é que ela está de certeza a meter ao bolso algum e além disso as coisas não estão legais!!!

Que tipo de problemas?
Depende do valor da renda actual e da futura.
Depende de muita coisa.

A questão é que ela está lá desde 1989, o valor da renda foi actualizado todos os anos e atenção a renda não é baixa!!! Realizando outro contrato a senhoria pode vir com um valor absurdo ou não?? Sendo viúva pode ser despejada?

Pois neste caso tem mais de 65 anos!!! Pelo que vi no simulador ou dá uma indemnização ou só pode actualizar o valor mediante algumas condições!!

Mas se as finanças não sabem do contrato queres os recibos para quê?

Se o contrato não estiver declarado nas finanças não serve para nada. Não está legalizado.

Ou li mal?

Mas se as finanças não sabem do contrato queres os recibos para quê?

Se o contrato não estiver declarado nas finanças não serve para nada. Não está legalizado.

Ou li mal?

Serve. Tem eficácia na mesma.
A maior parte destes contratos não estão declarados em lado nenhum.

Pois neste caso tem mais de 65 anos!!! Pelo que vi no simulador ou dá uma indemnização ou só pode actualizar o valor mediante algumas condições!!

Tem então essa salvaguarda.
Daí a vantagem de manter as coisas como estão mais ou menos.
Antes até se transmitia a posição, mas agora já não sei...
A última vez que peguei nisso foi em 2012, provavelmente já muita coisa foi alterada.

Basicamente os recibos servem como despesas gerais!!! Ou não?? O contracto que foi celebrado em 1989 pelo meu pai e o pai da senhoria penso eu que nunca foi declarado as finanças!!! O que eu quero é saber o que pode acontecer neste caso a minha mãe se houver algum problema com as finanças, apesar de várias vezes termos dito que queríamos que o contracto estivesse legal e declarado as finanças!

Back